Acessibilidade

Espaço de Apoio ao Aluno

Função

O Espaço de Apoio ao Aluno constitui um espaço de informação aos alunos do ISEL tendo como missão a integração e o apoio ao estudante durante todo o percurso académico.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO 

Dia da Semana

Horário de Funcionamento  

Segunda Feira

 10h00 às 16h00 

Terça Feira

13h00 às 19h30

Quarta Feira

10h00 às 16h00

Quinta Feira

13h00 às 19h30

Sexta Feira

10h00 às 16h00

  • CONSULTAS DE PSICOLOGIA

    O objetivo da Consulta de Psicologia é promover o bem-estar psicológico de todas as pessoas que a ele recorrem. O psicólogo trabalha em conjunto com a pessoa que o procura, apoiando-a na construção de formas mais autónomas e satisfatórias de gerir os seus desafios ou dificuldades. Procura-se promover a autonomia, o autoconhecimento e as competências de resolução das dificuldades ou desafios, para que a pessoa recupere o equilíbrio e estabilidade num curto espaço de tempo.

    Para pedir qualquer informação adicional, por favor contacte o Espaço de Apoio ao Aluno: apoioaluno@isel.pt

    Quem pode recorrer à Consulta de Psicologia?

    Qualquer pessoa, dentro da comunidade do ISEL, que sinta necessidade de obter apoio para lidar com as suas dificuldades pessoais, pode recorrer à Consulta de Psicologia.

    Reconhecer a necessidade de apoio e procurá-lo é um indicador de força e de determinação para viver melhor. Todas as pessoas passam por situações de vida que acarretam sofrimento psicológico e incómodo e alguns problemas requerem um tipo de apoio mais especializado, recorrendo a um profissional, no sentido de promover a autonomia e o bem-estar.

    As Consultas de Psicologia permitem uma intervenção de caráter preventivo primário, querendo evitar-se que sinais e sintomas que são tidos como incómodos não evoluam para quadros mais complexos, com todo o sofrimento e desvantagens que estes últimos acarretam (no desempenho académico, vida social afetiva interpessoal e familiar e recurso a psicofármacos, por exemplo).

    Como posso marcar uma consulta?

    A primeira Consulta de Psicologia é marcada no Espaço de Apoio ao Aluno, presencialmente, através de email ou contacto telefónico. As consultas subsequentes são marcadas pelo psicólogo de acordo com as necessidades.

    Posso marcar uma consulta para outra pessoa?

    A Consulta de Psicologia requer o envolvimento e a motivação da pessoa que o procura para que possa ser útil. Por esta razão, a marcação das consultas é necessariamente feita pelo próprio.

    Caso se sinta preocupado com uma pessoa que conheça e imagine que essa pessoa poderia beneficiar das Consultas de Psicologia, poderá tentar sensibilizá-la nesse sentido. Se sentir essa necessidade, contacte o Espaço de Apoio ao Aluno para que se possa apoiá-lo nessa sensibilização.

    O que é dito na consulta é confidencial?

    Sim. A Consulta de Psicologia funciona de acordo com as normas éticas e deontológicas da psicologia, nomeadamente no que diz respeito à privacidade e confidencialidade.

    Para mais informação sobre esta questão poderá consultar o  Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

    O que acontece na primeira consulta?

    Durante a primeira consulta, ser-lhe-á pedido que fale dos motivos que o levaram a procurar‑nos e do tipo de apoio que pretende. Poderão ainda ser-lhe entregues um ou mais instrumentos de psicodiagnóstico, que deverá preencher e entregar-nos o mais brevemente possível, de forma a ser possível iniciar o processo de acompanhamento.

    Por quanto tempo serei acompanhado?

    A duração do acompanhamento dependerá do tipo de dificuldade apresentado e do tipo de apoio pretendido, podendo implicar apenas uma ou duas consultas, ou um acompanhamento mais prolongado, com a realização de consultas regulares.

    O processo de acompanhamento decorre dentro do calendário de consultas e habitualmente não se prolongará para além de 20 consultas.

    Durante o acompanhamento as consultas serão habitualmente semanais, podendo ser combinada outra periodicidade entre o psicólogo e a pessoa que nos procura.

    O que acontece se precisar de desmarcar uma consulta?

    Poderá, se necessário, solicitar a desmarcação de uma consulta previamente agendada, desde que o faça com pelo menos 24 horas de antecedência. As desmarcações que não tenham respeitado este prazo mínimo poderão estar sujeitas ao pagamento de uma taxa.

    É da responsabilidade da pessoa que nos procura contactar-nos após uma falta sem aviso ou a desmarcação de uma consulta agendada, de forma a garantir a não interrupção do processo de acompanhamento.

    Qual é a duração das consultas?

    As consultas têm a duração aproximada de 50 minutos.

    Onde se realizam as consultas?

    As Consultas de Psicologia realizam-se na sala G.0.7 (no r/c do edifício G).

    Qual é o horário das consultas?

    As Consultas de Psicologia decorrem, mediante marcação prévia, às terças-feiras, das 17h às 19h.

    Onde posso tirar dúvidas ou marcar a primeira consulta?

    Para pedir qualquer informação adicional, por favor contacte o Espaço de Apoio ao Aluno: apoioaluno@isel.pt