Acessibilidade

Regras e modelos de apresentação da dissertação, trabalho de projecto ou relatório de estágio

Regras para apresentação da dissertação, trabalho de projecto ou relatório de estágio

1 – A capa da dissertação, trabalho de projecto ou relatório de estágio deve incluir o logótipo, o nome do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e da área departamental ou áreas departamentais afectas ao mestrado, o título, o nome do candidato, a designação da especialidade do mestrado e da respectiva área de especialização (se aplicável) e o ano de conclusão do trabalho. Na capa não deve constar a indicação de qualquer tipo de versão (provisória ou definitiva). (ver modelo no anexo I deste Regulamento).

2 – A primeira página (página de rosto) deve ser cópia da capa segundo modelo em anexo. As páginas seguintes devem incluir: resumos em português e em inglês (até 300 palavras cada), palavras-chave em português e em inglês e índices.

3 - O número máximo de páginas de texto da dissertação, trabalho de projecto ou relatório de estágio são 150, com formatação de tipo Arial ou Times New Roman, entre 10 e 12, e espaçamento entre 1,5 e 2, ou formatação equivalente.

4 – A lombada da dissertação, trabalho de projecto ou relatório de estágio deve incluir o logótipo do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o título, o nome do candidato e o ano de conclusão do trabalho. (ver modelo no anexo II deste Regulamento).

5 – As cópias da dissertação, trabalho de projecto ou relatório de estágio deverão ser encadernadas a quente.

6 - Quando o conselho técnico-científico autorizar a apresentação da dissertação, do trabalho de projecto ou do relatório de estágio escrito em língua inglesa, este deve ser acompanhado de um resumo em português de, pelo menos, 1200 palavras e um máximo de 1400.

7 – Quando tal se revele necessário, certas partes da dissertação, trabalho de projecto ou relatório de estágio, designadamente os anexos, podem ser apresentados exclusivamente em suporte informático.

8 – As cópias da dissertação, trabalho de projecto ou relatório de estágio entregues antes de qualquer alteração serão devolvidas, pelo presidente do júri, na data da discussão. Se o candidato não as quiser o Serviço de Documentação e Publicações procederá à sua destruição.

9 – Para efeitos de depósito legal, nomeadamente junto da Biblioteca Nacional e do Observatório da Ciência e do Ensino Superior e da Biblioteca do ISEL a dissertação, o relatório de estágio ou o trabalho de projecto deve ser sempre acompanhado de dois exemplares impressos, e três em formato PDF (Portable Document File) em DVD ou CD, que serão entregues nos serviços académicos, núcleo de mestrados. O Serviço de Documentação e Publicações é o responsável pelas operações relativas ao Depósito Legal.

10 – O suporte informático que acompanha a dissertação, trabalho de projecto ou relatório de estágio deverá ser acondicionado em caixas de plástico ou cartão, devidamente identificados com o nome do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o título, o nome do candidato, a designação da especialidade do mestrado e da respectiva área de especialização (se aplicável) e o ano de conclusão do trabalho. Os suportes informáticos não deverão ser colados nos exemplares em papel e têm de ter conteúdo idêntico ao do formato em papel.

11 - Na altura da entrega dos exemplares das dissertações, dos relatórios de estágio ou dos trabalhos de projecto, os candidatos deverão trazer preenchida uma declaração dupla: i) por parte do candidato: de compromisso, de veracidade e originalidade da dissertação, trabalho de projecto ou relatório de estágio; ii) por parte do orientador: indicação de aceitabilidade por se encontrar em condições para apresentação em provas públicas. (ver modelo no anexo III deste Regulamento).

12 – Na altura da entrega final dos exemplares das dissertações, dos relatórios de estágio ou dos trabalhos de projecto os candidatos deverão preencher uma declaração para autorizarem a possibilidade da sua divulgação (ver modelo no anexo IV deste Regulamento).

13 – Compete ao Serviço de Documentação e Publicações a divulgação e disponibilização das dissertações, trabalhos de projecto ou relatórios de estágio.