Acessibilidade

Modelação e Padrões de Desenho - LEIC

Curso Engenharia Informática e de Computadores
Unidade Curricular

Modelação e Padrões de Desenho

Obrigatória  
Opcional  X
Área Científica Engenharia Informática e de Computadores
Ano: 2º Semestre:  ECTS: 6 Total de Horas: 160
Horas de Contacto T: TP: 67,5 PL: S: OT:
Docente

Fernando Miguel Santos Lopes de Carvalho

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objetivos da aprendizagem

    Os estudantes que terminam com sucesso esta unidade curricular serão capazes de:

    (1) Descrever os padrões de desenho de software utilizados frequentemente.

    (2) Modelar soluções orientadas por objectos (OO) usando formalismos e diagramas UML.

    (3) Analisar e justificar a aplicação de um padrão de desenho de software num determinado contexto.

    (4) Aplicar testes unitários, como prática essencial no desenvolvimento de software;

    (5) Desenvolver programas extensíveis através da utilização da API de reflexão.

  • Programa

    1. Introdução aos padrões de desenho de software OO;

    2. Utilização de testes unitários, como prática essencial no desenvolvimento de software;

    3. Java Object Model, com maior enfase nos Genéricos e Anotações;

    4. API de reflexão Java.

    5. Inversão de controlo (IoC) e injecção de dependências (DI);

    6. Padrões OO para acesso a dados relacionais.

  • Demonstração de coerência entre conteúdos programáticos e resultados da aprendizagem

    Esta unidade curricular tem o objectivo principal de aprofundar os conceitos da programação Orientada por Objectos (OO). Descreve os diagramas usados no desenho de soluções OO, introduz os processos de desenvolvimento usados em engenharia de software e transmite a importância dos padrões de desenho de software como descrições esquemáticas de soluções OO para problemas recorrentes.

  • Metodologia de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino desenvolve-se em várias componentes:

    T – 10 horas de contacto teóricas - Exposição e discussão dos conceitos teóricos, incentivando à interactividade e colocação de questões;

    TP – 35 horas teórico-práticas: Por cada tema teórico são apresentados problemas e discutidas diferentes soluções com os alunos através da sua modelação no quadro. A solução final é implementada na aula.

    PL – 22,5 horas de contacto de prática laboratorial: Os conceitos teóricos são aprofundados através da resolução de problemas individualmente por cada aluno. Além de um projecto final, são realizadas 2 séries de exercícios ao longo do semestre acompanhadas de 2 aulas de laboratório para esclarecimento de dúvidas.

    A avaliação final é composta por: 40% (Teste) + 40% (Projecto + Discussão) + 20% (Fichas).

    São realizadas 3 fichas de avaliação durante o semestre, contando apenas as 2 melhores notas na avaliação final.

  • Demonstração de coerência entre metodologias de ensino e resultados de aprendizagem

    Os temas são introduzidos através da apresentação de problemas que são debatidos com os alunos, sob orientação do docente e solucionados através do desenvolvimento de modelos no quadro, que traduzem as sugestões da audiência. Por fim é implementada a solução que melhor responde aos requisitos de eficiência, flexibilidade e extensibilidade.

    As séries de exercícios pretendem replicar o mesmo tipo de problemas apresentados nas aulas, mas aplicados num novo contexto, devendo ser resolvidos autonomamente pelo aluno e com o apoio do docente no esclarecimento de eventuais dúvidas.

    O trabalho final reúne um conjunto de desafios que deverão ser solucionados através da aplicação dos conhecimentos adquiridos do ponto 1 a 5. A avaliação deste projecto é baseada numa discussão onde são discutidas as soluções desenvolvidas pelo aluno.

  • Bibliografia principal

    Cay S. Horstmann, Object-Oriented Design and Patterns, Wiley; 2nd edition, June 2005.

    Martin Fowler, Patterns of Enterprise Application Architecture, Addison-Wesley, Nov 2002

 

 

Disponível Brevemente.