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Programação - LEIC

Curso Engenharia Informática e de Computadores
Unidade Curricular

Programação

Obrigatória X
Opcional  
Área Científica Engenharia Informática e de Computadores
Ano: 1º Semestre:  ECTS: 6 Total de Horas: 162
Horas de Contacto T:37,5 TP:18 PL:12 S: OT:
Docente

Pedro Alexandre de Seia e Cunha Ribeiro Pereira

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objetivos da aprendizagem

     

    Os estudantes que terminam com sucesso esta unidade curricular serão capazes de:

    1. Demonstrar o conhecimento sobre os mecanismos básicos da linguagem de programação Java.

    2. Construir pequenos programas que resolvam problemas simples descritos em linguagem natural.

    3. Testar e corrigir pequenos programas.

    4. Escrever relatórios onde se justifica as decisões tomadas nos programas construídos.

    5. Utilizar ferramentas para desenvolver programas e para elaborar relatórios.

  • Conteúdos programáticos

     

     

    I.   Valores, Tipos e variáveis; Expressões; Entrada/Saída de dados; Instruções de decisão.

    II.  Ciclos repetitivos; Vetores; Tipos referência; Métodos e passagem de parâmetros.

    III. Objetos; Construção de novos tipos; Membros de instância e de tipo; Construtores.

    IV. Algoritmos de pesquisa e ordenação em vetores.

  • Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    Esta unidade curricular representa para a maioria dos alunos um primeiro contacto com a programação, que se pretende motivador sem descurar o formalismo e o rigor, sendo a base da formação de software do curso. São introduzidos conceitos e vocabulário fundamental da programação (I e II do conteúdo programático) e, em particular, da programação baseada em objetos (III), concretizados na linguagem Java. Os algoritmos de pesquisa e ordenação (IV) são usados para praticar os conceitos transmitidos.

     

  • Metodologias de ensino (avaliação incluída)

     

    Previstas 30 aulas durante o semestre (15 de 3 horas e 15 de 1,5 horas). Quatro aulas de 3 horas são de prática laboratorial e as restantes teóricas e teórico-práticas. As aulas destinam-se à apresentação dos temas e de exemplos práticos de aplicação. Os tópicos principais são ainda explorados através da realização de trabalhos práticos para desenvolver pequenos programas em Java.

     

    Os resultados da aprendizagem (1) e (2) são avaliados individualmente através do teste final escrito e das fichas realizadas durante o semestre. Durante o acompanhamento dos trabalhos de grupo realizados nas aulas práticas são avaliados os resultados da aprendizagem (3) e (5). Os resultados da aprendizagem (4) e (5) são avaliados na discussão final dos trabalhos de grupo.

     

    Nota final corresponde a 40% do teste final, 40% dos trabalhos e 20% das fichas realizadas nas aulas.

     

     

     

  • Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    Nas sessões teóricas e teórico-práticas são apresentados os mecanismos básicos da linguagem Java e são construídos, testados e corrigidos pequenos programas com a participação dos alunos. Para realizar os diversos trabalhos práticos são usadas ferramentas de complexidade gradualmente crescente (linha de comando, editor simples, ambiente integrado, depurador de erros) e são escritos relatórios que fundamentam as decisões tomadas.

     

  • Bibliografia principal

     

    W. Savitch, Java: An Introduction to Problem Solving and Programming, 8th edition, Pearson, 2017.

     

    ISBN 9780134462035.