Acessibilidade

Sistemas de Informação II - LEIC

 

Curso Engenharia Informática e de Computadores
Unidade Curricular

Sistemas de Informação II

Obrigatória  X
Opcional  
Área Científica Engenharia Informática e de Computadores
Ano: 3º Semestre:  ECTS: 6 Total de Horas: 160
Horas de Contacto T: TP:67,5 PL: S: OT:
Docente

Nuno Miguel Soares Datia

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objetivos da aprendizagem

    Os estudantes que terminam com sucesso esta unidade curricular serão capazes de:

    (1) Utilizar a linguagem SQL a um nível avançado, incluindo processamento transaccional envolvendo concorrência, procedimentos armazenados e gatilhos.

    (2) Analisar e conceber processamentos transaccionais sobre bases de dados relacionais.

    (3) Construir aplicações que envolvam bases de dados relacionais com uma forte componente de processamento transaccional.

    (4) Construir modelos de dados semi-estruturados usando a linguagem XML

    (5) Construir aplicações para criar, pesquisar e manipular dados representados na linguagem XML.

    (6) Escrever relatórios onde justificam os modelos criados, as decisões de desenho tomadas e os comportamentos transaccionais observados.

  • Programa

    I. A linguagem XML: evolução histórica, estrutura de um documento XML, document type definition, esquemas XML, XPATH, XSLT e XQUERY. Suporte para dados XML nos Sistemas de Gestão de Bases de Dados actuais.

    II. Processamento Transaccional: objectivos, níveis de isolamento e implementações comuns.

    III. Procedimentos Armazenados e Gatilhos.

    IV. Modelos transaccionais.

    V. Implementação de camadas de acesso a dados usando APIs de acesso a dados actuais.

  • Demonstração de coerência entre conteúdos programáticos e resultados da aprendizagem

    Esta é a primeira unidade curricular onde os estudantes aprendem de forma integrada a linguagem XML. É, também, nesta unidade curricular que  os estudantes aprofundam os seus conhecimentos sobre o procesamanto transaccional, incluindo os aspectos relacionados com a concorrência e com modelos de processamento transaccional alternativos. O ponto I) dos conteúdos programáticos permite concretizar os
    objectivos de aprendizagem 4) e 5); O ponto II) permite concretizar o objectivo de aprendizagem 2); Os pontos II),  III) e V) permitem concretizar os objectivos de aprendizagem 1) e 3); Os pontos IV) dos conteúdos programáticos permite que os estudantes fiquem cientes das limitações do modelo transaccional comum nos SGBDs comuns e de modelos alternativos para ultrapassar algumas das suas dificuldades;  O objectivo de aprendizagem 6) é atingido através da escrita de ralatórios de aulas práticas e de trabalhos.

  • Metodologia de ensino e avaliação

    Ensino teórico-prático, estando previstas 30 aulas durante o semestre a que correspondem 67,5 horas de contacto (15 aulas de 3 horas e 15 de 1,5 horas). O tempo total de trabalho do estudante é de 160 horas. As aulas interativas destinam-se a introduzir e discutir os aspectos teóricos associados aos temas, bem como a realizar exercícios de forma colaborativa entre docente e estudantes. Realizam-se aulas práticas em fases bem definidas do semestre, com  o objectivo de os alunos serem confrontados com os aspectos mais complexos da matéria e sobre eles terem de raciocinar e resolver problemas. Os resultados da aprendizagem (1), (2), e (4) são avaliados através de testes escritos, do acompanhamento das aulas práticas e da discussão dos trabalhos práticos propostos. Os resultados (3), (5) e (6) são avaliados através da discussão dos trabalhos práticos propostos.

  • Demonstração de coerência entre metodologias de ensino e resultados de aprendizagem

    O objectivos de aprendizagem 1), 2) e 3) são concretizados através das aulas interactivas (exposição teórica e a realização colaborativa de exercícios de modelação) e dos trabalhos práticos que incluem utilização de processamento transaccional, procedimentos armazenados e gatilhos; Os objectivos de aprendizagem 4) e 5) são concretizados através das aulas interactivas (exposição teórica e a realização colaborativa de exercícios), das aulas práticas e dos trabalhos práticos, nos quais uma parte significativa está relacionada com o uso da linguagem XML; O objectivo de aprendizagem 6) é conseguido através da escrita de ralatórios de aulas práticas e dos trabalhos práticos.

  • Bibliografia principal

    R. Elmasri, Shamkant Navathe, Fundamentals of Database Systems, 5th edition, Addison Wesley, 2006

    E. Harold, W. Means, XML in a Nutshell, 3rd edition, O’Reilly, 2004

    R. Elmasri, Shamkant Navathe, Fundamentals of Database Systems, 5th edition, Addison Wesley, 2006

    E. Harold, W. Means, XML in a Nutshell, 3rd edition, O’Reilly, 2004