Acessibilidade

*

*

Workshop

Introdução ao Design Thinking

O Design Thinking é uma metodologia de geração de inovação, human-centered e especialmente adequada para situações complexas ou com elevados níveis de incerteza. Inclui práticas estruturadas, não convencionais e regista níveis de adoção sem precedentes, pelo impacto que produz na instituição e nas pessoas.

Nos dias de hoje é necessária uma abordagem poderosa, efetiva e transversalmente acessível. Precisamos que esta integre todos os aspetos da instituição e da sociedade, onde indivíduos e equipas estão aptos a aplicá-la e a gerar ideias que, ao serem implementadas, causam real impacto e minimizam o risco de insucesso.

Precisamos de enfrentar os desafios através de uma abordagem sustentada num pensamento alternativo: formas alternativas de pensar sobre alternativas. 

O Design Thinking é, sem dúvida, uma dessas abordagens. 

Neste âmbito o ISEL propõe a realização de um workshop que permitirá a aprendizagem e familiarização com os métodos e mindsets do Design Thinking e a estar apto a aplicar as ferramentas e técnicas do processo, sempre que necessário, na vida pessoal ou profissional.  

Assim, a título experimental, pretende-se disponibilizar, gratuitamente, a realização deste workshop, a um grupo de 16 participantes (funcionários docentes, não docentes e alunos). A inscrição implica a realização de dois módulos do workshop uma vez que os mesmos são complementares. Tratando-se de um workshop experimental, futuramente poderão ser disponibilizadas outras sessões. 

  • Módulo 1 - 16 de maio (14-19h)
  • Módulo 2 - 21 de maio (14-19h)

Inscrição aqui.

 
Formador

Nuno Sobrinho

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) em 2004, iniciou a sua carreira no sector da construção tendo passado para o nicho da consultoria e gestão de projectos em 2006. Ávido pela aprendizagem e novas ferramentas, continuou a sua evolução académica entre 2007 e 2010 através de uma Pós-Graduação em Business Administration no INDEG, Business School do ISCTE e, mais tarde, uma Pós-Graduação em Hospitality Management pela UALG, Universidade do Algarve. Entre 2013 e 2018 viveu e trabalhou na Austrália onde teve a possibilidade de desenvolver competências e ganhar experiência internacional, nomeadamente, na área da consultoria e startups e no sector governamental, onde fez parte da equipa de um dos mais importantes municípios da cidade de Sydney. 

Ao longo do seu percurso profissional foi desenvolvendo uma paixão especial por questionar o que tradicionalmente se evita e pelo foco nas pessoas, como chave das soluções para os desafios correntes. Em 2015 iniciou um profundo estudo e especialização na área do Design Thinking com entidades de referência como a IDEO, +Acumen, D. School of Stanford, Darden School of Business e University of Sydney. 

Nos dias de hoje, Nuno trabalha em Portugal na área do Business Design onde ajuda organizações na resolução de problemas recorrendo ao processo do Design Thinking. Nuno facilita workshops nesta área como também na análise, desenvolvimento e melhoria de modelos de negócio. 

Uma das paixões e um objectivo pessoal de Nuno na área do Design Thinking é partilhar e promover o ensino deste processo junto das Instituições Educacionais, ao ter oportunidade de formar e capacitar as gerações mais novas e futuras da nossa sociedade.   

Mais informações contactar csa@isel.pt