Acessibilidade

Sistemas de Informação I - LEIC

Curso Engenharia Informática e de Computadores
Unidade Curricular

Sistemas de Informação I

Obrigatória  X
Opcional  
Área Científica Engenharia Informática e de Computadores
Ano: 2º Semestre: 1º ECTS: 6 Total de Horas: 160
Horas de Contacto T: TP:67,5 PL: S: OT:
Docente

Walter Jorge Mendes Vieira

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objetivos da aprendizagem

    Os estudantes que terminam com sucesso esta unidade curricular serão capazes de:

    (1) Construir modelos de dados conceptuais, lógicos e físicos para sistemas de bases de dados relacionais;

    (2) Utilizar a linguagem SQL para criar, alterar e interrogar bases de dados, não contemplando os aspectos de segurança e de administração;

    (3) Utilizar transacções ao nível elementar, não incluído aspectos relacionados com a concorrência;

    (4) Utilizar de forma adequada interfaces de acesso a dados nas aplicações que desenvolvem;

    (5) Escrever relatórios onde justificam as decisões de modelação tomadas.

  • Programa

    I. Caracterização de um Sistema de Informação;

    II.  Modelos de dados: em rede, hierárquico, relacional e orientado a objectos;

    III. O modelo relacional: nível conceptual, nível lógico e nível físico, álgebra relacional;

    IV. Modelação entidade-associação e passagem para o modelo lógico;

    V.  Teoria da normalização;

    VI.  A linguagem SQL: Instruções de definição de dados, instruções de manipulação de dados, transacções, sem concorrência. Noção de cursor;

    VII. A API de acesso a dados JDBC.

  • Demonstração de coerência entre conteúdos programáticos e resultados da aprendizagem

    Esta é a primeira unidade curricular onde os estudantes contactam com o tema bases de dados, sendo, por isso, importante que adquiram a cultura geral e os conhecimentos específicos que lhes permitam encarar os desafios futuros no curso e na vida profissional. Os pontos I) e II) dos conteúdos programáticos introduzem a cultura geral necessária para compreender o tema; Os ponto III), IV) e V) permitem cumprir o objectivo de aprendizagem 1); O ponto VI) permite concretizar os objectivos de aprendizagem 2) e 3); O ponto VII) permite concretizar o objectivo de aprendizagem 4); O objectivo de aprendizagem 5) é conseguido através da escrita de ralatórios de aulas práticas e de trabalhos.

  • Metodologia de ensino e avaliação

    Ensino teórico-prático, estando previstas 30 aulas durante o semestre a que correspondem 67,5 horas de contacto (15 aulas de 3 horas e 15 de 1,5 horas). O tempo total de trabalho do estudante é de 160 horas. As aulas interativas destinam-se a introduzir e discutir os aspectos teóricos associados aos temas, bem como a realizar exercícios de forma colaborativa entre docente e estudantes. Realizam-se aulas práticas em fases bem definidas do semestre, com  o objectivo de os alunos serem confrontados com os aspectos mais complexos da matéria e sobre eles terem de raciocinar e resolver problemas. Os resultados da aprendizagem (1), (2) and (3) são avaliados através de testes escritos, do acompanhamento das aulas práticas e da discussão dos relatórios dos trabalhos práticos propostos. Os resultados (4) and (5) são avaliados através da discussão dos relatórios dos trabalhos práticos propostos.

  • Demonstração de coerência entre metodologias de ensino e resultados de aprendizagem

    O objectivo de aprendizagem 1) é concretizado através das aulas interactivas (exposição teórica e a realização colaborativa de exercícios de modelação) e dos trabalhos práticos que incluem uma parte de modelação de dados significativa; Os objectivos de aprendizagem 2) e 3) são concretizados através das aulas interactivas (exposição teórica e a realização colaborativa de exercícios), das aulas práticas e dos trabalhos práticos, nos quais uma parte significativa está relacionada com o uso da linguagem SQL; O objectivo de aprendizagem 4) é consguido através da realização de aulas práticas e dos trabalhos práticos; O objectivo de aprendizagem 5) é conseguido através da escrita de ralatórios de aulas práticas e dos trabalhos práticos.

  • Bibliografia principal

    R. Elmasri, Shamkant Navathe, Fundamentals of Database Systems, 5th edition, Addison Wesley, 2006.