Acessibilidade

Engenharia de Redes de Comunicação e Multimédia

Engenharia de Redes de Comunicação e Multimédia

O curso de Mestrado em Engenharia de Redes de Computadores e Multimédia  (MERCM) tem uma formação geral em Engenharia Informática que dá suporte à área de especialização em Multimédia e Inteligência Artifical, que é consolidada no Trabalho Final de Mestrado (Dissertação, Projecto ou Estágio curricular).

 

No primeiro semestre os alunos estudam as tecnologias associadas às infraestruturas de suporte ao desenvolvimento de sistemas informáticos e multimédia, e estudam métodos de aprendizagem automática e mineração de dados, com aplicação em sistemas multimédia. 

No segundo semestre, os alunos estudam os problemas associados aos mecanismos de segurança de uma rede informática; e técnicas de visão artificial com aplicação a sistemas multimédia (interfaces gráficas com interacção por gestos, vigilância, classificação de veículos, entre outras). O desenvolvimento de ambientes virtuais 3D, interactivos, abordando a questão do desenvolvimento de jogos de computador (através da utilização de motores de jogos) é igualmente abordado no segundo semestre do curso. 

No terceiro semestre, os alunos estudam modelos de dados e as representações de suporte para armazenamento, pesquisa e manipulação de informação espacial (geográfica e multimédia) e tomam contacto com as tecnologias actuais de gestão de bases de dados para suporte a sistemas multimédia. 

O domínio das tecnologias associadas à análise de sinais multimédia (processamento de sinais e aprendizagem automática) ocupa um lugar importante no desenvolvimento de muitas aplicações multimédia, com impacto crescente na nossa sociedade, tais como as bibliotecas digitais, a vídeo vigilância, a identificação por chave biométrica, as aplicações médicas, os sistemas de informação geográfica, a interacção homem-máquina através de dispositivos não hápticos, os jogos, a robótica, entre outras. 

Uma vez concluído o curso de mestrado, o aluno estará habilitado a ingressar no mercado de trabalho, tendo adquirido, nomeadamente, as competências apresentadas na figura em baixo.