Acessibilidade

Formação Pedagógica de Docentes

Formação Pedagógica de Docentes

2ª Edição Formação de Docentes

Objetivos: Abordar com a comunidade de docentes do ISEL práticas pedagógicas do Ensino superior, sustentadas pela investigação (Research-Based Practices); Promover a reflexão da comunidade de docentes sobre a sua prática pedagógica; Cativar os docentes para um diálogo pedagógico aberto, sustentado na investigação e diretamente aplicável na prática docente; Fornecer aos docentes estratégias eficazes para maximizar os resultados das aprendizagens dos alunos; Apoiar os docentes na transformação das suas práticas em sala de aula.

Formadora: Sofia de Sá Moutinho Pereira

Mais informações contactar csa@isel.pt

INSCRIÇÕES AQUI


  • ECTS: Realidade(s) versus ficção - 13 de novembro 2019
    ECTS: Realidade(s) versus ficção - 13 de novembro 2019 - 11h00 -12h30 - AUditório C

    Neste encontro pedagógico iremos clarificar o papel dos ECTS (European Credit Transfer System) na planificação da carga de esforço dos alunos e na consequente atribuição de tarefas e preparação das aulas, bem como os conceitos subjacentes.

     

  • Avaliação: Reflexões e soluções - 28 de janeiro de 2020
    Avaliação: Reflexões e soluções - 28 de janeiro de 2020 - 11h00-12h30 - Auditório C

    A avaliação representa um dos aspectos mais turbulentos e solitários da carreira docente, carecendo de suporte conceptual e prático para a sua aplicação adequada. Neste encontro pedagógico iremos abordar diversos desafios que encontramos na prática de avaliar os nossos alunos.

  • Apresentações no Ensino Superior - 29 de abril de 2020
    Apresentações no Ensino Superior - 29 de abril de 2020 - 11h00 -12h30 - Auditório C
  • Active learning: Conceitos e práticas - 11 e 13 de fevereiro de 2020
    Active learning: Conceitos e práticas - 11 e 13 de fevereiro de 2020 - 10h00 -13h00 - Auditório C

    A utilização de momentos ativos em sala de aula é referida como uma boa prática inegável no Ensino Superior, constando inclusive da lista dos Seven Principles For Good Practice in Undergraduate Education (Chickering & Gamson). Os efeitos da sua aplicação em sala na aprendizagem dos alunos e numa nova dinâmica de sala de aula são amplamente referidos na investigação da área como determinantes. Nesta formação, iremos distinguir Active de Passive Learning, conhecer e aplicar formas de integrar este método em aulas teóricas, no ensino da Engenharia.