| Curso | Engenharia Informática e de Computadores | ||
| Unidade Curricular |
Economia e Gestão de Projeto |
Obrigatória | |
| Opcional | X | ||
| Área Científica | CSO | ||
| Ano: 3º | Semestre: 2º | ECTS: 6 | Total de Horas: 160 | ||
| Horas de Contacto | T: | TP: | PL: | S: | OT: |
| Docente |
|
||||
T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.
- Objetivos da aprendizagem
Os estudantes que terminam com sucesso esta unidade curricular serão capazes de:
(1) Demonstrar o conhecimento sobre os conceitos fundamentais da micro-economia e macro-economia.
(2) Demonstrar o conhecimento sobre os conceitos fundamentais de gestão de projectos, análise estratégica, gestão financeira e análise de projecto de investimento.
(3) Desenvolver uma análise de projecto de investimento e um plano de negócios sustentado por uma análise estratégica de business case.
(4) Reflectir sobre situações reais de projectos nas empresas, nas vertentes de organização, inovação tecnológica, empreendedorismo/start-ups, risco, recursos humanos e financeira.
(5) Discutir casos de estudo sobre gestão de projectos e análise de projecto de investimento.
- Programa
I. Noção de economia: micro-economia, macro-economia, procura e oferta, elasticidade, papel económico do Estado, PIB, PNB, ciclos económicos, inflação, deflação.
II. Gestão de Projectos: definições, ciclo de vida de um projecto, director de projecto e de programa, liderança, metodologia PMI, planeamento, diagramas de rede, caminho crítico, Pert, Gantt, Microsoft Project, risco
III. Teoria CVR: custos fixos, custos variáveis, custos directos e indirectos, margem bruta e líquida, resultados líquidos e EBITDA, ponto crítico de vendas
IV. Análise de projecto de investimento: cash-flows, VAL, TIR, pay-back, ROI, taxa de actualização, risco e taxa de rentabilidade, aplicação em telecomunicações e informática.
V. Análise estratégica: Diagnóstico e recomendações, SWOT, BCG, Mckinsey, análise da concorrência, competitividade, atractividade, factores críticos de sucesso, cadeia de valor, inovação, internacionalização
- Demonstração de coerência entre conteúdos programáticos e resultados da aprendizagem
A unidade curricular pretende facultar aos futuros engenheiros um primeiro contacto com a área da economia (I) e de gestão de projectos (II), e tem como ambição transmitir o know-how que lhes permita, por um lado possuírem uma visão global (V) sobre o contexto económico e estratégico empresarial e por outro perceberem os custos associados à realização de projectos ou da actividade de uma empresa (III) e a sua rentabilidade (IV) e desempenho através de indicadores de performance (KPI). A unidade curricular permitirá também uma passagem mais fácil do meio universitário para o meio empresarial, permitindo uma melhor integração em equipas de projecto nas empresas e a
liderança futura de colaboradores (II). - Metodologia de ensino e avaliação
Ensino teórico-prático, estando previstas 30 aulas a que correspondem 67,5 horas de contacto (15 aulas de 3 horas e 15 de 1,5 horas). O tempo total de trabalho do estudante é de 160 horas. As aulas interactivas destinam-se à apresentação dos temas e de exemplos práticos de aplicação (aprendizagem baseada em casos). Os tópicos principais são ainda explorados através da realização de trabalhos práticos em grupo com apresentação na sala de aula e entrega de um executive summary. Os resultados de aprendizagem (1), (2) e (3) são avaliados individualmente através de teste escrito e de fichas realizadas durante o semestre.
Os resultados de aprendizagem (4) e (5) são avaliados em grupo de 3 a 4 alunos através da apresentação de case study, oralmente, na aula, através da apresentação em sala do caso e da solução recomendada pelo grupo.
A avaliação dos testes escritos tem um peso de 75% e a avaliação dos casos apresentados e dos sumários executivos entregues tem um peso de 35%.
- Demonstração de coerência entre metodologias de ensino e resultados de aprendizagem
O conhecimento dos fundamentos económicos e das técnicas de gestão de projecto e de análise de projecto de investimento é obtido através de aulas interactivas e respectivos elementos de apoio, e da realização de exercícios. Na área da gestão de projecto, as competências são desenvolvidas na prática utilizando o Microsoft Project aplicado a um conjunto de estudos de caso e de trabalhos práticos.
Estas metodologias são também usadas para realçar a importância do cálculo do ponto crítico de vendas numa empresa ou num projecto e dos indicadores de desempenho ligados aos resultados obtidos. Pretende-se com estas aulas abordar os objectivos de aprendizagem 1 a 4.
O modelo conceptual de abordagem à estratégia é posto em prática utilizando o método de estudo de caso, em que os alunos realizam apresentações à aula e entregam sumários executivos, reflectindo de um modo geral todos os objectivos de aprendizagem e em particular os objectivos e a avaliação dos objectivos de aprendizagem 4 e 5.
- Bibliografia principal
Economia – Paul A. Samuelson, McGraw – Hill Portugal;
Project Management: The managerial process, 5th Edition – Larson and Gray - McGraw – Hill;
Estratégia – Adriano Freire, Editorial Verbo;
Análise Financeira – Métodos e Técnicas – João Carvalho das Neves, Texto Editora;
Decisões de Investimento– Análise Financeira de Projectos – José Moreira, Edições Sílabo






