Acessibilidade

Inspeção e Manutenção - MEMan

Curso Mestrado em Engenharia de Manutenção
Unidade Curricular

Inspeção e Manutenção

Obrigatória  x
Opcional  
Área Científica Tecnologia e Projecto Mecânico
Ano: 2º Semestre: 1º ECTS: 5.5 Total de Horas: 148.5
Horas de Contacto T: TP: 67.5 PL: S: OT:
Docente

António Afonso Roque

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objectivos da unidade curricular e competências a desenvolver

    Esta unidade curricular transmite conhecimentos necessários para dominar as várias técnicas de diagnóstico de avarias que dão corpo à filosofia de manutenção baseada na condição estrutural. Compreender os objectivos da Identificação do Dano e o papel do Structural Health Monitoring e do Condition Monitoring. Preparar para a implementação do Controlo da Condição (CC) e sua interligação com as demais filosofias de manutenção. Programar, medir, analisar, diagnosticar e corrigir as eventuais causas de avarias dos equipamentos e estruturas.

    Os alunos adquirem competências para detectar e corrigir as avarias em estruturas e máquinas através do estudo teórico-prático e através do estudo de casos práticos, onde foram aplicadas as técnicas ministradas na UC. Para além de competências ao nível da programação de técnicas de medição e análise de vibrações com o software LabView e do projecto dinâmico de isolamento e absorção de vibrações com o software SolidWorks.

  • Conteúdos Programáticos

    Introdução ao CC: Problema. Solução. Controlo de condição.

    Técnicas de CC: Princípios básicos, parâmetros sensíveis ao dano, equipamentos e sensores, medição, detecção e diagnóstico, normas de severidade método dos mínimos quadrados e análise de tendência.

    Avarias típicas e respectiva sintomatologia em estruturas, sistemas, máquinas e componentes de máquinas: Estruturas. Desequilíbrio. Desalinhamento. Empeno. Desaperto e folgas. Ressonância. Rolamentos. Avarias hidráulicas e aerodinâmicas. Motores diesel. Engrenagens. Motores eléctricos.

    Tecnologias correctivas: Equilibragem, alinhamento, isolamento e absorção de vibrações.

    Implementação do controlo de condição: Metodologia de implementação. Implementar o programa de manutenção.

    Sistemas de Monitorização: Monitorização offline e online. Monitorização à distância.

     CC na Indústria petroquímica, energia (convencional e renováveis), OEM’s (original equipment manufacturer) e do processo.

  • Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da unidade curricular

    Os conteúdos programáticos desta unidade curricular introduzem aos alunos noções gerais sobre o controlo de condição (CC) tendo em vista o seu enquadramento como filosofia de manutenção. São, então, estabelecidos os conceitos específicos em que se fundamenta esta filosofia de manutenção e a sua interligação com as filosofias clássicas tais como a manutenção preventiva sistemática e a manutenção curativa.

  • Metodologias de ensino (avaliação incluída)

    Exposição oral e directa da matéria (método clássico) usando o quadro e a projecção por computador. Distribuição semanal de trabalho obrigatório. Obrigatoriedade de leitura e resumo de textos científicos relevantes. Recurso a simuladores da teoria da vibração (sistemas de 1 e N graus de liberdade, transmissibilidade e absorção de vibrações). Recurso a simuladores de instrumentos de medição e análise de vibrações. Utilização de meios audio-visuais baseados em PC. Demonstração com modelos pedagógicos do laboratório. Programação das técnicas de medição e análise de vibrações. Simulação e projecto dinâmico em software adequado.

    A avaliação da unidade curricular é constituída pela leitura/resumo de cinco textos científicos e quatro trabalhos práticos, pedagogicamente fundamentais, e um exame no final do semestre:

    5 textos (10% e nota mínima de 10) 4 trabalhos práticos (40% e nota mínima de 10) e exame final (50% e nota mínima de 10).

  • Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da unidade curricular

    A metodologia de ensino permite ao aluno acompanhar as bases teóricas que fundamentam a unidade curricular com a resolução de problemas relacionados com aplicações práticas reais. Dá-se especial relevo à interactividade registada durante as aulas recorrendo à apresentação de diapositivos e explanação das várias matérias no quadro. Com a realização de trabalhos práticos ao longo do semestre o aluno pode demonstrar de uma forma contínua a sua aquisição de competências de acordo com os objectivos da unidade curricular.

  • Bibliografia Principal

    ROQUE, A., Apontamentos da disciplina (course notes).

    SAMPAIO, C., Apontamentos da disciplina (course notes).

    BOVING K., NDE Handbook. Butterworth Heinemann. ISBN: 0-408-04392-X.

    COLLACOTT R., Mechanical Fault Diagnosis and Condition Monitoring. Chapman & Hall, 1982.ISBN:0-412-12930-2.

    IRD Mechanalyis Vibration Techology - I. Entek IRD, Sealand Industrial Estate, Chester, UK CHI 4LT.

    HARRIS C., Shock and Vibration Handbook. McGraw-Hill. ISBN: 0-07-026801-0.

    MOUBRAY J., Reliability Centred Maintenance. Butterworth Heinemann. ISBN: 0 7506 10230 9.

    WOWK V., Machinery Vibration. McGraw-Hill. ISBN: 0-07-071936-5.

    CRAWFORD A.R., The Simplified Handbook of Vibration Analysis Vol I e II edição CSIY.A.