Acessibilidade

Inspecção, Peritagem e Monitorização de Edificações (não disponível no ano letivo 2016/2017)

Inspecção, Peritagem e Monitorização de Edificações (não disponível no ano letivo 2016/2017)

O curso de Pós-Graduação que se propõe, em “Inspecção, Peritagem e Monitorização de Edificações” pretende dar formação de nível superior nas áreas de identificação e diagnóstico prospectivo de patologias, com carácter multidisciplinar, e apresentar as técnicas mais recentes para adequada reparação das mesmas. Adicionalmente, pretende-se conferir aptidões técnicas no domínio da monitorização e gestão da manutenção de construções ou sistemas técnicos associados, conferindo competências para a detecção preventiva de problemas.

Crê-se que uma oferta nesta área, de carácter inovador pela abrangência que se pretender abordar, oferecerá aos profissionais uma excelente oportunidade para adquirirem conhecimentos com um vasto potencial de emprego. Saliente-se, também, que esta pós graduação não encontra concorrência na área da grande Lisboa, não tendo sido encontrada nenhuma oferta semelhante nas instituições de ensino superior e centros de formação técnica com competências para ministrar os conteúdos propostos.

Destinatários

O curso de Pós-Graduação em Inspecção, Peritagem e Monitorização de Edificações destina-se a Engenheiros Civis, Engenheiros de outras especialidades ligadas ao sector da construção, Arquitectos e outros interessados na área da construção, detentores de grau académico de nível superior.
O público-alvo deste tipo de formação inclui técnicos que se encontrem com funções de gestão e manutenção de conjuntos edificados e/ou infra-estruturas de suporte, incluindo aqueles associados a organismos públicos possuidores de património imobiliário, bem como todo e qualquer técnico qualificado que pretenda adquirir novos conhecimentos ou renovar os existentes, ficando a par do estado da arte nas matérias abordadas.

Objectivos

O curso que se propõe pretende dar resposta à necessidade de formar técnicos qualificados na área da identificação, peritagem e diagnóstico das patologias de edificações. Pretende-se que os alunos adquiram novos conhecimentos e desenvolvam aptidões que lhes permitam diagnosticar, prevenir anomalias construtivas, detectar falhas de execução e de manutenção das especialidades técnicas mais relevantes, de entre as quais: infra-estruturas civis, instalações eléctricas, telecomunicações e climatização em edificações.

Competências a Adquirir

Diagnosticar, prevenir anomalias construtivas, detectar falhas de execução e de manutenção das especialidades técnicas mais relevantes, de entre as quais: infra-estruturas civis, instalações eléctricas, telecomunicações e climatização em edificações. Adicionalmente, pretende-se que consigam realizar peritagens técnicas, emitir pareceres e conduzir operações de exploração e manutenção de edificações, de forma eficiente, utilizando ferramentas informáticas sofisticadas de apoio às actividades citadas, tais como Building Information Modelling (BIM) ou Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Condições de Admissão

O requisito de admissão exigido aos potenciais interessados é que detenha uma licenciatura em Engenharia Civil, Engenharias de outras especialidades ligadas ao sector da construção, Arquitectura e outros interessados na área da construção, detentores de grau académico de nível superior.

 

Critérios de Selecção

A selecção dos candidatos baseia-se nos seguintes critérios:​

  • Curriculum Vitae certificado com documentos comprovativos e experiência profissional relevante;
  • Currículo académico e adequação dos estudos realizados com certificado de habilitações;
  • Carta de Motivação
  • Informações adicionais que sejam relevantes.