Acessibilidade

Sistemas de Informação II - LEIC

 

Curso Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores
Unidade Curricular

Sistemas de Informação II

Obrigatória  X
Opcional  
Área Científica Informática e Computadores
Ano: 3º Semestre:  ECTS: 6 Total de Horas: 162
Horas de Contacto T:27,5 TP:27,5 PL: 12,5 S: OT:
Docente

Nuno Miguel Soares Datia

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objetivos da aprendizagem

    Os estudantes que terminam com sucesso esta unidade curricular serão capazes de:

    1. Utilizar a linguagem SQL a um nível avançado, incluindo SQL/PSM (procedimentos armazenados, gatilhos e funções);

    2. Compreender e usar os mecanismos transacionais (ACID) percebendo como podem ser usados para lidar com a concorrência;

    3. Construir camadas de acesso a dados com controlo transacional;

    4. Escrever relatórios técnicos com análise comparativa e discussão de diferentes soluções.

  • Conteúdos programáticos

     

    1. SQL/PSM: Declaração de variáveis, instruções de controlo de fluxo e repetição, declaração de módulos (procedimentos, gatilhos e funções); cursores; vistas atualizáveis.

    2. Escalonamentos e suas características; anomalias resultantes da concorrência entre processamentos com instruções conflituosas; métodos otimistas e pessimistas para implementar acesso concorrente a grânulos de informação num SGDB; Protocolo 2-Phase lock; soluções programáticas para lidar com transações longas.

    3. Camadas de acesso a dados: Necessidade de acesso centralizado ao contexto de ligação, noções de pool de ligações e reutilização de recursos; padrões de desenho na construção das camadas de acesso a dados.

     

  • Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    A realização de 1 trabalho prático e da componente teórica individual permitem aferir o cumprimento dos objetivos de aprendizagem (1) a (3). Com o acompanhamento, por parte do docente, da realização de cada trabalho prático e da elaboração do respetivo relatório técnico, é possível aferir o objetivo de aprendizagem (4).

     

  • Metodologias de ensino (avaliação incluída)

    Metodologia de ensino é teórico-prática, baseada na abordagem Problem-Based Learning (PBL). Pretende-se privilegiar a autonomia do estudante no desenvolvimento de soluções para problemas adequados ao seu nível cognitivo. Incentiva-se o trabalho em grupo e a discussão/reflexão em sessões de grupo.

    Os objetivos de aprendizagem de (1) a (3) são avaliados através da componente teórica, constituída por avaliação presencial (teste escrito, e/ou teste oral).

    Os objetivos de aprendizagem (1) a (4) são avaliados através da componente prática, que consiste na realização de 1 trabalho prático a realizar ao longo do semestre, escrita do respetivo relatório e discussão oral sobre ambos.

    A classificação final é obtida através de 50% da classificação da componente teórica + 50% da classificação da componente prática.

    Para ambas as componentes teórica e prática, o aluno deverá obter classificação mínima de 10 valores, para obter aprovação à UC.

  • Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    As aulas destinam-se à apresentação das bases teóricas dos conteúdos programáticos (aulas teóricas). Nas aulas, são também desenhados e desenvolvidos pequenos projetos e analisados casos de estudo e exercícios de consolidação acompanhados (aulas teórico-práticas). Privilegia-se uma forma de apresentação interativa. A componente laboratorial serve para aplicar num ambiente controlado as técnicas apresentadas.

     

    O trabalho autónomo (extra-aula) é guiado pelo trabalho prático (projeto), desenhado para consolidar as competências de conceção e desenvolvimento dos conteúdos programáticos. O projeto é apresentado aos alunos no início do semestre guiando os exemplos e tópicos lecionados. Os objetivos de aprendizagem são identificados nos guiões apresentados aos alunos, permitindo clarificar as competências que são necessárias adquirir no desenvolvimento do projeto e nas aulas práticas.

     

  • Bibliografia principal

    R. Elmasri, S. Navathe, Fundamentals of Database Systems, 7th edition, Pearson, 2015, ISBN 9780133970777

    M. Fowler, Patterns of Enterprise Application Architecture, Addison-Wesley Professional, 2002, ISBN 9780321127426