Acessibilidade

Sobre - Formula Student

Sobre - Formula Student

O que é o Formula Student: 

É a mais prestigiada competição automóvel universitária, disputada anualmente em vários circuitos de Formula 1 espalhados por todo o mundo.

Os maiores eventos são a Formula Student Germany e a Formula Student UK.

O objetivo é a produção de um protótipo de um veículo monologar para eventos de sprint e autocross e apresentá-lo a uma firma de manufatura hipotética. Cada equipa passa por um rigoroso processo de testes. Estes dividem-se em dois tipos:

  • Eventos dinâmicos
  • Eventos estáticos

Catergorias:

Classe 1              

Provas estáticas e dinâmicas 

 

Provas:

 

  • Acceleration Event:
  1. Pontuação - 75 pontos
  2. Objetivo: Prova em contrarrelógio numa reta de 75 metros.

 

  • Skid-Pad Event:
  1. Pontuação - 50 pontos
  2. Objetivo: Prova em contrarrelógio num circuito em forma de 8, esta prova pretende avaliar a aceleração lateral do protótipo.

 

  • Autocross Event:
  1. Pontuação - 150 pontos
  2. Objetivo: Esta prova avalia a maneuverability e handling do protótipo num percurso em contrarrelógio, a qualificação desta prova estabelece a ordem de partida para a prova de Endurance.

 

  • Endurance Event:
  1. Pontuação - 300 pontos
  2. Objetivo: Esta prova é a prova rainha das provas dinâmicas, no mesmo circuito que na prova de Autocross mas, durante 22km. Aqui a durabilidade e fiabilidade do carro são os fatores mais importantes nesta prova.

 

Classe2

Apenas provas estáticas

Provas:

 

  • Design Event:
  1. Pontuação - 150 pontos
  2. Objetivo:  Avaliar a capacidade de engenho da equipa no desenvolvimento e projeto do protótipo, tendo em conta as exigências de mercado, do ponto de vista da performance do mesmo. A equipa que implemente mais e melhores ideias inovadoras, a nível de Engenharia, nunca esquecendo a relação performance/custo e mostrar melhores conhecimentos será a equipa vencedora.

 

  • Cost Event:
  1. Pontuação - 100 pontos
  2. Objetivo: Dar a aprender aos participantes que custo e orçamento são fatores que têm de ser considerados em qualquer trabalho de Engenharia. Ensinar as equipas a tomar decisões entre conteúdo e custo baseado na performance de cada peça. Dar a oportunidade de ganhar experiencia na construção de BOM’s completas, Bill of materials. Os participantes terão de aprender e perceber os princípios de Design for Manufacture, Produção LEAN .

 

  • Business Presentation:
  1. Pontuação - 75 pontos
  2. Objetivo: Ensinar aos participantes fatores necessários a ter em conta quando uma empresa tenciona desenvolver um novo produto. Fatores como custos, identificação de mercados, volume de vendas, lucro são necessários para se conceber o conceito do protótipo e o mercado alvo.

 

Contactos:

Email: communication.formulastudent@isel.pt 

Facebook: https://m.facebook.com/IselFormulaStudent/

Morada:  Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

             R. Conselheiro Emídio Navarro 1, 1959-007 Lisboa,
             Departamento de Mecânica,  sala M 0.32