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Perguntas Frequentes

Aqui pode encontrar um conjunto de perguntas/respostas que poderão ajudá-lo a esclarecer algumas questões.

Para qualquer informação adicional, ou sugestão, contacte informatica@isel.pt.

Portal de Apoio ao Utilizador - eID

P. O que é o eID?
R.

O eID é o identificador de cada utilizador do ISEL de modo a que possa aceder a um conjunto de serviços disponibilizados pelo ISEL com as mesmas credenciais. Se ainda não possui o seu eID faça a activação aqui.

P. O que posso fazer com o meu eID?
R.

Com o seu eID consegue aceder ao:

  • Portal de Apoio ao Utilizador que permite:
    • Alterar a senha;
    • Visualizar os dados pessoais;
    • Reiniciar a senha em caso de perda, usando o seu código de reposição;
    • Alterar o código de reposição.
  • Portal Académico (propinas - referências Multibanco, inscrições, notas, etc.)
  • Webmail
P. Quando gerir o meu eID o meu browser diz que o site não é seguro! O que devo fazer?
R.

Nestes serviços é utilizado um modo de segurança que poderá requerer uma configuração adicional no seu browser. Consulte as instruções conforme o seu browser:

O ISEL usa em todas as transacções seguras um certificado electrónico que foi emitido pela Entrust. Pode acontecer em raras ocasiões, que o certificado raíz desta empresa não esteja instalado no seu Windows ou no seu Sistema Operativo.
Nesse caso vai aparecer uma mensagem de aviso porque o computador não conseguiu verificar a validade do certificado que o ISEL enviou automaticamente .

Para resolver esta situação basta instalar este ficheiro que incluímos aqui:

entrust_2048_ssl.zip

Este é o Certificado Raiz da Entrust que valida o o Certificado do ISEL. Basta guardar este ficheiro comprimido no disco do seu computador e depois clicar em cima seguindo as instruções que aparecem automaticamente.

Este certificado também é necessário se quiser utilizar o seu telemóvel para aceder ao ISEL.

Em alguns casos poderá ser necessário instalar o certificado crosscertificate.zip.

Exemplos:

P. Perdi a minha senha, como é que a recupero?
R.

Para recuperar a sua senha necessita de ter o seu código de reposição da senha.

Passos a realizar:

P. Perdi o meu código de reposição da senha, como o recupero?
R.

Devido à importância deste código e por questões de segurança deverá dirigir-se à Unidade Complementar de Informática (UCI) que se encontra no edifício A, 1º piso, porta A.1.11.
Para mais informações contactar informatica@isel.pt.

P. Como altero a minha senha?
R.

Passos a realizar:

P. Como altero o meu código de reposição da senha?
R.

Passos a realizar:

E-MAIL- OFFICE 365

P. Faltam-me conteúdos na caixa de correio. Foram eliminados?
R.

No que respeita aos conteúdos existentes anteriormente, os mesmos estão a ser migrados para "nova" caixa de correio progressivamente e vão sendo atualizados nas próximas horas/dias.
 
De referir que não é expectável a perda de qualquer email nesta transição, é apenas uma questão de tempo até tudo voltar a estar sincronizado e com o conteúdo todo nas caixas de correio..



P. Não consigo aceder à minha caixa de correio "nova"
R.

A migração do sistema de email teve inicio ao final do dia de segunda-feira, dia 15 de julho de 2013 e ainda se encontra a decorrer.

Atualmente quase a totalidade dos utilizadores já consegue aceder à sua "nova" caixa de correio, acedendo a http://webmail.isel.pt/ e usando as credenciais:

USER: "o seu próprio email" (ex.: a9999@alunos.isel.pt)

 PASS: "a mesma que usava anteriormente" (a password não mudou)

Os que ainda não conseguem aceder, é uma questão de horas até que consigam entrar na sua "nova" caixa de correio..



P. Quais as vantagens que advêm da migração para o correio do Office 365?
R. Infra-estrutura de comunicações mais fiável e com melhor desempenho e um uptime de 99.99%;

• O acesso à sua conta passa a ser possível por Web, MAPI, ActiveSync, IMAP4 e SMTP. Ou seja, é possível utilizar diversos clientes de correio como por exemplo: Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird, ...

• O espaço limite para guardar correio passa de 10GB para 25GB;

• A interface Web de acesso é mais intuitiva, com um aspeto gráfico em tudo idêntico ao MS Outlook;

• Acesso através da interface web a partir de qualquer computador.

• Integração do cliente MS Outlook com as diversas aplicações de produtividade da família MS Office (Word, Excel, etc...);

• Sincronização automática dos contatos e dos calendários. A informação é armazenada no servidor, permitindo o acesso a partir de qualquer computador;
P. Com a migração para o Office 365 vai ser atribuída uma nova senha para acesso ao correio eletrónico?
R.

Não. A password de acesso ao correio mantêm-se e são as mesmas que usa para aceder aos serviços do ISEL, como p ex. o MOODLE, WIRELESS, etc.

P. Após a migração para o Office 365 já consigo configurar à minha conta de correio no Outlook, Thunderbird e Apple Mail?
R.

Sim, da mesma forma que fazia anteriormente. Apenas muda o seu nome de utilizador de acordo com os exemplos abaixo:
Alunos - Passa de: A90000 para A90000@alunos.isel.pt, e de aoliveira para aoliveira@alunos.isel.pt
Docentes - Passa de: D90000 para aoliveira@dec.isel.pt
Colaboradores - Passa de F90000 para aoliveira@sa.isel.pt

P. Após a migração para o Office 365 já consigo configurar à minha conta de correio no meu Telemóvel, Smartphone ou no tablet ?
R. Sim. Obtenha mais informação sobre o modo de configuração em http://help.outlook.com/pt-pt/140/dd936215.aspx
P. Onde posso consultar mais informação sobre o Office365?.
R. Pode consultar no site da Microsoft/Office365
P. Qual o custo do serviço Office365 para o ISEL?
R.
O Office365 Educação é gratuito para as instituições de ensino.

Portal Académico

P. O meu browser diz que o site não é seguro! O que devo fazer?
R.

No Portal Académico é utilizado um modo de segurança que poderá requerer uma configuração adicional no seu browser e além disso poderá ter um problema com certificados electronicos do IPLnet que poderá resolver, seguindo as instruções indicadas aqui:

http://www.net.ipl.pt/CA-RA.117.0.html

Ou então consulte estas instruções conforme o seu browser:

Rede Wireless

P. Porque não posso usar o meu eID para autenticar-me na rede wireless EDUROAM?
R.

De momento a rede wireless eduroam que serve o campus do ISEL não suporta o eID. No entanto o ISEL está a realizar todos os esforços para que, em breve, também possa utilizar o seu eID neste serviço.

O seu eID é usado na rede Wireless ISEL (SSID) que também deve configurar no seu computador.

P. Que credenciais devo utilizar para aceder à rede wireless?
R.

Existem duas redes wireless a servir o campus do ISEL. A rede EDUROAM que cobre o campus inteiro e a rede ISEL que cobre o edificio da Associação de Estudantes.

É importante configurar o seu computador para aceder automaticamente ás duas redes, ISEL e eduroam.

Para aceder á rede EDUROAM deve utilizar as credenciais fornecidas pelo provedor de serviço, o IPLNET. Verifique aqui as configurações:

http://www.net.ipl.pt

Para aceder á rede ISEL deve utilizar as credenciais do EID. A configuração é a seguinte:

  • SSID: ISEL (... com letras maiusculas)
  • Tipo de segurança: WPA2 - Enterprise
  • Tipo de encriptação: AES
  • Autenticação: Microsoft EAP protegido (PEAP)
  • Utilizador e palavra passe : o seu eID (atenção, não usar o utilizador do windows)

 

P. Tenho experimentado algumas dificuldades em aceder à rede wireless. O que se passa?
R.

Os problemas podem ser derivados de uma série de situações, entre as quais as mais comuns são:

  • drivers da placa de rede wireless desactualizados;
  • zonas de cobertura mais fraca, com sinal fraco;

Em qualquer caso aconselhamos a que proceda à actualização dos drivers da placa de rede wireless do seu computador. Visite o site do fabricante do seu computador e actualize o driver da placa wireless com a ultima versão.

Se estiver na Associação de Estudantes e principalmente no espaço "Aqui estuda-se" certifique-se que está ligado á rede com ssid ISEL . No resto do campus do ISEL certifique-se que esta ligado na rede com ssid eduroam .

Certifique-se que está a usar as credenciais correctas. Verifique se consegue aceder num outro computador ao seu webmail, para ter a certeza que conhece o seu conjunto utilizador/palavra-chave .

Qualquer dificuldade, diriga-se á Unidade Complementar de Informática no piso 1 do edifico A.



P. Como configurar a rede wireless ISEL (SSID) para o Windows Vista?
R.

A rede wireless com ssid ISEL, que é usada principalmente no edificio da Associação de Estudantes, mudou de configuração em 15 de Julho de 2009. Se já tinha esta rede configurada antes dessa data, então deve apagar essa rede antes de reconfigurar com as novas definições.

Passo 1

Apague a rede wireless ISEL se ela já existir, usando as instruções nas imagens seguintes.

Se é a primeira vez que está a configurar esta rede pode passar directamente ao Passo 2 .

Clique no icon dos 2 computadores no canto inferior direito do ecran. Depois clique onde diz "Centro de Rede e Partilha" .

Clique onde diz "Gerir Redes sem Fios" á esquerda.

Seleccione a rede ISEL e clique em Remover. Se a rede ISEL não existe, é porque ainda não está configurada e nesse caso passe directamente para o Passo 2 .

Passo 2

Clique no Icon do dois computadores no canto inferior direito. Se ele não existe, ligue primeiro a rede wireless, normalmente através de um botão que a maior parte dos computadores portateis têm.

Em alternativa também pode clicar na bola do Windows no canto inferior esquerdo e depois em "Ligar a" .

Selecciona a rede ISEL e depois clique em "Ligar".

Clique em "introduzir/seleccionar registo adicional nas informações .

Coloque as suas credenciais do eID no formato utilizador: Eid@alunos.isel.pt (exemplo a100000@alunos.isel.pt) e Palavra-passe: a palavra passe do seu eID.

Clique onde diz ...Introduzir/seleccionar outra vez

Aceite este certificado electrónico que o sistema lhe enviou automaticamente clicando em "OK"

O sistema tenta ligar á rede wireless

Verifique se tem os dois vistos marcados nas caixinhas e pode fechar .

 

P. Como configurar a rede wireless ISEL (SSID) para o Windows XP?
R.

A rede wireless com ssid ISEL, que é usada principalmente no edificio da Associação de Estudantes, mudou de configuração em 15 de Julho de 2009. Se já tinha esta rede configurada antes dessa data, então deve apagar essa rede antes de reconfigurar com as novas definições.

Passo 1

Apague a rede wireless ISEL se ela já existir, usando as instruções nas imagens seguintes.

Se é a primeira vez que está a configurar esta rede pode passar directamente ao Passo 2 .

Clique em "Iniciar", depois em "Ligar a" e "Mostrar todas as ligações"

Clique em cima da sua placa de rede Wireless e depois com o botão direito do seu rato, escolha "Propriedades" .

Escolha o separador em cima que diz "Redes sem fios" .

Clique na rede ISEL e faça "remover". Depois clique em OK.

A partir daqui já pode avançar para o passo seguinte.

 

Passo 2

Clique no Icon do dois computadores no canto inferior direito. Se ele não existe, ligue primeiro a rede wireless, normalmente através de um botão que a maior parte dos computadores portateis têm.

Em alternativa também pode clicar no Icon "Iniciar"no canto inferior esquerdo e depois em "Ligar a ... " e escolher o seu interface wireless.

Escolha "Ver redes Wireless"

Seleccione a rede ISEL e depois clique em "Alterar definições avançadas" á esquerda.

Escolha o separador "Redes sem fios" em cima da caixa.

Clique no botão adicionar e escreva ISEL em letras maiusculas no campo nome de rede SSID.

No campo autenticação de rede escolha WPA2 e no campo encriptação escolha AES.

De seguida clique em "Autenticação"

Clique onde diz Tipo de EAP e escolha "EAP protegido (PEAP). Verifique que não tem nada seleccionado nas caixas e depois clique em "Propriedades" .

Verifique se no campo "...metodo de autenticação " está escrito "Protegido por palavra-passe (EAP-MSCHAP V2) e clique em "Configurar"

Verifique se a caixa está em branco. Retire o "Visto" da caixa de dialogo que aparece. Queremos que o computador não use o Utilizador do Windows e use sim, o eID.

Clique na caixa que aparece no canto inferior direito a falar de credenciais.

Coloque nesta caixa de dialogo o seu eID no seguinte formato:

Nome de utilizador: eID@alunos.isel.pt (exemplo a100000@alunos.isel.pt)

Palavra passe: a palavra passe do seu eID.

Clique nesta caixa que aparece no canto inferior direito.

Clique em OK para aceitar o certificado que lhe é enviado automaticamente e a sua configuração está terminada.

P. Como confirgurar a rede wireless ISEL (SSID) no meu telemóvel SYMBIAN (Nokia)?
R.

Dentro do ISEL poderão ser encontradas duas redes wireless distintas. Temos à nossa disposição a rede ISEL. Para se criar um ponto de acesso temos que seguir o seguinte caminho:

1. Seleccione as definições do telemóvel.

2. Seleccione Conectividade.

3. Seleccione Destinos.

4. Destinos de Rede

Neste menu temos acesso a todos os tipos de pontos de acesso. IMPORTANTE apagarem os pontos de acesso já existentes da Operadora para a internet e Serviços Wap, pois algumas das vossas aplicações que tiverem instalado poderão aceder à internet através de qualquer um destes pontos de acesso e assim gastar-vos dinheiro.

5. Clique em opções e crie um novo ponto de acesso.


  • REDE ISEL
  • 1. Após clicar em “Novo.ponto de acesso” será perguntado se queremos que se procure automaticamente os pontos de acesso disponíveis. Clique em Sim. e seleccione a rede ISEL.

    2. A ligação terá os dados:

    - Nome da ligação: ISEL

    - Portadora: Lan sem fios

    - Nome da rede WLAN: ISEL

    - Estado da rede: Público

    - Modo da Rede WLAN: Infra-estrutura

    - Modo de segurança: WPA/WPA2

    - Página Inicial: Nenhum

    - Usar Ponto de Acesso: Automaticamente

    3. Clique em “Definições de seg. WLAN”

    WPA/WPA2: EAP
    Apenas modo WPA2: Desactivado

    4. Clique em “Definições do plugin EAP”

    Desactive todas as opções de modo a que apenas a EAP-PEAP esteja seleccionada.

    5. Clique em EAP-PEAP

    Certificado Pessoal: não definido
    Certificado de autoridade (CA): Entrust.net Secure Serv… (o terceiro certificado)

    Nome utilizador em uso: Definido pelo utilizador
    Nome do utilizador: AXXXXX@alunos.isel.pt (e-ID)
    Realm em Uso: Definido pelo utilizador
    Realm: em branco
    Privacidade de TLS: Desactivado
    Permitir PEAPv0: Sim
    Permitir PEAPv1: Sim
    Permitir PEAPv2: Não

    6. Clique na seta no canto superior direito

    7. Desactive todas as opções de modo a que apenas a EAP-MSCHAPv2 esteja seleccionada.

    8. Clique em EAP-MSCHAPv2

    Nome do utilizador: AXXXXX@isel.pt
    Pedir Senha: Não
    Senha: A tua password de acesso ao email


    9. Clica em anterior e clica na seta que se encontra no canto superior direito. Aqui selecciona todos os tipos de codificação.

    10. Depois já fica pronto para navegar com esta ligação.

    P. Problemas entre a rede wireless ISEL com o sistema operativo Vista?
    R.

    Entre na página da Microsoft aqui.

    Para corrigir este problema automaticamente, clique no botão corrigi-lo ou hiperligação. Clique em Executar na caixa de diálogo Transferência de ficheiros caixa e, em seguida, siga os passos.