Acessibilidade

Formação Pedagógica de Docentes

Formação Pedagógica de Docentes

Formação Docentes

Objetivos: Abordar com a comunidade de docentes do ISEL práticas pedagógicas do Ensino superior, sustentadas pela investigação (Research-Based Practices); Promover a reflexão da comunidade de docentes sobre a sua prática pedagógica; Cativar os docentes para um diálogo pedagógico aberto, sustentado na investigação e diretamente aplicável na prática docente; Fornecer aos docentes estratégias eficazes para maximizar os resultados das aprendizagens dos alunos; Apoiar os docentes na transformação das suas práticas em sala de aula.

Formadora: Sofia de Sá Moutinho Pereira

Mais informações contactar csa@isel.pt

 

  • ACTIVE LEARNING & AULAS TEÓRICAS: UMA DÍADE TRANSFORMADORA NO ENSINO DA ENGENHARIA – 12 DE MARÇO

    Active learning & Aulas teóricas: Uma díade transformadora no Ensino da Engenharia – 12 de março, 11:00 – 12:30

    A utilização de momentos ativos em sala de aula é referida como uma boa prática inegável no Ensino Superior, constando inclusive da lista dos Seven Principles For Good Practice in Undergraduate Education (Chickering & Gamson). Os efeitos da sua aplicação em sala na aprendizagem dos alunos e numa nova dinâmica de sala de aula são amplamente referidos na investigação da área como determinantes. Neste encontro, iremos distinguir Active de Passive Learning e conhecer formas de aplicar este método em aulas teóricas, no ensino da Engenharia.

    As inscrições encontram-se fechadas.

  • RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS EM SALA: BOAS PRÁTICAS – 22 DE MARÇO

    Resolução de exercícios em sala: Boas práticas – 22 de março, 11:00 – 12:30

    Numa aula prática de resolução de exercícios, quais as boas práticas que promovem uma aprendizagem mais completa por parte dos alunos? Quais as principais estratégias que garantem a autonomia dos alunos na posterior resolução dos exercícios? Neste encontro pedagógico iremos conhecer as abordagens apontadas pela investigação como mais benéficas neste contexto.

    As inscrições encontram-se fechadas.

  • A ESCRITA NO QUADRO: BOAS PRÁTICAS – 18 DE ABRIL

    A escrita no quadro: Boas práticas – 18 de abril, 13:30 – 15:00

    Um procedimento tão simples como escrever no quadro, quer numa aula teórica quer numa aula prática, tem boas práticas associadas que garantem a eficácia da transmissão dos conteúdos. A posição do/a docente, a organização no quadro e as áreas a utilizar são três dos vários aspetos que iremos abordar neste encontro pedagógico.

    As inscrições encontram-se fechadas.

  • QUIZZES ONLINE: APPS, PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS – 8 DE MAIO

    Quizzes online: Apps, procedimentos e técnicas – 8 de maio, 15:00 – 16:30

    Num mundo cada vez mais tecnológico, incorporar aplicações informáticas no quotidiano da sala de aula parece cada vez mais inevitável. Neste encontro pedagógico abordaremos exemplos de aplicações de quizzes online com provas dadas no Ensino Superior, bem como as respetivas boas práticas de aplicação.

    As inscrições encontram-se fechadas.

  • MICROSOFT EXCEL PIVOTTABLES (TABELAS DINÂMICAS) NA ANÁLISE DE DADOS AVALIATIVOS – 4 DE JUNHO

    MICROSOFT EXCEL PIVOTTABLES (TABELAS DINÂMICAS) NA ANÁLISE DE DADOS AVALIATIVOS – 4 DE JUNHO, 11:00 – 12:30

    Quando os dados e as tabelas são generosos e é necessária uma análise rápida e eficiente, as PivotTables do Microsoft Excel surgem-nos como uma ferramenta indispensável, nomeadamente para melhor interpretar dados avaliativos. Para este encontro pedagógico é necessário um Portátil com acesso à Internet.

    As inscrições encontram-se fechadas.

  • TRABALHOS DE GRUPO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS – 27 DE JUNHO

    TRABALHOS DE GRUPO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS – 27 DE JUNHO, 13:30 – 15:00

    Embora reconhecida como uma prática comum e muito utilizada no Ensino superior, a utilização de trabalhos de grupo acarreta, de forma geral, diversos desafios, quer no Ensino da Engenharia quer em outras áreas. Neste encontro pedagógico abordaremos potenciais soluções para os minimizar, transformando a sua planificação, execução e avaliação em momentos mais tranquilos para docentes e estudantes.

    As inscrições encontram-se fechadas.