Acessibilidade

Facility Management

Facility Management

 

Este curso pretende continuar a dar resposta à necessidade de formar profissionais de Facility Management qualificados para esta profissão multidisciplinar, fornecendo competências que permitem ao profissional garantir a funcionalidade do ambiente do edifício, integrando pessoas, lugares, processos, políticas da empresa e tecnologia,  com flexibilidade, rapidez e eficácia para promover a actividade principal de negócio da organização.

A estrutura do curso abrange as principais vertentes multidisciplinares do Facility Management, aliando unidades curriculares da área da engenharia a unidades curriculares da área da gestão e da área da comunicação. Por essa razão, o curso integra três escolas do IPL – Instituto Politécnico de Lisboa: o ISEL; a ESCS e o ISCAL, bem como a associação de profissionais do sector, a APFM, assumindo-se o ISEL como líder integrador dessa multiplicidade.

O Facility Management (FM) é uma área profissional que visa a funcionalidade do ambiente construído,
integrando locais de trabalho, com o objectivo de optimizar os espaços, processos e tecnologias
envolventes. 

A norma europeia EN 15221-1 de 2006 define esta área como a integração dos processos, dentro de uma organização, para manter e desenvolver os serviços que apoiam e melhoram a eficácia das suas actividades principais.

O FM é uma área de negócio relativamente recente em Portugal, quando considerada a estruturação e
integração dos serviços (actividades non-core), tendo em vista o valor acrescentado na actividade principal da organização.

  • Público-Alvo
    • O curso de Pós-Graduação em Facility Management, destina-se e Engenheiros Civis, Engenheiros de outras especialidades, Arquitectos, Gestores e outros profissionais interessados na área do FM, detentores de grau académico de nível superior.
  • Objetivos
    • O curso que se propõe pretende dar resposta à necessidade de formar profissionais de Facility Management qualificados para lidar com esta profissão multidisciplinar, que garante a funcionalidade do ambiente do edifício, integrando pessoas, lugares, processos, políticas da empresa e tecnologia, de modo a optimizar recursos à disposição dos vários agentes, garantindo a flexibilidade, rapidez e eficácia para promover a actividade principal de negócio (core-business) da organização.

    • A estrutura do curso abrange as principais vertentes multidisciplinares do Facility Management, aliando unidades curriculares da área da engenharia a unidades curriculares da área da gestão e da área da comunicação. Por essa razão, o curso integrará três escolas do IPL, o ISEL, a ESCS e o ISCAL, bem como uma associação de profissionais do sector, a APFM, assumindo-se o ISEL como líder integrador dessa multicidade.

    • Crê-se assim poder dar resposta a necessidades de mercado, transmitindo aos pós-graduados do curso que se propõe, conteúdos multidisciplinares da maior actualidade, que os qualificará para exercerem as funções de Facility Managers de modo mais profissional e eficaz.
  • Estrutura do Curso
    • O curso de PG-FM tem a duração de um ano letivo, dividido em dois semestres de 20 semanas cada (16 semanas letivas e 4 semanas para avaliação), num total de 2 x 240h (480h). Está estruturado em doze Unidades Curriculares (UC), seis em cada semestre, em aulas de 2,5 h por semana para cada UC, no total de 15 horas por semana. Será realizado em horário pós-laboral das 18h às 23h, três dias por semana (segundas, quartas e sextas feiras).

    • O curso será ministrado nas instalações do ISEL.