Acessibilidade

Docente

Jorge Alberto Mendes de Sousa
Professor Coordenador

Jorge Alberto Mendes de Sousa

Página Pessoal

Informação Académica

Licenciado e Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, com especialização em Sistemas de Energia, e Doutorado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, com especialização em Economia Industrial / Mercados de Energia.

Desde 1998 exerce funções docentes no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), onde possui a categoria de Professor Coordenador com nomeação definitiva na Área Departamental de Engenharia Eletrotécnica de Energia e Automação (ADEEEA), da qual foi Presidente de 2014 a 2016. É Coordenador do Grupo Disciplinar de Sistemas de Energia, do Grupo de Investigação em Sistemas de Energia (GiSE). Foi o coordenador da pós-graduação em Engenharia e Gestão de Energias Renováveis (EGER) e do programa ISEL Energy Week.

É investigador sénior do INESC-ID e membro do seu Conselho Científico tendo sido investigador associado do MIT / Center for Energy and Environmental Policy Research no período 2008-2011.

É sócio fundador e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Economia de Energia (APEEN), membro da Ordem dos Engenheiros, da Ordem dos Economistas e membro da Direção do IEEE/PES em Portugal.

Jorge Sousa é professor coordenador do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Possui licenciatura e mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST), com especialização em Sistemas de Energia, e doutoramento em Economia pela Universidade Nova de Lisboa (FE/UNL), com especialização em Economia Industrial / Mercados de Energia.

Atividades de investigação e desenvolvimento

Publicou mais de 70 artigos científicos em revistas e conferências internacionais com revisão científica. É membro de comités organizadores de várias conferências internacionais, tendo sido Chairman das conferências EEM08, EEM15 e EEIC2016, todas organizadas no ISEL. É revisor científico de diversas revistas científicas da sua área de especialidade.

Orienta regularmente alunos de mestrado (25 dissertações concluídas) e de doutoramento (3 dissertações concluídas).

Percurso profissional

Antes de ingressar na carreira académica, foi colaborador de diversas empresas do setor elétrico entre as quais a EDP – Energias de Portugal e a EDF - Electricité de France. Ao longo do seu percurso profissional participou em mais de 30 projetos com instituições do setor energético, com especial enfoque nas áreas da produção e transmissão de energia elétrica, mercados de energia, gestão de risco, mercados ambientais (CO2 e certificados verdes) e energias renováveis.

Cargos e funções no ISEL

Presidente da Área Departamental de Engenharia Eletrotécnica de Energia e Automação (2014-2016).

Membro da Comissão Científica do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Automação  (2001-2010). 

Membro do Conselho Científico  (2001-2010).

Membro da Comissão Coordenadora do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica (2010-2014).

Membro do Conselho Coordenador da Área Departamental de Engenharia Eletrotécnica de Energia e Automação  (desde 2010).

Coordenador da Secção de Energia e Sistemas  (2010-2014).

Coordenador da Secção de Sistemas de Energia  (2003-2010).

Responsável pelo 1º Ciclo da Licenciatura Bietápica em Engenharia Eletrotécnica  (2004-2006).

Afiliações

Ordem dos Engenheiros - Colégio de Engenharia Eletrotécnica.

Ordem dos Economistas.

IEEE / Power & Energy Society (membro da direção da secção portuguesa).

APEEN - Associação Portuguesa de Economia da Energia (sócio fundador e Vice-Presidente).

A informação desta página é da responsabilidade do docente.