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Programação - LEIC

Curso Engenharia Informática e de Computadores
Unidade Curricular

Programação

Obrigatória X
Opcional  
Área Científica Engenharia Informática e de Computadores
Ano: 1º Semestre:  ECTS: 6 Total de Horas: 160
Horas de Contacto T:45,0 TP: PL:22,5 S: OT:
Docente

Pedro Alexandre de Seia e Cunha Ribeiro Pereira

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objetivos da aprendizagem

    Os estudantes que terminam com sucesso esta unidade curricular serão capazes de:

    (1) Demonstrar o conhecimento sobre os mecanismos básicos da linguagem de programação Java.

    (2) Construir pequenos programas que resolvam problemas simples descritos em linguagem natural.

    (3) Testar e corrigir pequenos programas.

    (4) Escrever relatórios onde se justifica as decisões tomadas nos programas construídos.

    (5) Utilizar ferramentas para desenvolver programas e para elaborar relatórios.

  • Programa

    I Valores, Tipos e variáveis; Expressões; Entrada/Saída de dados; Instruções de decisão.

    II. Ciclos repetitivos; Arrays; Tipos referência; Métodos e passagem de parâmetros.

    III. Objetos; Construção de novos tipos; Membros de instância e de tipo; Construtores.

    IV. Algoritmos de pesquisa e ordenação em arrays.

  • Demonstração de coerência entre conteúdos programáticos e resultados da aprendizagem

    Esta unidade curricular representa para a maioria dos alunos um primeiro contacto com a programação, que se pretende motivador sem descurar o formalismo e o rigor, sendo a base da formação de software do curso. São introduzidos conceitos e vocabulário fundamental da programação (I e II do conteúdo programático) e, em particular, da programação baseada em objetos (III), concretizados na linguagem Java. Os algoritmos de pesquisa e ordenação
    (IV) são usados para praticar os conceitos transmitidos.

  • Metodologia de ensino e avaliação

    Ensino teórico-prático, estando previstas 30 aulas durante o semestre a que correspondem 67,5 horas de contacto (15 aulas de 3 horas e 15 de 1,5 horas). O tempo total de trabalho do estudante é de 160 horas. As aulas destinam-se à apresentação dos temas e de exemplos práticos de aplicação. Os tópicos principais são ainda explorados através da realização de trabalhos práticos para desenvolver pequenos programas em Java. Os resultados da aprendizagem (1) e (2) são avaliados individualmente através do teste escrito e das fichas realizadas durante o semestre. Durante o acompanhamento dos trabalhos de grupo realizados nas aulas práticas são avaliados os resultados da aprendizagem (3) e (5).Os resultados da aprendizagem (4) e (5) são avaliados na discussão final dos trabalhos de grupo.

  • Demonstração de coerência entre metodologias de ensino e resultados de aprendizagem

    Nas sessões teórica-práticas são apresentados os mecanismos básicos da linguagem Java e são construídos, testados e corrigidos pequenos programas com a participação dos alunos. Para realizar os diversos trabalhos práticos são usadas ferramentas de complexidade gradualmente crescente (linha de comando, editor simples, ambiente integrado, depurador de erros) e são escritos relatórios que fundamentam as decisões tomadas.

  • Bibliografia principal

    W. Savitch, Java: An Introduction to Problem Solving and Programming, Prentice Hall, 2005.