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Programação Orientada por Objectos - LEIC

Curso Engenharia Informática e de Computadores
Unidade Curricular

Programação Orientada por Objetos

Obrigatória X
Opcional  
Área Científica Engenharia Informática e de Computadores
Ano: 1º Semestre:  ECTS: 6 Total de Horas: 160
Horas de Contacto T:43,5 TP:12 PL:12 S: OT:
Docente

 

Pedro Alexandre de Seia e Cunha Ribeiro Pereira

 

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objetivos da aprendizagem

    Os estudantes que terminam com sucesso esta unidade curricular serão capazes de:

    1.Definir e usar classes derivadas e classes que representem estruturas de dados dinâmicas.

    2.Usar interfaces gráficas nas aplicações construídas.

    3.Construir aplicações simples usando o paradigma da Programação Orientada por Objetos.

    4.Testar e corrigir aplicações, usando as ferramentas de desenvolvimento adequadas.

    5.Escrever relatórios onde se justifica a hierarquia de classes e as estruturas de dados usadas nas aplicações construídas.

  • Conteúdos programáticos

     

    I. Herança e polimorfismo: classes derivadas; classes abstratas; interfaces; enumerados; ligação dinâmica.
    II. Classes internas; classes locais; classes anónimas; expressões lambda.

    III. Estruturas de dados elementares dinâmicas: vetores e listas ligadas. Iteradores. Genéricos.

    IV. Coleções; Streams binários e de texto para escrita e leitura. Tratamento de exceções.

    V. Utilização de interfaces gráficas: programação event-driven; listeners; layouts; arquitetura MVC.

     

     

     

  • Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    Esta unidade curricular introduz os conceitos e o vocabulário fundamental dos paradigmas da programação orientada por objetos (I) e da programação event-driven (V), concretizados na linguagem Java (1), (3) e (4). A hierarquia de classes dos streams e a hierarquia de classes das estruturas de dados dinâmicas da framework de coleções do Java (IV) são usadas para consolidar os conceitos transmitidos.

  • Metodologias de ensino (avaliação incluída)

    Previstas 30 aulas durante o semestre (15 de 3 horas e 15 de 1,5 horas). As aulas destinam-se à apresentação dos temas e de exemplos práticos de aplicação. Os tópicos principais são ainda explorados através da realização de trabalhos práticos para desenvolver programas em Java usando interface gráfica.

    Os resultados da aprendizagem (1) e (2) são avaliados individualmente através do teste final escrito e das fichas realizadas durante o semestre. Durante o acompanhamento dos trabalhos de grupo realizados nas aulas práticas são avaliados os resultados da aprendizagem (3) e (5). Os resultados da aprendizagem (4) e (5) são avaliados na discussão final dos trabalhos de grupo.

    Nota final corresponde a 40% do teste final, 40% dos trabalhos e 20% das fichas realizadas nas aulas.

  • Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    O conhecimento dos conceitos fundamentais da programação orientada por objetos e da programação event‑driven é obtido através de aulas interativas e respetivos elementos de apoio, e da realização de uma aplicação, com a participação dos alunos, que necessita de especializar comportamentos (polimorfismo), reutilizar código (herança) e utilizar interface com o utilizador, textual ou gráfica, (1) a (4).

    A competência para desenvolver boas práticas de desenho e de escrita de código para aplicações usando o paradigma da programação orientada por objetos e interfaces gráficas (3-6) é desenvolvida através da realização de trabalhos com supervisão e da sua avaliação critica.

  • Bibliografia principal

    W. Savitch, Java: An Introduction to Problem Solving and Programming, 8th Edition, Pearson, 2017. ISBN  9780134462035