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Manutenção Produtiva Total e Gestão Lean - MEMan

Curso Mestrado em Engenharia de Manutenção
Unidade Curricular

Manutenção Produtiva Total e Gestão Lean

Obrigatória  x
Opcional  
Área Científica Engenharia Industrial e Mantenção
Ano: 2º Semestre: 1º ECTS: 6.5 Total de Horas: 175.5
Horas de Contacto T: TP: 67.5 PL: S: OT:
Docente

António João Abreu P.da C. Feliciano Abreu

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objectivos da unidade curricular e competências a desenvolver

    As aulas desta UC serão leccionadas de forma que predomine o aprender sobre o ensinar, i.e., em que a actividade esteja centrada no aluno, cabendo ao Professor facilitar a aprendizagem em vez de ser apenas um provedor de conhecimento. Antes deverá fomentar e reservar aos alunos “aprendentes” o papel da realização da descoberta de que o próprio docente irá no futuro próximo filtrar e acumular. Permitirá assim que o processo mental seja divergente, analítico e construtivista em vez de convergente e memorizador, desenvolvendo no aluno a “experiência própria, o saber fazer, o saber porquê e a habilidade”. Conseguirá tais desideratos, fomentando a geração da resposta, a aprendizagem com o processo de estudo, o trabalho em equipa, favorecendo a iniciativa e a liderança, alternando os períodos de exposição, de resolução ilustrativa de problemas e de exercícios de aplicação.

  • Conteúdos Programáticos

    Introdução. Modelos Baseados na Fiabilidade.

    Modelos mais Comuns de Análise de Falhas. Manutenção e Risco.

    Manutenção Produtiva Total. Manutenção Pro-activa.

    Fundamentos e Ferramentas Lean.

    Cadeias de Valor Globais. Integração Estratégica da Manutenção.

    Sistemas, Redes e Complexidade. Implementação das TICI.

    Integração da MPT na Gestão Lean. Manutenção “Inteligente”.

    Case Studies

  • Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da unidade curricular

    O Estudante vai percepcionar com clareza onde se situa a interface da Engenharia com a Gestão bem como da importância da Engenharia da Manutenção dos equipamentos, estruturas e infra-estruturas na eficiência e na eficácia dos meios produtivos e de prestação de serviços fiáveis e de Qualidade. Estas asserções tornam coerentes os objectivos da UC com o respectivo conteúdo programático.

  • Metodologias de ensino (avaliação incluída)

    Recurso a lições clássicas, slides e filmes além da exposição do docente; apresentação de casos de estudo, apresentações de trabalhos realizados pelos alunos: pesquisa na web of science

    Avaliação Contínua:

    Realização de dois trabalhos, um individual (NI) com peso 0,3 e outro de grupo (preferencialmente de três de elementos), também com peso 0,3 complementado com a realização ao longo do semestre de um teste de frequência (NT) com peso 0,4.

    NF = 0,4 x NT + 0,3 x NI + 0,3 NG

    Exame Final:NF = 0,4 x NE + 0,3 x NI + 0,3 NG

  • Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da unidade curricular

    O recurso a trabalhos individuais e de grupo bem como à pesquisa científica, nomeadamente na Web of Science tornam coerente o predomínio d o aprender sobre o ensinar, i.e., em que a actividade esteja centrada no aluno, cabendo ao Professor facilitar a aprendizagem não sendo apenas um provedor de conhecimento. As metodologias tornam ainda coerente os objectivos da aprendizagem com o processo de estudo, o trabalho em equipa, a iniciativa e a liderança.

  • Bibliografia Principal

    Garcia, J. M., 2007, Teoria y Ejercicios Practicos de Dinamica de Sistemas, 2ª Edição, Sysware, ISBN: 84-607-9304-4.

    Gupta, Praaven, 2004, Six Sigma Business Scorecard, McGraw-Hill.

    Niven, P. R., 2006, Balanced Scorecard Step-by-Step: Maximizing Performance and Maintaining Results, 2nd Edition, John Wiley & Sons, Inc.

    O’Connor, P. D.T., 2002, Practical Reliability Engineering, 4th Edition, Willey.

    Santos, J., Wyisk, R. and Torres, J. M., 2008, Improving Production with Lean
    Thinking, John Wiley & Sons, Inc.