Acessibilidade

Academia MikroTik

Academia MikroTik

O ISEL passou a integrar a lista de Academias MikroTik espalhadas pelo mundo inteiro, sendo a primeira a nível nacional.

A MikroTik é uma empresa fabricante de equipamentos de comunicações IP da Letónia desde 1995, os equipamentos são direcionados a ISPs, empresas e utilizadores individuais. Está presente em mais de 145 países, onde se incluém as mais de quinhentas instituições de ensino (superior e/ou técnico) que fazem parte do universo de academias MikroTik.

Os alunos dos cursos ancorados à ADEETC passam agora a poder obter a certificação MikroTik Certified Network Associate (MTCNA). A certificação MTCNA aborda os conceitos de redes de comunicações associados às ligações residênciais à Internet. Os certificados MikroTik são reconhecidos pelo mercado, sendo uma mais valia para os alunos adicionarem ao seu CV.

A certificação é gratuita e dependente do resultado de um exame fornecido pela MikroTik e supervisionado por docentes da ADEETC. A formação para a preparação do exame é fornecida em conjunto com diferentes cadeiras associadas aos cursos ancorados à ADEETC, ou por cursos intensivos de 3 dias programados de acordo com os interessados. Os alunos que pretendem obter a certificação deverão contactar o endereço "mtacademy@deetc.isel.ipl.pt" de forma a demonstrar o seu interesse em aceder à formação e exame. Como requisitos, os alunos que se proponham à formação, devem já ter concluído com sucesso pelo menos duas cadeiras dos grupos disciplinares de redes de computadores com nota superior a 15 valores ou ter frequentado com sucesso a formação intensiva. 

Acesso restrito a alunos do ISEL (gratuito).

Os certificados MikroTik têm a validade de 3 anos após a sua emissão, podendo ser posteriormente renovados em qualquer centro de formação MikroTik.


A certificação MTCNA incluí os seguintes tópicos:

- Visão geral do hardware e software da MikroTik
- Introdução às redes
- TCP/IP e Routing IP
- DHCP
- Encaminhamento de pacotes
- Redes sem fios
- Filtragem de pacotes e NAT
- Qualidade de Serviço
- Túneis seguros