Acessibilidade

Curso Preparatório de Física

Curso Preparatório de Física

A Área Departamental de Física do ISEL espera poder realizar também em 2021 o Curso Preparatório de Física para o Ingresso no Ensino Superior - Fis2021. O Curso tem como objetivo principal proporcionar aos alunos os conhecimentos de Física considerados fundamentais para o ingresso em ciclos de estudo de tipo científico-tecnológico do Ensino Superior, designadamente no que respeita os conceitos fundamentais de Mecânica, de Termodinâmica e de Electromagnetismo, a par do desenvolvimento da capacidade de interpretar e resolver problemas elementares nestas áreas.

Coordenação do curso

Prof.ª Doutora Catarina Marques Mendes Almeida da Rosa Leal
Email: cleal@adf.isel.pt

Conteúdos Programáticos
  1. Mecânica: Cinemática e dinâmica do ponto material; Trabalho de uma força; Teorema da variação de energia cinética; Forças conservativas e Conservação da energia mecânica (5x4h);
  2. Termodinâmica: 1º Princípio da Termodinâmica; Calor e Trabalho; 2º Princípio da Termodinâmica; Rendimento de uma máquina térmica (3x4h);
  3. Electromagnetismo: Lei de Coulomb; Campo eléctrico; Corrente eléctrica e circuitos eléctricos; Campo magnético; Força electromotriz e Lei de Faraday (3x4h).

O plano curricular do curso pode ser consultado neste ficheiro.

Candidatos ao curso
  • Os estudantes que estejam em condições de ingressar no Ensino Superior através dos Concursos Especiais Acesso para Maiores de 23 anos (M23), detentores de Diploma de Especialização Tecnológica (DET) e Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional (TESP).
  • Os estudantes com o 12º ano que tenham interesse em consolidar os seus conhecimentos em Física.
Avaliação

A avaliação do Curso Preparatório de Física será concretizada por um exame global realizado no período lectivo, com a possibilidade de repetição do exame no final da época lectiva. Para obter aprovação no Curso Preparatório de Física o aluno deve ter uma nota mínima de 10 valores (em 20).

A assistência às aulas é obrigatória e não poderão ser avaliados aqueles alunos que ultrapassem 30% de faltas não justificadas. 

Os alunos que tenham aprovação no Curso Preparatório de Física e pretendam ingressar no ISEL através do programa especial de acesso para maiores de 23 anos, detentores de DET e detentores de TESP, terão equivalência à prova específica de Física, sendo-lhes atribuída na dita prova a nota proporcional equivalente à classificação obtida no curso, de acordo com os respectivos Regulamentos das Provas de Acesso. 

O regulamento do curso encontra-se disponível aqui. 

Inicio do curso

O curso terá início na semana que se inicia a 1 de março de 2021.

Duração e horário do curso

O curso terá a duração de 12 semanas letivas com 2 aulas semanais de 2h, em regime pós-laboral.
Cada turma terá um mínimo de 15 alunos para funcionar, estando prevista a abertura de 2 turmas, com os seguintes horários:

Turma 1 – Parte I, 2ª feira, das 19h00 às 21h00
Parte II, 3ª feira, das 21h00 às 23h00 – caso a Turma 2 não abra mantém-se o horário das 19h00 às 21h00 

Turma 2 – Parte I, 3ª feira, das 19h00 às 21h00
Parte II, 6ª feira, das 19h00 às 21h00

Nota: as aulas são em regime presencial. No entanto, na eventualidade de ser necessário, as aulas poderão vir a ser ministradas via Zoom.

Inscrição no curso

A inscrição no curso realiza-se por email, para o endereço secretariado@adf.isel.pt, indicando qual a turma - 1ª e 2ª preferência - em que pretende frequentar o curso e os seguintes dados: Nome completo
Telemóvel ou telefone
Morada completa
Nº Contribuinte
Data limite para a inscrição: 19 de fevereiro de 2021 (6ª feira).

Custo do curso

O custo do curso é de 400 euros, pago em prestação única com a confirmação da inscrição. A confirmação da inscrição será feita por email.

Modalidade de pagamento

Por transferência bancária para o NIB: 078101120000000297279 (titular: ISEL)
O comprovativo da transferência bancária deve ser enviado para os emails:
secretariado@adf.isel.pt e projetos@isel.pt 
com os seguintes dados, necessários para a emissão do respectivo recibo :

  • Nome completo
  • Telemóvel ou telefone
  • Morada completa
  • Nº Contribuinte