Acessibilidade

Mudança de Par Instituição/Curso

Para matricula e ou inscrição em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição, aplicável com ou sem interrupção de matrícula e inscrição numa instituição de ensino superior. 

Requisitos
O concurso abrange os estudantes que:

  • Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído;
  • Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
  • Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
  • O regime de mudança de par instituição/curso aplica-se igualmente aos estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído.

  • REGULAMENTOS

     

    • Despacho n.º 6735/2016 – Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso
    • Portaria n.º 181-D/2015, de 19 junho - Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior
    • Portaria, nº 150/2020, de 22 junho - Alteração ao Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior
    • Despacho n.º 10844/2020 - Regulamento Geral dos Ciclos de Estudos Conducentes ao Grau de Licenciado do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
  • DOCUMENTOS A APRESENTAR NA CANDIDATURA
    • Documento de Identificação;
    • Procuração, quando não seja o próprio;
    • Certificado de Habilitações com notas discriminadas;
    • Plano de estudos do curso e de cada uma das unidades curriculares constantes no Certificado de Habilitações com indicação das horas de contacto e dos respetivos créditos (ECTS) (quando definidos);
    • Comprovativo da Instituição de origem de não prescrição, no ano letivo em que se pretende inscrever;
    • Ficha mecanográfica ou Ficha ENES, ou outro historial de candidatura ao ensino superior;
    • Outrra documentação relevante;
  • VAGAS 2021/2022

 

  • As candidaturas às vagas são realizadas através deste link
  • A candidatura submetida online só é válida após o pagamento do respetivo emolumento, não sendo este reembolsável.

    • CALENDÁRIO PARA A CANDIDATURA

      AÇÃO

      PRAZO

      Apresentação de candidaturas

      De 10 de maio a 23 de julho de 2021

      Afixação dos resultados das candidaturas

      29 de julho de 2021

      Matrículas e inscrições

      De 30  de julho a 6 de setembro de 2021

      Período para apresentação de reclamações

      De 06 a 08 de setembro de 2021

      Afixação dos resultados das reclamações

      10 de setembro de 2021

      Matrículas e inscrições decorrentes de reclamação

      De 13 a 17 de setembro de 2021

      Apresentação dos documentos originais associados à candidatura nos Serviços Académicos (Núcleo de Licenciaturas)

      Até 10 dias úteis após a matrícula e inscrição

      Apresentação de candidaturas a reingresso (fase complementar)

      1 de dezembro de 2021 a 7 de janeiro de 2022

      Afixação dos resultados

      21 de janeiro de 2022

      Matrículas e inscrições

      24 a 28 de janeiro de 2022

      Período para apresentação de reclamações

      24 de janeiro a 7 de fevereiro de 2022

      Afixação dos resultados das reclamações

      11 de fevereiro de 2022

      Matrículas e inscrições decorrentes de reclamação

      14 a 16 de fevereiro

      Apresentação dos documentos originais associados à candidatura nos Serviços Académicos (Núcleo de Licenciaturas)

      Até 10 dias úteis após a matrícula e inscrição

    • RESULTADO DO PROCESSO DE SELEÇÃO E SERIAÇÃO

      Os alunos colocados em edital serão contactados pelos Serviços Académicos para formalizar a sua inscrição.