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Fiabilidade e Manutibilidade - MEMan

Curso Mestrado em Engenharia de Manutenção
Unidade Curricular

Fiabilidade e Manutabilidade

Obrigatória  x
Opcional  
Área Científica Engenharia Insdustrial e Manutenção
Ano: 1º Semestre: 2º ECTS: 6.5 Total de Horas: 175.5
Horas de Contacto T: TP: 67.5 PL: S: OT:
Docente

António João Pina da Costa Feliciano Abreu

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objectivos da unidade curricular e competências a desenvolver

    Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos associados aos conceitos de função de um equipamento, de falha e avaria, de modos de falha, de causas de falha, de fiabilidade e suas etapas, de manutibilidade, de taxa de avarias, e de taxa de reparações; Desenvolvam os estudos e conhecimentos relacionados com a Manutenção Centrada na Fiabilidade, com as distribuições discretas e contínuas de probabilidade relacionada com fiabilidade e manutibilidade; Abordem os aspectos relacionados com a normalização respeitante à fiabilidade e à manutibilidade; Adquiram conhecimentos associados à incorporação das condições sobre os factores RAMS nos contratos com fornecedores de equipamento ou serviços, com especificação e quantificação do tempo médio entre falhas, tempos de reparação e Disponibilidade dos Sistemas.

  • Conteúdos Programáticos

    Introdução.
    Apresentação da UC: breve descrição do programa da bibliografia, dos métodos e critérios da avaliação de conhecimentos e outros assuntos relevantes. O actual “estado da arte” das filosofias e práticas da gestão da manutenção, dos modelos fiabilísticos e da análise da falha, bem como o actual “estado da arte” das filosofias e práticas produtivas, da engenharia e gestão industrial. Tendências de evolução futura do conjunto. Compromisso entre Fiabilidade e Manutibilidade. Manutibilidade e Manutenção, Disponibilidade. Os tópicos são:

    Função Fiabilidade e Vida dos Componentes.

    Fiabilidade de Sistemas.

    Manutibilidade e Manutenção.

    Análise e Prevenção da Falha.

    Disponibilidade e a sua Integração Conceptual

  • Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da unidade curricular

    O conteúdo programático desta unidade curricular proporciona ao aluno uma aprendizagem evolutiva relativamente aos objectivos e competências a adquirir. Assim, ao longo dos capítulos são fornecidos todos os conhecimentos básicos da área da Fiabilidade e Manutibilidade. Fundamentalmente e no que concerne à vida útil dos bens e equipamentos de produção, esta UC pretende evidenciar a sua disponibilidade assegurando as funções para as quais foram concebidos e projectados, associando a probabilidade do seu bom funcionamento (Fiabilidade) à probabilidade das elevadas durações das intervenções de manutenção (Manutibilidade) necessárias.

    Desta forma o aluno consegue adquirir competências sobre conceitos subjacentes à teoria da Fiabilidade e Manutibilidade e sua integração conceptual.

  • Metodologias de ensino (avaliação incluída)

    As aulas desta UC serão leccionadas de forma que, predomine o aprender sobre o ensinar, i.e., em que a actividade esteja centrada no aluno. O Docente deverá fomentar e reservar aos alunos “aprendentes” o papel da realização da descoberta de que o próprio docente irá no futuro próximo filtrar e acumular. Permitirá assim que o processo mental seja divergente, analítico e construtivista em vez de apenas convergente e dedutivo, fomentando no aluno a “experiência própria, o saber fazer, o saber porquê e a habilidade”. Além disso, para a compreensão dos conteúdos versados, é ainda desejável que em conformidade com o ensino, sejam alternados os períodos de exposição, de resolução ilustrativa de problemas, de exercícios de aplicação e de simulações em computador com os períodos de trabalho próprio dos alunos que decorrerão sem contacto directo com o docente.

    Avaliação contínua: NF = 0,4 x NT + 0,3 x NI + 0,3 NG

    Avaliação por exame: NF = 0,3 x NI + 0,3 x NG + 0,4 NE

  • Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da unidade curricular

    Tendo em conta os objectivos desta unidade curricular, a metodologia de ensino aqui utilizada permite que o aluno tenha contacto, em sala de aula e laboratório, com meios pedagógicos que lhes permitem obter as competências teóricas e práticas sobre os conceitos fundamentais da presente unidade curricular. Com este objectivo em mente, ensino presencial oral e escrito, as simulações com software apropriado, o trabalho de investigação fomentado durante as aulas e a apresentação / análise de estudos de caso, é fundamental.

  • Bibliografia Principal
    • ASCHER, H.; FEINGOLD, H. (1984), Repairable Systems Reliability Modelling, Inference, Misconceptions and Their Causes. Marcel Dekker, Lecture Notes In Statistics.
    • ANSELL, J. I.; PHILIPS, M. J. (1994), Practical Methods for Reliability. Data Analysis, Oxford Science Publication.
    • BAIN, L. J. ENGELHARDT, M. (1991), Statistical. Analysis of Reability and Life-Testing Models. Theory and Methods. DEKKER
    • BLANCHARD BENJAMIM, S.; VERMA, D., PETTERSON, E. (1995), Maintainability: A Key To Effective Serviceability And Maintenance Management, John Wiley.
    • CROW, L. H. (1974), Reliability analysis for complex repairable systems, in Reliability and Biometry: Statistical Analysis of Lifelength, SIAM,F. Proschan & R. J. Serfling, Eds. Philadelphia: PA, pp. 379-410.
    • DHILLON, B. S. (2006), Maintainability, Maintenance, and Reliability for Engineers Taylors & Francis Group.
    • GULATI R., SMITH, R. (2009), Maintenance and Reliability Best Practices, Industrial Press Inc.