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ISEL Proponente | Participante

Projetos Aprovados - 2021

 

ISEL Participante

  • Invisible 5G

    Projetos Aprovados - ISEL Participante - 2021

    Cofinanciado por:

     

    Project Acronym: Invisible 5G

    Project Name: Virtually Invisible Small-cells for 5G Densification

    Activity years: 2021-2022

    Funding: FEDER através  do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, Programa Operacional Regional de Lisboa – PROJETOS DE I&DT EMPRESAS EM COPROMOÇÃO (Parecerias Internacionais - Empresas e Instituições Politécnicas Nacionais e Europeias)

    Topic: Telecomunicações e Infraestrutura

    Budget: 988 732,36 €

    Reference: POCI-01-0247-FEDER-069770 / LISBOA-01-0247-FEDER-069770

    Host Institution: ALTICE LABS, S.A.

    Partners: ISEL-Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA; Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto; Centro de Tecnologias e Sistemas (CTS); Universidad Politécnica de Madrid; Limerick Institute of Technology (Ireland);

     

    Researchers (ISEL):

    Professor Doutor Pedro Vieira

    pedro.pinho@isel.pt

    Ciência ID:  4C17-7EC8-C889

     

    Description:

    The Invisible 5G project aims at developing a state-of-the-art low-power, small-form factor, highly concealed and easy-to-deploy 5G small-cell, that can be integrated in an unobtrusive way and assimilated into street landscaping, such as utility poles, lamp posts or even technical cabinets.

     

    + info:

    https://clustercollaboration.eu/sites/default/files/WYSIWYG_uploads/3-invisible5g_pitch_european_cluster_collaboration_platform_13.07.2020_2_1_compressed.pdf

Projetos Aprovados - 2020

 

ISEL Participante

  • CoViS

     

    Projetos Aprovados - ISEL Participante - 2020

    Financiado por:

     

     Project Acronym: CoViS

    Project Name: Contactless Vital Signs Monitoring in Nursing Homes using a Multimodal Approach

    CoVIS – Sistema de monitorização em tempo real de sinais vitais sem contacto com capacidade preditiva de reconhecimento de sintomas associados a doenças baseado em plataforma cloud de forma a ser aplicado em lares e unidades de cuidados intensivos.

    Activity years: 2020-2021

    Funding: FEDER através  do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e do  Programa Operacional Regional de Lisboa - PROJETOS DE I&DT EMPRESAS - COVID-19 (I&D Empresas e Infraestruturas de Ensaio e Otimização)

    Topic: TIC aplicadas à Saúde; Tecnologias avançadas aplicadas à Saúde

    Global Budget: 384.197,04 €

    Reference: LISBOA-01-02B7-FEDER-070090 / POCI-01-02B7-FEDER-070090

    Host Institution: WAVECOM – SOLUÇÕES RÁDIO S.A.

     

    Partners: IT- Instituto de Telecomunicações, IPVC-Instituto Politécnico de Viana do Castelo, ISEL-Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

     

    Researchers (ISEL):

    Professor Doutor Pedro Pinho

    pedro.pinho@isel.pt

    Ciência ID: 4C17-7EC8-C889

    Professor Doutor Paulo Marques

    paulo.marques@isel.pt

    ORCID: 0000-0002-7479-0119

     

    Description:

    A doença COVID-19 teve um impacto na população idosa nacional (mais de 70 anos) que representou a mais alta taxa de letalidade, entre 10% a 20%, e 87% das mortes em Portugal. Neste contexto surge a necessidade e o impulso do presente projeto para desenvolver uma solução de monitorização em tempo real de sinais vitais com recurso a técnicas que não exigem contacto com o paciente (estado e padrão da sua respiração, temperatura corporal) bem como vários parâmetros ambientais tais como a temperatura, humidade, CO2, COVs, etc, com vista a avaliar a qualidade do ar do espaço onde o paciente se encontra. O uso destas técnicas sem contacto, baseadas em radar Doppler e imagens térmicas por infravermelho, além de serem mais confortáveis para os pacientes por eliminarem o uso de fios, permitem também aos profissionais de saúde evitar o contacto permanente com pacientes que possuam doenças altamente contagiosas. Acresce ainda, que os dados recolhidos serão processados localmente fornecendo um diagnóstico do paciente e também enviados para uma plataforma centralizada onde algoritmos de Inteligência Artificial poderão detetar precocemente a existência de doenças específicas.

     

    + info:

    https://covis.wavecom.pt/

    https://www.ipvc.pt/projeto-covis-um-projeto-inovador-e-disruptivo-com-tecnologia-de-ponta-para-o-setor-da-saude/

     

     

  • RESTLESS

     

    Projetos Aprovados - ISEL Participante - 2020

    Funding:

     

     

     

    Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico em Todos os Domínios Científicos – 2020

     

    Project Acronym: RESTLESS

    Project Name: Ferramentas integradas para decifrar a génese e evolução espaçio-temporal de sequências sísmicas

    IntegRatEd tools to decipher the genesis and Spatio-TemporaL Evolution of Seismic Sequences

    Activity years: 2020-2023

    Topic: Earth and Related Environmental Sciences - Geophysics

    Budget: 249.991,25€

    Reference: PTDC/CTA-GEF/6674/2020

    Host Institution: Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências (FCiências.ID) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FC/ULisboa)

    Partners: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL); Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P. (IPMA); Universidade da Beira Interior (UBI); Universidade do Algarve (UAlg); Instituto Dom Luíz (IDL/FC/ULisboa)

     

    Researchers (ISEL):

    Professora Doutora Maria da Graça M. Silveira

    graca.silveira@isel.pt

    Ciência ID: 1116-1080-16F3

     

    Description:

    No projecto RESTLESS propomos a integração de observações multi-paramétricas da evolução espácio-temporal de: 1) actividade sísmica, 2) estrutura da Terra em profundidade, 3) fluídos crustais, e 4) sensibilidade a forçamentos externos, de forma a quantificar o estado de sistemas geologicamente activos. Estas observações serão integradas utilizando técnicas avançadas de análise de séries temporais e de modelação geodinâmica, bem como métodos de machine learning de forma exploratória. O nosso objectivo é identificar padrões que assinalem a evolução da criticalidade dos sistemas. Vamos focar-nos em regiões de estudo com sismicidade abundante, sistemas hidrotermais e vulcânicos activos, para os quais existem dados de elevada qualidade, nomeadamente o arquipélago dos Açores, o arquipélago das Canárias, e Monchique. Vamos ainda explorar dados de sismómetros colocados no fundo do mar (OBS) recolhidos ao largo da Ibéria.

    O projecto RESTLESS terá impacto em duas vertentes: Do ponto de vista científico, irá contribuir para uma melhor compreensão da dinâmica da Terra sólida numa escala humana, em particular no que concerne à génese e evolução de sequências sísmicas. De uma perspectiva societal, vai capacitar o IPMA, a instituição responsável pela monitorização sísmica em Portugal, com ferramentas avançadas para a monitorização em tempo-real de sequências sísmicas, viabilizando estratégias adequadas de mitigação do risco sísmico.

     

    In project RESTLESS, we propose to integrate cross-disciplinary high-resolution observations of the spatio-temporal evolution of: 1) seismic activity, 2) Earth structure at depth, 3) crustal fluids, and 4) sensitivity to external forcings, in order to quantify the state-of-activity of geologically active systems. We will integrate these observations using advanced time series techniques and geodynamic modelling, as well as exploring new machine learning methodologies. Our goal is to identify patterns that signal the evolving criticality of the systems. We will focus on study regions with abundant seismic activity, active hydrothermal or volcanic systems, and for which high-quality datasets are now available, namely: (1) the Azores islands (central Atlantic), (2) the Canary islands (eastern Atlantic), and (3) Monchique (southwest Iberia). We will also: (4) explore heritage ocean bottom seismometer (OBS) datasets collected offshore SW Iberia.

    The impact of project RESTLESS will be twofold: From a scientific standpoint, project RESTLESS will contribute to a better understanding of the solid Earth dynamics on a human time-scale, particularly regarding the genesis and evolution of earthquake sequences. From a societal perspective, project RESTLESS will capacitate IPMA, the Portuguese agency responsible for seismic monitoring, with advanced tools for the real-time monitoring of earthquake sequences, allowing for improved short-term risk mitigation strategies.

     

    + info:

    https://www.fct.pt/apoios/projectos/consulta/vglobal_projecto?idProjecto=164680&idElemConcurso=14386

  • PREMO

    Projetos Aprovados - ISEL Participante - 2020

    Funding:

     

     

     Projetos de IC&DT "AI 4 COVID-19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública para reforçar o combate à COVID 19 e futuras pandemias - 2020

     

    Project Acronym: PREMO

    Project Name: Modelos de Previsão de Desenvolvimento da COVID-19 em Doentes de Risco para uma Medicina de Precisão 

    Predictive Models of COVID-19 Outcomes for Higher Risk Patients Towards a Precision Medicine

    Activity years: 2020-2023

    Topic: Exact Sciences - Data Science

    Budget: 239.963,75 €

    Reference: DSAIPA/DS/0117/2020

    Host Institution: Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE (CHULC)

    Partners: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL); Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento (IST-ID)

     

    Researchers (ISEL):

    Professora Doutora Cecília Calado

    cecíla.calado@isel.pt

    Ciência ID:   9418-E320-3177

     

    Description:

    O projeto tem como objetivo desenvolver modelos preditivos do desenvolvimento da COVID-19, para promover decisões médicas mais rápidas e precisas, para a diminuição dos eventos graves, recuperações mais rápidas e uma redução significativa de fatalidades.

    Serão avaliados diversos modelos supervisionados como Modelos Mistos Lineares Generalizados, Modelos Populacionais-Médios ou Marginais, Tempo de Eventos ou de Sobrevivência, Modelos Aditivos Generalizados, Máquinas de Vetores de Suporte, Árvores de Regressão e Redes Neuronais como Multilayer Perceptron e Redes Neuronais Aditivas Generalizadas.

     

    The project aims to develop predictive models for COVID-19 outcomes to support medical decisions towards a faster and more precise medicine. This will lead to the decrease of severe events, more rapid recoveries and on a significant reduction of fatality cases, that consequently will reduce the pressure over specialized medical facilities. Diverse supervised models will be evaluated such as Generalized Linear Mixed Models, Marginal or Population-Average models, Time to Event Survival Models, Generalized Additive Models, Support Vector Machines, Regression Trees and Neural Networks as MultiLayer Perceptron and Generalized Additive Neural Networks. Depending on the clinical decision goal, the model selection will consider its interpretability versus precision. A pipeline modelling system will be developed that integrates inputs mainly from data type I), II) and III) pointed above. A graphical interface application will be developed that would be easy to use by the clinician to support timely decision making.

     

    + info:

    https://www.fct.pt/noticias/index.phtml.pt?id=595&/2020/10/Concurso_AI_4_COVID-19_selecionou_12_projetos

  • C4G

    Projetos Aprovados - ISEL Participante - 2017

    Funding:

           

     

    Project Acronym: C4G

    Project Name: Colaboratório para as Geociências

    Collaboratory for Geosciences

    Activity years: 2017-2020

    Topic: Engineering sciences and technologies

    Budget: 2 427 690,90€

    Reference: PINFRA/22151/2016 -POCI-01-0145-FEDER-022151

    Host Institution: Universidade da Beira Interior

    Partners: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL); Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL); Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP); Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP); Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC); Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P. (IPMA); Instituto Superior Técnico (IST); Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP); Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT); Direcção Geral do Território (DGT); Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. (LNEG); Universidade de Aveiro (UA); Universidade de Évora (UEVORA); Universidade de Coimbra (UC).

     

    Researchers (ISEL):

    Professora Doutora Graça Silveira

    graca.silveira@isel.pt

    Ciência ID:  1116-1080-16F3

    Professor Doutor Mário Moreira

    mario.moreira@isel.pt

    Ciência ID: A214-9FF2-5978

     

    Description:

    The Collaboratory for Geosciences (C4G) is a distributed research infrastructure of the Portuguese Roadmap, the only one dedicated to Solid Earth Sciences, with the objective of sharing scientific resources in order to optimize the creation and diffusion of scientific knowledge in Portugal and internationally. As such, C4G aims to represent a large part of the Portuguese scientific community dedicated to Geosciences in the EPOS (European Plate Observing System). EPOS was granted a legal entity title by the European Commission being an European Research Infrastructure Consortium (ERIC).

     

    + info:

    https://www.c4g-pt.eu/

  • SSHM4Dams

    Projetos Aprovados - ISEL Participante - 2020

    Cofinanciado por:

     

    Project Acronym: SSHM4Dams

    Project Name: Monitorização Sísmica e da Integridade Estrutural de Grandes Barragens de Betão

    Seismic and Structural Health Monitoring of Large Concrete Dams

    Activity years: 2021-2024

    Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P, na sua componente de Orçamento de Estado

    Topic: Civil Engineering

    Budget: 249 994,03 €

    Reference: PTDC/ECI-EGC/5332/2020

    Host Institution: Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)

    Partners: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL); Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento (IST-ID)

     

    Researchers (ISEL):

    Professor Doutor Paulo Jorge Henriques Mendes

    paulo.mendes@isel.pt

    Ciência ID: 8516-1F7F-1528

     

    Description:

    Devido às alterações climáticas, caracterizadas por períodos de seca prolongada seguidos de períodos de chuvas intensas, as grandes barragens de betão assumem papel cada vez mais importante na gestão dos recursos hídricos. Sendo obras de elevado risco potencial, segundo a ICOLD é fundamental garantir a sua segurança para qualquer tipo riscos provocados pela natureza ou pelo homem.

    Tendo em vista a verificação da segurança de barragens localizadas em zonas sísmicas, é essencial investir em programas de elementos finitos e modelos para análise numérica e na monitorização em contínuo do seu comportamento dinâmico sob excitação ambiente/operacional e durante eventos sísmicos. Para tal há que recorrer a sistemas SSHM (Seismic and Structural Health Monitoring), que devem ser dotados de equipamentos para medição de vibrações e de software adequado para análise automática dos dados recolhidos. A instalação de sistemas SSHM tem vindo a ser proposta para novas barragens, com vista a avaliar o comportamento dinâmico desde a fase de primeiro enchimento, e para barragens mais antigas em exploração. Contudo, as empresas que fornecem e instalam os sistemas não conseguem apresentar soluções de software completas, pois todas as obras têm características únicas, pelo que estas devem ser desenvolvidas em cooperação com donos de obra e engenheiros responsáveis pelo controlo da segurança.

     

    Assim, o objetivo deste projeto é dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa de investigação ao nível da conceção e desenvolvimento de sistemas SSHM, nomeadamente na componente de software. Em particular, pretende-se melhorar e otimizar o software existente.

     

    Due to climate change, characterized by periods of prolonged drought followed by periods of heavy rainfall, large concrete dams are assuming an increasingly important role in the management of water resources. Being structures with high potential risk , according to ICOLD it is fundamental to ensure the safety of dams for any type of hazards from the natural and man-made environment.

    In order to verify the structural safety of dams located in seismic areas, it is essential to invest in finite element programs and models for numerical analysis and in monitoring of the dynamic behaviour of dams under ambient/operational vibrations and during seismic events. With that aim, Seismic and Structural Health Monitoring (SSHM) systems must be used, which should be equipped with sensors for continuously measuring vibrations and with appropriate software for automatic analysis of recorded data.

    The installation of SSHM systems has been proposed for new dams, to evaluate their dynamic behaviour since the first filling of the reservoir, and for some older dams in operation. However, the companies that provide and install these systems cannot present comprehensive software solutions as all dams have unique features, and therefore solutions can only be worked out in close cooperation with dam owners and engineers responsible for safety control.

    Therefore, the goal of this project is to continue the work that has been developed by the research team in the design and development of SSHM systems.

    + info:

    https://www.fct.pt/apoios/projectos/consulta/vglobal_projecto.phtml.pt?idProjecto=163321&idElemConcurso=14434

  • HEALCap

     

    Projetos Aprovados - ISEL Participante - 2020

    Cofinanciado por:

     

    Project Acronym: HEALCap

    Project Name: Elétrodos auto reparadores para supercondensadores híbridos: uma nova abordagem no armazenamento de energia por via eletroquímica

    Self Healing Electrodes for Hybrid Supercapacitors: a new path to enable electochemical  energy storage

    Activity years: 2021-2024

    Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P, na sua componente de Orçamento de Estado

    Topic: Electrochemistry

    Budget: 231 910,00 €

    Reference: PTDC/QUI-ELT/2075/2020

    Host Institution: Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento (IST-ID) - Centro de Química Estrutural (CQE/IST/ULisboa)

    Partners: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)

     

    Researchers (ISEL):

    Professora Doutora Maria Teresa Moura e Silva

    teresa.msilva@isel.pt

    Ciência ID: 2D17-B93D-44BC

     

    Description:

    O desenvolvimento de novos materiais funcionais é a chave para o sucesso da próxima geração de dispositivos de armazenamento de energia por via eletroquímica. Diferentes agendas europeias, incluindo a Battery 2030+, enfatizam a necessidade de desenvolver novas funcionalidades, mais inteligentes, como capacidade de auto-reparação, de modo a melhorar o desempenho e a vida útil dos elétrodos. Este projeto visa contribuir para esse esforço através do desenvolvimento de uma nova geração de elétrodos, à base de MnOx, que apresentem propriedades auto-reparadoras. Os elétrodos serão utilizados em supercondensadores (SCs) tipo redox, operando em meios aquosos, com vista a obter dispositivos de elevada capacidade a alta potência e maior vida útil.

     

    Novel functional materials are the key to enable the success of the next generation of electrochemical energy storage devices. Different roadmaps, including Battery 2030+, stress the need for novel and smarter self-healing functionalities to improve performance and lifetime of electrodes in energy storage devices. This project contributes to this quest by delivering a novel generation of self-healing (SH) MnOx-based electrodes for redox supercapacitors (SCs) that will allow assembling high-power devices with increased capacitance and lifetime in aqueous media.

     

    + info:

    https://www.fct.pt/apoios/projectos/consulta/vglobal_projecto?idProjecto=160048&idElemConcurso=14350

  • Ferrovia 4.0

    Projetos Aprovados - ISEL Participante - 2020

    Cofinanciado por:

     

    Project Acronym: Ferrovia 4.0

    Project Name:

    Activity years: 2020-2023

    Funding: FEDER através  do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e do  Programa Operacional Regional do Alentejo; Programa Operacional Regional de Lisboa - PROGRAMAS MOBILIZADORES

    Topic: Transportes e logística Inteligentes Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação / Cluster da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Budget: 8 445 654,40 €

    Reference: POCI-01-0247-FEDER-046111 / LISBOA-01-0247-FEDER-046111

    Host Institution: EFACEC Engenharia e Sistemas, S.A.

    Partners: PFP – Associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa; ALMADESIGN  - Conceito e Desenvolvimento de Design, Lda; Evoleo Technologies, Lda; Infraestruturas de Portugal, S.A., INOVA+  - Innovation Services, S.A.; ISQ;  Instituto de Telecomunicações , IPP; INEGI; Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL); ISEP; Instituto Superior Técnico (IST); ITECONS; Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.; Manuel da Conceição Graça, Lda; Mota – Engil, Engenharia e Construção, S. A.; NOMAD TECH, Lda; SOLVIT – Innovation & Development on Telecommunications, Lda; Universidade de Coimbra; Universidade do Minho; Universidade do Porto

     

    Researchers (ISEL):

    Professor Doutor António Serrador

    antónio.serrador@isel.pt

    https://orcid.org/0000-0002-7554-3312

    Professor Doutor José Simão

    jose.simao@isel.pt

    Ciência ID: 5413-C0FA-7557

    Professor Doutor José Sobral

    jose.sobral@isel.pt

    Ciência ID: DF1D-E105-5AC6

    Professora Doutora Matilde Pato

    matilde.pato@isel.pt

    Ciência ID: FA11-8E2D-DC05

     

    Professor Nuno Cota

    nuno.cota@isel.pt

    https://orcid.org/0000-0001-7023-7044

    Professor Doutor Nuno Cruz

    nuno.cruz@isel.pt

    https://orcid.org/0000-0001-8570-8670

    Professor Doutor Nuno Datia

    nuno.datia@isel.pt

    https://orcid.org/0000-0003-1600-0227

     

     

    Description:

    O projeto Ferrovia 4.0 foca-se na I&D e demonstração de soluções Tecnológicas Avançadas para a Gestão (Monitorização e Manutenção) do Transporte Ferroviário (de Mercadorias), visando o aumento da capacidade do Sistema Ferroviário nacional e internacional.

     

    O presente projeto, dinamizado pela Plataforma Ferroviária Portuguesa (entidade agregadora do setor ferroviário português e dinamizadora do cluster) e liderado pela EFACEC - Engenharia e Sistemas, SA (um dos principais players, dinamizadores e agregadores [da cadeia de valor] do tecido empresarial português neste setor e noutros, com relevância internacional e catalisador de internacionalização de empresas que lhe permitem desenvolver projetos e entregar soluções integradas), tem como principal objetivo a investigação, desenvolvimento e demonstração de soluções Tecnológicas Avançadas para a Gestão (Monitorização e Manutenção) do Transporte Ferroviário.

    Visando um aumento da capacidade do Sistema Ferroviário, com efeitos positivos a nível sua eficiência, disponibilidade, índices de qualidade, e atratividade para novos utilizadores, o conjunto de produtos e serviços a desenvolver focar-se-ão na utilização das tecnologias da Informação e Comunicação e pelo desenvolvimento de novos materiais eco-sustentáveis e com melhores características, além de diferentes componentes, ferramentas e sistemas, a ser testados em material circulante e infraestruturas reais, que estejam orientados para a sustentabilidade económica e ecológica do sistema ferroviário, maior segurança, e redução de custos operacionais e de manutenção.

    Embora o foco do presente projeto esteja na rede ferroviária portuguesa, os seus resultados serão transacionáveis para outros países, podendo também contribuir para o aumento da capacidade dos seus sistemas ferroviários, e até para outros mercados além do ferroviário, traduzindo-se num aumento da exportação da tecnologia nacional.

     

    + info:

    https://www.mcg.pt/investigacao-e-desenvolvimento/ferrovia-4-0-2/?lang=pt-pt

    https://www.inegi.pt/pt/noticias/solucoes-tecnologicas-avancadas-para-melhorar-capacidade-operacional-sustentabilidade-seguranca-e-competitividade-dos-sistemas-ferroviarios/?fp

  • REV@CONSTRUCTION

    Projetos Aprovados - ISEL Participante - 2020

    Cofinanciado por:

     

    Project Acronym: REV@CONSTRUCTION

    Project Name: Digital Construction Revolution

    Activity years: 2020-2023

    Funding: FEDER através  do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e do  Programa Operacional Regional do Alentejo; Programa Operacional Regional de Lisboa - PROGRAMAS MOBILIZADORES

    Topic: Cluster AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção

    Budget: 4 699 767,62 €

    Reference: POCI-01-0247-FEDER-046123

    Host Institution: Teixeira Duarte – Engenharia e Construções S.A.

    Partners: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência (INESC TEC); BIMMS, Lda; Casais – Engenharia e Construção, S.A.; Universidade do Minho; Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.; Infraestruturas de Portugal, S.A.; Increase Estimate, Lda; ENGEXPOR – Consultores de Engenharia, S.A.; Instituto Português da Qualidade (IPQ); Instituto Superior Técnico (IST); Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; A400 – Projetistas e Consultores de Engenharia, LDA; Mota – Engil, Engenharia e Construção, S.A.; 3MAPS – Sistemas de Gestão, Lda; Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL); Associação BUILT COLAB – Colaborative Laboratory for the Future Built Enviranment; ACPMR; Associação Cluster Portugal Mineral Resources; OUZO Engenharia, Unipessoal, Lda; Instituto da Construção (IC); COBA – Consultores de Engenharia e Ambiente, S.A.; FASE – Estudos e Projectos, S.A.; Adão da Fonseca – Engenheiros Consultores, Lda; André Brito Caiado – Arquitetura, Lda.

     

    Researchers (ISEL):

    Professor Doutor António Serrador

    antonio.serrador@isel.pt

    https://orcid.org/0000-0002-7554-3312

    Professor Doutor Artur Ferreira

    artur.ferreira@isel.pt

    Ciência ID: 091A-96FB-A88C

    Professor Doutor Carlos Gonçalves

    carlos.goncalves@isel.pt

    Professor Doutor José Simão

    jose.simao@isel.pt

    Ciência ID: 5413-C0FA-7557

    Professor Doutor José Sobral

    jose.sobral@isel.pt

    Ciência ID: DF1D-E105-5AC6

    Professora Doutora Matilde Pato

    matilde.pato@isel.pt

    Ciência ID: FA11-8E2D-DC05

     

    Professor Nuno Cota

    nuno.cota@isel.pt

    https://orcid.org/0000-0001-7023-7044

    Nuno Cruz

    nuno.cruz@isel.pt

    https://orcid.org/0000-0001-8570-8670

    Professor Doutor Nuno Datia

    nuno.datia@isel.pt

    https://orcid.org/0000-0003-1600-0227

    Professor Doutor Paulo Mendes

    paulo.mendes@isel.pt

    Ciência ID: 8516-1F7F-1528

    Professor Doutor Pedro Vieira

    pedro.vieira@isel.pt

    Ciência ID: 071B-9A70-15B8

    Professor Doutor Tiago Dias

    tiago.dias@isel.pt

    Ciência ID: E21C-1E42-EE73

     

     

    Description:

    O REV@CONSTRUCTION é um projeto mobilizador, agregador e inclusivo do setor AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), que conta com grandes empresas, PME e representantes da comunidade científica para responder aos desafios atuais do setor e aumentar a sua produtividade e competitividade. O projeto propõe uma abordagem transversal a toda a indústria da construção, estando sustentado em pilares fundamentais da Investigação e do Desenvolvimento: uma abordagem metodológica consistente, parceiros com conhecimento técnico-científico reconhecido e complementar, uma gestão e coordenação integradora e uma forte ligação à indústria, capaz de garantir a adequada especificação dos problemas e um desenvolvimento orientado para as necessidades reais. O motor dessa I&D será o desenvolvimento de diversas ferramentas digitais ligadas a aspetos fundamentais da indústria, desde o BIM até ao betão e aos pavimentos, bem como apoiando as análises de ciclo de vida das obras. Estas ferramentas serão desenvolvidas recorrendo a investigação em áreas digitais de ponta como a realidade aumentada, o blockchain, a sensorização, a  IoT, entre outras. Para que esta transformação seja sustentada, irá ser desenvolvida toda uma estrutura transversal ao setor, que tratará de desenvolver, digitalizar e integrar as necessárias bases da indústria, como as bibliotecas de objetos BIM, as bases de dados de custos e a própria plataforma que suportará as ferramentas desenvolvidas no âmbito do REV@CONSTRUCTION e as que o serão no futuro, onde se espera que o setor AEC se mobilize em torno desta Revolução Digital. O sucesso do Projeto será assegurado pela forte ligação existente entre as importantes entidades de I&D que nele participam e os representantes da indústria, entre os quais se encontram, lado a lado, os gigantes da construção nacional e as mais inovadoras PME. O consórcio está certo de que esta iniciativa integradora, transversal e estruturante terá o efeito mobilizador essencial para um dos setores económicos nacionais mais importantes.

     

    + info:

    https://irp.cdn-website.com/45e83b5b/files/uploaded/POCI-01-0247-FEDER-046123.pdf

     

  • AI4GREEN

    Projetos Aprovados - ISEL Participante - 2020

    Cofinanciado por:

     

     

    Project Acronym: AI4GREEN

    Project Name: Artificial Intelligence for Green Networks

    Activity years: 2020-2023

    Funding: FEDER através  do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, Programa Operacional Regional de Lisboa – Projetos de I&D Industrial à Escala Europeia

    Topic: Eficiência energética e utilização final de energia / Telecomunicações e Infraestruturas

    Budget: 118 356,91 €

    Reference: POCI-01-0247-FEDER-046555

    Host Institution: CELFINET – Consultoria em Telecomunicações, S.A.

    Partners: ALLBESMART, LDA, ISEL-Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Tecnologia.

    Researchers (ISEL):

    Professor Doutor Pedro Vieira

    pedro.vieira@isel.pt

    Ciência ID: 071B-9A70-15B8

     

    Description:

    O projeto CELTIC AI4GREEN tem como objetivo estudar novos modelos de negócio em redes móveis, não apenas

    para melhorar a conectividade, mas também para construir soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA), tais

    como a energia como serviço, Conectivity Market Places e Smart Cities.

     

    The proposed AI4GREEN (Artificial Intelligence for Green Networks) project is the national component of a broader project, approved by the EUREKA program CELTIC NEXT (Cooperation for an European sustained Leadership in Telecommunications). It aims at the development of ideas and algorithms linked to artificial intelligence and that leads to the development of energy efficient and environmentally friendly mobile networks (green networks).

     

    + info:

     https://www.celticnext.eu/running-projects/

  • PLANO-A-SAÚDE-C19

    Projetos Aprovados - ISEL Participante - 2020

    Cofinanciado por:

     

    Project Acronym: PLANO-A-SAÚDE-C19

    Project Name: Plataforma Nacional de Observação e Monitorização da Saúde para doenças crónicas e Covid-19

    Activity years: 2020-2021

    Funding: FEDER através  do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e do  Programa Operacional Regional do Alentejo; Programa Operacional Regional de Lisboa - PROJETOS DE I&DT EMPRESAS - COVID-19 (I&D Empresas e Infraestruturas de Ensaio e Otimização)

    Topic: TIC aplicadas à Saúde; Tecnologias avançadas aplicadas à Saúde

    Global Budget: 338 585,04€

    Reference: LISBOA-01-02B7-FEDER-070271/ ALT20-03-02B7-FEDER-070271

    Host Institution: WEGENBLOCK, LDA

    Partners: Universidade Nova de Lisboa (NOVA IMS), Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e P. E.,. Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior CRL, ISEL-Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; AR Telecom - Acessos e Redes de

    Telecomunicações, S.A; IP Telecom, Serviços de Telecomunicações S.A., Universidad de Burgos (Espanha).

    Researchers (ISEL):

    Professora Doutora Matilde Pato

    matilde.pato@isel.pt

    Ciência ID: FA11-8E2D-DC05

    Nuno Cruz

    nuno.cruz@isel.pt

    https://orcid.org/0000-0001-8570-8670

    Professor Doutor Carlos Mendes

    carlos.mendes@isel.pt  

    https://orcid.org/0000-0003-1406-4761

    Bolseiro de Investigação Engº Nuno Miguel Simões Gomes

    Professor Doutor Nuno Datia

    nuno.datia@isel.pt

    https://orcid.org/0000-0003-1600-0227

    Professor Doutor António Serrador

    antónio.serrador@isel.pt

    https://orcid.org/0000-0002-7554-3312

    Professor Doutor José Simão

    jose.simao@isel.pt

    Ciência ID: 5413-C0FA-7557

     

     

    Description:

    Este projeto tem como objetivos desenvolver, pilotar e avaliar a plataforma PLANO-A-SAÚDE-C19, que agrega a visão de entidades do meio académico-científico, serviços de saúde e tecnologia, numa solução para acompanhamento 24/7 à distância a doentes com COVID-19 e comorbilidades e doenças crónicas.

     

    “Com o advento da COVID-19, tornou-se ainda mais imperativo diagnosticar, tratar e acompanhar doentes através da telessaúde, minimizando a deslocação de cidadãos a instituições de saúde, mantendo o continuum de cuidados e melhorando a qualidade dos serviços prestada pelo SNS. Em termos tecnológicos, a evolução natural passa por aumentar a utilização de vários canais digitais, começando por otimizar a partilha de informação em tempo útil entre os cidadãos com doença e os vários agentes da saúde através de interfaces digitais mais avançadas, e novas ferramentas de apoio ao diagnóstico e decisão para os médicos e profissionais da saúde. É com este intuito que o PLANO-A-SAÚDE-C19 se desenvolve.

     

    O mapeamento das necessidades e requisitos de médicos e cidadãos com patologia que podem ser servidos pela plataforma foi feito por ULSBA e EM, instituições que prestam cuidados de saúde nestas áreas. O desenho e arquitetura da plataforma foi elaborado em consórcio entre a GS, ISEL, NOVA IMS, EM e ULSBA. A plataforma integra componentes desenhados para dar suporte às atividades do processo de acompanhamento em ambulatório.

     

    A solução permitirá também que os doentes tenham um papel mais ativo em vários processos de decisão, estando mais envolvidos no controlo da sua doença e relacionando-se de forma mais eficaz e próxima com os seus médicos e Unidades de Saúde”.

    in: https://novacidade.pt/projetos/inteligencia-territorial/

     

    + info:

    https://novacidade.pt/projetos/inteligencia-territorial/

    http://planoa.iupi.agency/projecto/

Projetos Aprovados - 2019

 

ISEL Proponente

  • Clean Forest

    Cofinanciado por:

                          

    Concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no Âmbito da Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – 2018 | 2018 SR&TD Projects Forest Fire Prevention

    Identificação do Projeto

    Código do Concurso: Projetos de IC&DT Prevenção e Combate de Incêndios Florestais – 2018

    Designação da Operação: Gestão e valorização dos resíduos florestais na perspectiva dupla da prevenção de incêndios e na produção de bioenergia sustentável e competitiva para as regiões do interior/ Management and valorisation of forest residues regarding the prevention of fires and also the production of sustainable and competitive bioenergy for inland regions

    Código Universal: PCIF/GVB/0167/2018

    Entidade Beneficiária: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)

    Entidades Parceiras: Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento (IST-ID)/ Instituto Superior de Agronomia (ISA/ULisboa) - Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA/IST) e Centro de Estudos Florestais (CEF/ISA/ULisboa).

    Período de Execução previsto: 01-01-2020 e 31-12-2022

    Investimento Global: 298.527,50€

    Financiamento: 258.527,50€

    Entidade Financiadora: FCT por via exclusiva do Orçamento do Estado (100%)

    Área Científica Principal: Educação – Engenharia Química

    Investigador Responsável: Professor DoutorJoão Fernando Pereira Gomes (ISEL – ADEQ)

    Principais objetivos, atividades e resultados esperados:

    O objetivo principal deste projeto é valorizar os resíduos florestais de biomassa existentes nas florestas que não são limpas pelos proprietários, em bioenergia, especificamente, na produção de biocombustíveis sintéticos de 2.ª geração, como, por exemplo, biogás (metano), biometanol, bio-DME, etc., dependendo das condições operatórias do processo reacional, como a temperatura, pressão e catalisador heterogéneo utilizados. A valorização do potencial energético existente na biomassa lignocelulósica dos resíduos florestais favorece claramente a redução da probabilidade de ocorrerem incêndios florestais, com a limpeza das matas desses mesmos resíduos, porque os mesmos constituem uma elevada carga combustível que, em tempo quente e seco, só espera por uma fonte de ignição para ocorrer combustão desta matéria orgânica, propagando-se depois a uma velocidade considerável se as condições de velocidade e direção do vento forem significativas. A limpeza das florestas através da remoção destes resíduos florestais trará benefícios para os ecossistemas da floresta, preservando-os como fonte essencial de captura de dióxido de carbono e libertação de oxigénio e, por outro lado, incute dinamismo económico nestas regiões do interior, mais desfavorecidas e isoladas de Portugal, permitindo de alguma forma, contribuir para a minimização da desertificação destes territórios. O biogás produzido pode ser valorizado através da sua queima, originando calor e/ou eletricidade para essas regiões, para fins domésticos/industriais, utilizando por exemplo, motores de cogeração.

    ISA terá aqui um papel fundamental em alcançar os objetivos do projeto, através da determinação da disponibilidade da biomassa das espécies florestais Acácias e outras, em diferentes regiões do país, recolhendo-a e, posteriormente, avaliar os efeitos potenciais da remoção destas espécies do ecossistema florestal, mantendo a sua sustentabilidade e, promovendo a redução significativa de incêndios florestais.

    Após a remoção dos resíduos florestais, a biomassa recolhida é seca, triturada para reduzir a sua granulometria e, depois é liquefeita a temperaturas compreendidas entre os 100-200 ºC. Seguidamente, usando a tecnologia GreenSynFuel, patenteada pela empresa nacional GSyF e aplicando o conceito de “Electrocracking”, esta biomassa liquefeita é misturada numa determinada proporção com uma solução aquosa alcalina, designada de eletrólito, com elevada condutividade, num eletrolisador (reator eletroquímico onde ocorre o processo de eletrólise da água com fonte de carbono), utilizando também um catalisador potencial, de maneira a produzir nesse processo, a libertação de gás de síntese, que é um gás combustível, constituído essencialmente por CO, H2 e CO2. Numa segunda etapa reacional, o gás de síntese produzido é depois transformado em biocombustíveis sintéticos, num reator catalítico tubular. Todo o processo é relativamente fácil de ser implementado e, energeticamente, implica uma redução significativa de custos em comparação com os processos clássicos termoquímicos de pirólise/gaseificação, uma vez que, estes mesmos processos termoquímicos operam a temperaturas superiores a 500 ºC e com significativas pressões, enquanto que, esta tecnologia que será aplicada neste processo na valorização dos resíduos florestais, trabalha com temperaturas não superiores a 70ºC e com 4 bares de pressão, no máximo. Para além disso, o input energético que é necessário fornecer ao processo de eletrólise pode ser proveniente de uma fonte energética renovável, como é o caso da energia solar, utilizando painéis fotovoltaicos.

    Na produção do biogás no reator catalítico, existe uma outra mais-valia processual, que reside no fato de ocorrer a coprodução de água do processo de Sabatier, à pressão atmosférica e, com um catalisador sólido de elevada seletividade. A água é depois arrefecida e condensada num condensador e, após um processo de purificação com filtração/adsorção em carvão ativado, é possível de produzir água purificada, necessária para abastecer populações isoladas das regiões do interior do país.

    Está previsto neste projeto, uma tarefa específica que fará a integração energética do processo como um todo, reduzindo e otimizando os custos com energia, utilizando igualmente recursos energéticos renováveis, como a luz solar e a biomassa florestal dos resíduos florestais, que contém compostos lignocelulósicos, como a lignina e a celulose. Está previsto também efetuar uma análise económica e ambiental, recorrendo igualmente à ferramenta de análise de ciclo de vida, de maneira a justificar as mais valias-económicas do processo e a inventariar os impactes ambientais associados, negativos e positivos.

    Finalmente, espera-se que seja possível sintetizar, num reator de pirólise, novos bio óleos produzidos a partir dos resíduos sólidos florestais lignocelulósicos, os quais poderão ter diversas aplicações na indústria química, como fonte de
    matéria-prima, aplicando o conceito de biorefinaria.

    -------------------------

    The aim of this project is to valorize forest biomass wastes into bioenergy, more precisely, production of 2nd generation synthetic biofuels, such as, biogas, biomethanol, bio-DME, etc., depending on process operating conditions, such as, pressure, temperature and type of solid catalyst used. The valorization of potential forest wastes biomass enhances the reduction of probability of occurrence of forest fires and, presents a major value for local communities, especially, in rural populations. Biogas produced can be burned as biofuel to produce heat and/or electricity, for instance, in cogeneration engines applied for domestic/industrial purposes.

    ISA partner will have a major role to achieve the project purposes, regarding the determination of biomass availability of the Acacias species on different geographical sites in Portugal, collecting, also, that specific type of biomass and, evaluate the effect of Acacias species and others removal upon the ecosystem sustainability and in the wildfire’s prevention.

    After the removal of forest wastes from the forest territory, this biomass is dried, grounded to reduce its granulometry and liquefied at temperatures between 100-200 ºC. Then, using the electrocracking technology, patented by GSyF company, this liquefied biomass is mixed with an alkaline aqueous electrolyte located in an electrolyser (electrochemical reactor which performs an electrolysis process), using a potential catalyst, in order to produce syngas (fuel gas, mainly composed by CO, H2 and CO2). In a second reaction step, this syngas produced can be valorized in the production of synthetic biofuels, in a tubular catalytic reactor.

    The whole process is easy to implement and energetically, shows significative less costs than the conventional process of syngas gasification, as the energy input in conventional pyrolysis/gasification process is higher than 500 ºC, with higher pressures, while, in the electrochemical process, applied in this project, the temperatures are not higher than 70 ºC, with 4 bars of pressure, at maximum. Besides that, the input of energy necessary to promote the electrolysis process can be achieved with solar energy, using a photovoltaic panel.

    The patent holder of this process regarding the electrocracking technology is GSyF, a small industrial company which works with project partners (ISEL and IST-ID) since 2014 and, already constructed a electrolyser prototype at pilot scale, of 1 kW power, located at ISEL. The full concept was already tested, with a small lab prototype locate at ISEL facilities.

    In the production of biogas in the catalytic reactor, there is another major value from this process, which is the co-production of water, as Sabatier reaction converts CO2 and H2 into biomethane (CH4) and steam water, at atmospheric pressure, with 300 ºC of temperature, maximum, with a high selective solid catalyst. The water can be cooled down and condensed until achieving the liquid state and, after a purification process, namely, filtration with activated carbon, it’s possible to produce purified water, necessary to supply isolated populations, for use in agriculture, irrigation, etc.

    The project includes a specific task to perform, by simulation process tools, the energetic integration of all process, reducing the energy costs, and using several renewable energetic sources, like solar energy and biomass, from the valorization of forest solid wastes, which contains ligno-cellulosic compounds, like, lignin and cellulose. It’s previewed, also, to perform an economic and environmental analysis, using LCA (Life Cycle Assessment) tool, in order to show the economic benefits, the reducing costs, the minimization of negative environmental impacts and the increase of positive ones.

    The project will involve three higher education institutions (two universities and one polytechnic engineering school (ISEL) and, it will involve also, GSyF company, which will work together, which its happened so far and, in the biomass liquefaction process. It’s possible that a national major cement producer will also collaborate in this project, by means of IST-ID.

    Finally, regarding task 4, it’s expected to produce a new bio-oil from this kind of biomass, with properties more closer to a fossil fuel than wood bio-oils, which can be used as a fuel or as a diolefins/olefins source and, also, to produce, from forest biomass wastes, pyrolytic bio-oils with complementary properties and valorised characteristics. This can be used in wood treatment or as a phenol source, for several industrial applications. A new and valorised application can be found for forest biomass wastes, which can be incorporated in the biorefinery concept.

 
ISEL Participante

  • C-Streets

    Projetos Aprovados - ISEL Participante - 2019

    Cofinanciado por:

     

    Projeto: C-Streets

    Designação da Operação: Cooperative Streets

    Código Universal: Agreement No. INEA/CEF/TRAN/M2018//1796634

    Entidade Beneficiária: IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes I.P.

    Entidades Parceiras: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e outras 23 entidades

    Período de Execução: 2019-01-01 a 2023-12-31

    Investimento Global: 31.410.086,00€

    Financiamento: 15.705.043,00€/ ISEL: 315.000,00€

    Entidade Financiadora: União Europeia (cofinanciado pelo mecanismo Interligar a Europa)

    Área Científica Principal: Engenharia Electrónica e Telecomunicações e de Computadores

    Investigador Responsável (ISEL): Professor Doutor António João Nunes Serrador (ADEETC)

    (antonio.serrador@isel.pt)

    Principais objetivos, atividades e resultados esperados:

    O Projeto Português Cooperative Streets (C-Streets), desenvolvido entre 2019 e 2023, conta com um investimento total de 31.410.086€, financiado a 50% pelo Mecanismo Conectar a Europa (CEF).

    O Acordo de Subvenção, no valor de 15.705.043€, foi assinado a 06 de junho de 2019 em Eindhoven com a Agência de Execução para a Inovação e as Redes (INEA).

    O Projeto pretende implementar pilotos no âmbito dos serviços cooperativos de sistemas de transporte inteligentes (C-ITS) em várias áreas urbanas e metropolitanas que alimentam a rede transeuropeia de transportes (TEN-T), dando continuidade ao âmbito do projeto C-Roads Portugal.

    O projeto C-Roads Portugal, por sua vez, visa a implementação harmonizada dos serviços C-ITS, em várias seções da rede core nacional, bem como nos seus dois nós urbanos - Lisboa e Porto.

    Este projeto está integrado na Plataforma Europeia C-ROADS.

    São objetivos do C-Streets: i) segurança rodoviária, nomeadamente redução de acidentes e incidentes; ii) promoção da coesão territorial, fazendo a ligação entre grandes áreas urbanas e metropolitanas ao longo da rede Core nacional e iii) promoção da descarbonização, promovendo o uso do transporte público e de soluções de “mobilidade como um serviço” (MaaS).

    O C-Streets inclui também a definição da estrutura digital de dados de transporte em Portugal, estabelecendo assim os princípios fundamentais de ação: i) multimodalidade, ii) interoperabilidade, iii) partilha de dados, iv) reutilização de dados (dados estáticos como linha de base, progredindo em direção a dados dinâmicos), v) digitalização da rede de transporte (camada física e digital), vi) preparação das infraestruturas rodoviárias, com enfoque no meio urbano para os serviços C-ITS de Dia 2.

    O Ponto de Acesso Nacional (NAP), a ser criado no âmbito dos Projetos C-ROADS Portugal e Cooperative Streets, fará assim a ligação da camada digital (informações de tráfego e multimodalidade), com a camada física (infraestruturas), dando assim cumprimento ao preconizado na Diretiva 2010/40/EU – Diretiva ITS, bem como aos vários Regulamentos Delegados.

    As Entidades implementadoras do C-Streets são:

    Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.; - Coordenação do Projeto; Área Metropolitana do Porto; Associação Porto Digital; Associação TRANSPORLIS - Associação para a Exploração e Gestão dos Serviços de Informação das Viagens Multimodais da Área Metropolitana de Lisboa;

    BGI - Brisa Gestão de Infraestruturas; Brisa Concessão Rodoviária, SA (BCR); Câmara Municipal de Cascais; Câmara Municipal de Gondomar; Câmara Municipal de Lisboa; Câmara Municipal de Loulé; Câmara Municipal de Matosinhos; Câmara Municipal de Santo Tirso; Câmara Municipal de Valongo; Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia; Câmara Municipal de Viseu; Câmara Municipal do Porto; CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento; Companhia Carris de Ferro de Lisboa, E.M., S.A.; EMEL – Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa, E.E.M.; GMVIS Skysoft, S.A.; Infraestruturas de Portugal, I.P.; ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa;

    Município da Trofa; Município de Lousada; Quadrilátero - Associação de Municípios de Fins Específicos Quadrilátero Urbano; Siemens Mobility, Unipessoal Lda.; Via Verde Serviços (VVS).

    A Agência de Execução para a Inovação e as Redes (INEA) gere as infraestruturas e os programas da UE nos domínios dos transportes, da energia e das telecomunicações e foi criada pela Comissão Europeia em 2014 para implementar, entre outros, o programa CEF.

    Este Acordo de subvenção, integra um conjunto de projetos aprovados pela Comissão Europeia, ao abrigo do programa CEF, e que foram igualmente assinados por outros Estados Membros, no dia 6 de junho, durante o 13.º Congresso Europeu ITS - Eindhoven.

     

    + info:

    https://www.c-roads.eu/fileadmin/user_upload/media/Dokumente/C-Roads_Brochure_2021_final_2.pdf

    http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/portugal-assina-acordo-subvencao-06062019.aspx

    https://www.c-roads.eu/pilots/core-members/portugal/Partner/project/show/test-project-7.html

  • BlueSafePort

    DIRECÇÃO-GERAL DE POLÍTICA DO MAR

    Identificação do Projeto

     

    Código do Concurso: EDITAL N.º 4/2017, REF.ª FA_04_2017_016, Tipologia D) Segurança Marítima

    Designação da Operação: BlueSafePort - Sistema de segurança para navios em manobra e amarrados em portos | BblueSafePort - Safety system for maneuvering and moored ships in ports

    Código Universal: -

    Entidade Beneficiária: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.

    Entidades Parceiras: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Superior Técnico e Administração dos Portos de Sines e Algarve, S.A.

    Data de Decisão: 2019-04-16

    Período de Execução previsto: 2019-06-01 e 2021-05-31

    Investimento Global: 215.639,56€

    Montante Elegível: 213.674,33€

    Financiamento/Incentivo: 192.306,89€

    Entidade Financiadora: DGPM/Fundo Azul

    Área Científica Principal: Engenharia Civil

    Investigador Responsável do Projeto/ISEL: Professor Doutor João Alfredo Ferreira dos Santos (ADEC)

    Principais objetivos, atividades e resultados esperados:

    Neste projeto, pretende-se desenvolver um sistema (em plataformas web e móvel) para a previsão e alerta de situações de emergências relacionadas com a navegação, manobras de atracagem e de amarração em zonas portuárias. Mais concretamente pretende-se desenvolver um sistema que permita prever, com alguns dias de antecedência, a agitação marítima num dado porto e as consequências dessa agitação marítima para os navios que entrarão no porto ou para os navios que se encontram acostados e amarrados no seu interior. Essas consequências referem-se a movimentos dos navios e/ou a esforços nos sistemas de amarração. Se essas consequências corresponderem a situações de emergência, o próprio sistema alertará as autoridades responsáveis de modo a que estas atempadamente procedam a medidas de mitigação a fim de evitar acidentes e reduzir perdas económicas.

    Para além de um sistema de segurança, este será também um sistema de apoio à decisão e uma ferramenta informática para monitorização e otimização de operações marítimas em ambiente portuário como, por exemplo, sistemas de otimização de definição de rotas, acostagem e amarração.

    O objetivo final é reduzir a vulnerabilidade dos portos, aumentando sua capacidade de planeamento e respostas eficientes a situações de emergência.

    Pretende desenvolver-se uma nova plataforma tecnológica de informação e comunicação para ajudar as autoridades portuárias a antecipar situações de emergência e a coordenar medidas a fim de evitar acidentes e reduzir perdas económicas. O produto resultante será um sistema de monitorização, previsão e alerta de situações que ponham em causa a segurança dos navios em manobra e amarrados.

    Este será um sistema de informação web e móvel inovador, interativo, flexível, escalável e de fácil utilização que pode ser adaptado às necessidades dos diversos stakeholders portuários.

    Pretende-se que deste trabalho resulte:

    1. Uma infraestrutura digital integrada que inclui programas de software, uma rede de hardware de servidores e computadores;

    2. Uma aplicação web e móvel.

    Tal ferramenta de apoio à decisão constituirá também um serviço de valor acrescentado para os portos podendo ser um fator diferenciador em termos de competitividade e consequente crescimento económico.

    O sistema será aplicado e validado para um caso de estudo (Porto de Sines) e facilmente adaptável a outros portos, tendo o potencial de ser otimizado continuamente. Todos os eventos reportados e/ou medidos servirão de experiência de aprendizagem e os dados registados podem ser usados para melhorar os modelos de previsão, ajustar o posicionamento dos sensores e fornecer informações sobre as causas, a evolução e a frequência de eventos como rebentamento de cabos, movimentos excessivos dos navios, desvios nas rotas traçadas, etc.

  • CISROBCLE

    Identificação do Projeto

    Código do Concurso: SI-47-2017-30

    Designação da Operação: CISROBCLE - Desenvolvimento de um sistema robótico inteligente para a lavagem de cisternas

    Código Universal: LISBOA-01-0247-FEDER-039764

    Entidade Beneficiária: CARMONA – Sociedade de Limpeza e Tratamento de Combustíveis S.A.

    Entidade Parceira: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)

    Data de Decisão: 2019-11-11

    Período de Execução previsto: 2020-02-01 e 2023-01-31

    Investimento Global: 688.675,82€ (ISEL: 254.537,11€)

    Montante Elegível: 683.148,82€ (ISEL: 253.537,04€)

    Financiamento/Incentivo (40%): 273.259,53€ (ISEL: 101.414,82€)

    Entidade Financiadora: FEDER

    Área Científica Principal: Engenharia Mecânica (ADEM)

    Investigador Responsável do Projeto/ISEL: Professor Doutor João Manuel Ferreira Calado

    Equipa de Investigadores do Projeto/ISEL: Professor Doutor Fernando Paulo Neves da Fonseca Carreira; Professor Doutor Francisco Mateus Marnoto de Oliveira Campos; Professor Doutor Mário José Gonçalves Cavaco Mendes.

    Principais objetivos, atividades e resultados esperados:

    1. Tecnologias de produção e indústria de Processo

    I. O projeto envolve o desenvolvimento de um sistema automatizado para a lavagem e inspeção de cisternas, envolvendo a investigação em torno dos domínios de automação, robótica e tecnologias de visão computacional;

    II. O sistema a desenvolver terá como principais benefícios garantir maior segurança, qualidade e eficiência do processo de lavagem de cisternas, contribuindo para a redução dos custos e aumento da rentabilidade dos processos;

    III. Um dos principais objetivos da solução CISROBCLE será eliminar a entrada de operadores no interior da cisterna, com vista a promover maior proteção e segurança dos operadores, durante este procedimento, contribuindo para gerar locais de trabalho seguros.

    Ainda no contexto do domínio das Fábricas do Futuro e tecnologias avançadas, interessa também destacar o enquadramento do projeto no domínio das tecnologias de informação comunicação (TIC) aplicadas ao processo produtivo. O projeto encontra-se alinhado com esta linha de atuação, na medida em que irá envolver o desenvolvimento de uma plataforma de gestão remota, para avaliação e monitorização da qualidade de lavagem das cisternas em tempo real, permitindo ao operador controlar e analisar os dados, sem estar presente no local. Este desenvolvimento irá conferir uma elevada flexibilidade e versatilidade do sistema, características únicas e diferenciadoras, face às soluções existentes no mercado.

    Por outro lado, ainda no domínio das tecnologias de produção, interessa referir a tendência no desenvolvimento de processos industriais que visam economizar o consumo de recursos. Neste contexto, destaca-se o desenvolvimento de sistemas industriais a nível tecnológico, envolvendo novas soluções que aumentem a inteligência dos processos e a sua inserção em cadeias mais vastas e eficientes a nível territorial e intersectorial. É precisamente neste âmbito que se insere a solução alvo proposta no projeto, ao nível do desenvolvimento de um sistema inteligente e automatizado, que irá permitir uma gestão mais eficiente dos recursos consumidos durante o processo de lavagem de cisternas, especificamente o recurso água, bem como, contribuir para a redução dos desperdícios gerados em termos de consumíveis e tratamento de efluentes de lavagem.

    Em suma, o presente projeto contribui para promover o setor da indústria de processo e mercados globais, contribuindo igualmente para o desenvolvimento de base tecnológica do país, de modo a responder a tecnologias de processos tecnologicamente avançadas e mais eficientes, tendo e vista criar oportunidades para os setores em questão. Neste contexto, destaca-se o alinhamento do projeto aos conceitos e objetivos do setor da indústria 4.0, através do desenvolvimento de sistemas de comunicação e com capacidade de se interconectarem entre si.

    2. Água e ambiente

    A água é um dos setores simultaneamente mais complexos e (também por isso) mais desafiantes em termos de potencial da investigação e da inovação para a resposta a problemas e para o aproveitamento de oportunidades. Neste contexto, perspetivam-se as seguintes prioridades para este sub-tema:

    - Tecnologias para tratamento, valorização, redução, reutilização e reciclagem de água;

    - Métodos, metodologias e modelos que promovam a eficiência do uso, a redução da procura e a equidade de acesso à água.

    Os processos de lavagens de cisterna atualmente existentes utilizam uma grande quantidade de água. Ou seja, dependendo da tipologia do produto transportado, cada lavagem pode consumir entre cerca de 2000 a 6000 litros, dos quais uma quantidade significativa se deve a ineficiências no processo. O presente projeto visa contribuir para uma redução dos desperdícios gerados, através do desenvolvimento de um sistema automático que consiga operar com base em diferentes perfis de lavagem, de acordo com a tipologia do produto transportado, prevendo-se que possa contribuir para uma redução do consumo de água e produtos químicos, em pelo menos 25%.

    É, assim, possível concluir que o projeto apresentado se enquadra na linha do desenvolvimento de novas soluções e tecnologia ambientais para a gestão mais eficiente dos recursos hídricos. Neste contexto, e como forma de potenciar esta gestão do consumo de água e compostos químicos, a integração de um sistema de aferição do procedimento de lavagem, revela-se promissor para efeitos de monitorização do sistema de lavagem.

    3. Transporte, mobilidade e logística

    De acordo com os dados do INE, o modo rodoviário é o mais utilizado na União Europeia para o transporte de mercadorias. Atualmente, mais de 75% do transporte de matérias-primas, produtos químicos líquidos e combustíveis na europa é efetuado por via rodoviária, através de camiões cisterna.

    No âmbito da cadeia de valor do transporte de mercadorias, encontra-se o processo de lavagem de cisternas e contentores. De facto, as imposições ambientais e de qualidade exigidas para a circulação deste tipo de transporte, obrigam a que após cada descarga, as cisternas sejam lavadas, sendo a realização destas operações acompanhadas pela emissão do respetivo certificado de lavagem, de acordo com as normas internacionais.

    Esta atividade de lavagem constitui uma atividade de suporte ao sistema logístico dos transportes de mercadorias, assumindo, assim, extrema relevância na cadeia de valor associada aos produtos químicos, produtos alimentares e outros.

    O presente projeto, ao visar o desenvolvimento de um novo sistema robótico inteligente para a lavagem interior de camiões-cisterna, terá um impacto significativo no processo, nomeadamente ao nível da:

    - Qualidade: a solução CISROCLE irá permitir reduzir a ineficiência da lavagem dos pontos mortos, e como consequência, os problemas de contaminação. Paralelamente, o sistema irá efetuar lavagem e inspeção simultânea do processo, possibilitando ajustar os programas de lavagem de acordo com o nível de sujidade do interior da cisterna.

    - Eficiência: a solução proposta irá automatizar o processo, permitindo reduzir o tempo de lavagem em cerca de 25%, o que irá proporcionar ganhos de eficiência.

    - Segurança: o sistema irá permitir eliminar a necessidade de intervenção humana no interior da cisterna, e com isso reduzir o risco de acidentes dos operadores envolvidos.

    Perante os fatores acima mencionados, o projeto irá apresentar um impacto importante no processo global da lavagem e monitorização do processo de lavagem que constitui uma atividade de suporte à atividade logística dos transportes.

  • C-Streets

    Projeto: C-Streets

    Designação da Operação: Cooperative Streets

    Código Universal: Agreement No. INEA/CEF/TRAN/M2018//1796634

    Entidade Beneficiária: IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes I.P.

    Entidades Parceiras: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e outras 23 entidades

    Período de Execução: 2019-01-01 a 2023-12-31

    Investimento Global: 31.410.086,00€

    Financiamento: 15.705.043,00€/ ISEL: 315.000,00€

    Entidade Financiadora: União Europeia (cofinanciado pelo mecanismo Interligar a Europa)

    Área Científica Principal: Engenharia Electrónica e Telecomunicações e de Computadores

    Investigador Responsável (ISEL): Professor Doutor António João Nunes Serrador (ADEETC)

    Principais objetivos, atividades e resultados esperados:

    O Projeto Português Cooperative Streets (C-Streets), desenvolvido entre 2019 e 2023, conta com um investimento total de 31.410.086€, financiado a 50% pelo Mecanismo Conectar a Europa (CEF).

    O Acordo de Subvenção, no valor de 15.705.043€, foi assinado a 06 de junho de 2019 em Eindhoven com a Agência de Execução para a Inovação e as Redes (INEA).

    O Projeto pretende implementar pilotos no âmbito dos serviços cooperativos de sistemas de transporte inteligentes (C-ITS) em várias áreas urbanas e metropolitanas que alimentam a rede transeuropeia de transportes (TEN-T), dando continuidade ao âmbito do projeto C-Roads Portugal.

    O projeto C-Roads Portugal, por sua vez, visa a implementação harmonizada dos serviços C-ITS, em várias seções da rede core nacional, bem como nos seus dois nós urbanos - Lisboa e Porto.

    Este projeto está integrado na Plataforma Europeia C-ROADS.

    São objetivos do C-Streets: i) segurança rodoviária, nomeadamente redução de acidentes e incidentes; ii) promoção da coesão territorial, fazendo a ligação entre grandes áreas urbanas e metropolitanas ao longo da rede Core nacional e iii) promoção da descarbonização, promovendo o uso do transporte público e de soluções de “mobilidade como um serviço” (MaaS).

    O C-Streets inclui também a definição da estrutura digital de dados de transporte em Portugal, estabelecendo assim os princípios fundamentais de ação: i) multimodalidade, ii) interoperabilidade, iii) partilha de dados, iv) reutilização de dados (dados estáticos como linha de base, progredindo em direção a dados dinâmicos), v) digitalização da rede de transporte (camada física e digital), vi) preparação das infraestruturas rodoviárias, com enfoque no meio urbano para os serviços C-ITS de Dia 2.

    O Ponto de Acesso Nacional (NAP), a ser criado no âmbito dos Projetos C-ROADS Portugal e Cooperative Streets, fará assim a ligação da camada digital (informações de tráfego e multimodalidade), com a camada física (infraestruturas), dando assim cumprimento ao preconizado na Diretiva 2010/40/EU – Diretiva ITS, bem como aos vários Regulamentos Delegados.

    As Entidades implementadoras do C-Streets são:

    Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.; - Coordenação do Projeto

    Área Metropolitana do Porto;

    Associação Porto Digital;

    Associação TRANSPORLIS - Associação para a Exploração e Gestão dos Serviços de Informação das Viagens Multimodais da Área Metropolitana de Lisboa;

    BGI - Brisa Gestão de Infraestruturas;

    Brisa Concessão Rodoviária, SA (BCR);

    Câmara Municipal de Cascais;

    Câmara Municipal de Gondomar;

    Câmara Municipal de Lisboa;

    Câmara Municipal de Loulé;

    Câmara Municipal de Matosinhos;

    Câmara Municipal de Santo Tirso;

    Câmara Municipal de Valongo;

    Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia;

    Câmara Municipal de Viseu;

    Câmara Municipal do Porto;

    CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento;

    Companhia Carris de Ferro de Lisboa, E.M., S.A.;

    EMEL – Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa, E.E.M.;

    GMVIS Skysoft, S.A.;

    Infraestruturas de Portugal, I.P.;

    ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa;

    Município da Trofa;

    Município de Lousada;

    Quadrilátero - Associação de Municípios de Fins Específicos Quadrilátero Urbano;

    Siemens Mobility, Unipessoal Lda.;

    Via Verde Serviços (VVS).

    A Agência de Execução para a Inovação e as Redes (INEA) gere as infraestruturas e os programas da UE nos domínios dos transportes, da energia e das telecomunicações e foi criada pela Comissão Europeia em 2014 para implementar, entre outros, o programa CEF.

    Este Acordo de subvenção, integra um conjunto de projetos aprovados pela Comissão Europeia, ao abrigo do programa CEF, e que foram igualmente assinados por outros Estados Membros, no dia 6 de junho, durante o 13.º Congresso Europeu ITS - Eindhoven.

    Portugal, nos últimos anos, tem vindo a assumir uma crescente relevância no domínio dos projetos europeus em ITS, e em maio de 2020, Lisboa irá acolher o 14º Congresso Europeu ITS.

     

    Hiperligações

    http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/portugal-assina-acordo-subvencao-06062019.aspx

    https://www.c-roads.eu/pilots/core-members/portugal/Partner/project/show/test-project-7.html

 

 Projetos Aprovados - 2018

 

ISEL Proponente

  • SIG@ISEL - Sistemas Integrados de Gestão do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

     

    Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública

    AVISO Nº 02/SAMA 2020/2017 – Operações de Capacitação (PI 11.1) da Administração Pública

    Identificação do Projeto

    Código do Concurso: POCI-62-2017-07

    Designação da Operação: SIG@ISEL - Sistemas Integrados de Gestão do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

    Código Universal: POCI-05-5762-FSE-000126

    Entidade Beneficiária: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)

    Data de Decisão: 28-09-2018

    Período de Execução previsto: 01-05-2018 e 30-04-2020

    Investimento Global: 356.581,08€

    Financiamento: 203.072,93€

    Entidade(s) Financiadora(s): Fundo Social Europeu

    Organismo Intermédio: Agência para a Modernização Administrativa, IP

    Área Científica Principal: Modernização e Capacitação da Administração Pública

    Investigador Responsável: Professor Doutor Pedro Manuel Fernandes Carvalho da Silva (Assessoria da Presidência)

    Principais objetivos, atividades e resultados esperados:

    A presente operação designa-se por “Sistemas Integrados de Gestão do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa” e possui o acrónimo SIG@ISEL. Este projeto contempla a desmaterialização e simplificação de processos e atividades relacionados com a área académica, de recursos humanos, de contabilidade e de gestão documental, bem como, a interoperabilidade entre as aplicações informáticas internas e outras externas.

  • RENEFUEL – Produção de Combustíveis Renováveis por Eletrólise de Água

    SAICT – SISTEMA DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

    AVISO N.º 02/SAICT/2016 (Projetos de IC&DT - Copromoção)

    Identificação do Projeto

    Código do Concurso: SAICT-45-2016-02

    Designação da Operação: RENEFUEL – Produção de Combustíveis Renováveis por Eletrólise de Água

    Código Universal: LISBOA-01-0145-FEDER-023470

    Entidade Beneficiária: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)

    Entidades Parceiras: Instituto Politécnico de Setúbal; GSYF – Equipamentos para Energia, Lda.

    Data de Decisão: 2017-07-07

    Período de Execução previsto: 2017-10-01 e 2019-04-01

    Investimento Global: 145.976,69€

    Financiamento: 122.960,94€

    Entidade(s) Financiadora(s): FEDER (40%)/FCT (45%)

    Área Científica Principal: Educação – Engenharia Química

    Investigador Responsável: Professor DoutorJaime Filipe Borges Puna (ISEL – ADEQ)

    Principais objetivos, atividades e resultados esperados:

    Este projeto consiste na construção, teste e funcionamento otimizado de um sistema de geração de combustível a partir de fontes de energia renováveis, por eletrólise alcalina da água, usando elétrodos de grafite/aço, sem membrana separadora de gases. O projeto parte de estudos anteriormente efetuados, à escala laboratorial, em que este conceito foi provado e que resultou na construção de um protótipo de um eletrolisador de 1 kW, capaz de produzir um gás de síntese composto maioritariamente por H2 e CO2, a partir de energia elétrica excedentária na rede, nas horas de vazio ou, através do fornecimento de energia elétrica a partir de fonte renovável, como, por exemplo, a energia solar. Este gás de síntese servirá de matéria-prima para a produção de biocombustíveis sintéticos de 2.ª geração, como a produção de biometano, biometanol, bio-DME, etc., a qual ocorrerá num passo subsequente de transformação termoquímica, num reator tubular catalítico de leito fixo. Neste projeto pretende efetuar-se o aumento de escala até uma unidade comercial de um eletrolisador de 5 kW de potência, capaz de produzir um caudal apreciável de biometano (CH4), componente principal do biogás e do gás natural, sendo também necessário efetuar-se uma avaliação ambiental e de viabilidade técnico-económica, comparando com outras alternativas concorrentes, embora utilizando fontes de energia não-renováveis e, a temperaturas muito elevadas, o que incorre um grande input de consumo energético.

    Paralelamente, pretende-se estudar neste protótipo de eletrolisador, o conceito de “Electrocracking”, utilizando como fonte de carbono para a produção do gás de síntese, biomassa ligno-celulósica proveniente de matéria orgânica residual previamente liquefeita, o que traduz num duplo fornecimento de recursos energéticos renováveis.

    O projeto terá uma duração de 18 meses e o seu programa de trabalhos compreende 5 atividades consecutivas dedicadas à construção, arranque, teste e otimização dos protótipos, além da coordenação do projeto e da disseminação dos seus resultados, o que passará pela publicação de artigos em revistas científicas com arbitragem, apresentações em conferências, publicações técnicas e uma patente. O projeto será coordenado pelo ISEL-Instituto Superior de Engenharia de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa (ISEL/IPL), com a intervenção dos Departamentos de Engenharia Química e de Engenharia Eletrotécnica; com a participação da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTS/IPS), com intervenção do Departamento de Engenharia Mecânica, e da empresa start-up GSYF, Lda., com sede nas Caldas da Rainha (Região Centro), que tem o seu know-how nas tecnologias de utilização do hidrogénio e da produção de energia por via sustentável, trabalhando já há alguns anos com o ISEL. Globalmente, o projeto visa produzir protótipos modulares semicomerciais capazes de gerar e armazenar energia, a partir de fontes renováveis, que possam ser utilizadas em aplicações domésticas, industriais ou de mobilidade, com particular interesse para áreas isoladas; ou que possam ser exportados ou comercializados no mercado nacional. Esta tecnologia baseia-se em fontes de energia renováveis, contribuindo, assim, para a implementação de uma economia de baixo carbono.

    As atividades do projeto estão estruturadas da seguinte forma, para além de toda a atividade e gestão e de divulgação/disseminação dos resultados obtidos:

    1.ª Etapa) Construção e utilização do protótipo de eletrolisador de potência de 5 kW para a produção de gás de síntese, através da eletrólise alcalina da água com elétrodos de grafite/aço e/ou com biomassa liquefeita;

    2.ª Etapa) Construção e utilização do protótipo de reator tubular catalítico para a produção de biocombustíveis sintéticos de 2.ª geração (por ex., biometano, biometanol, bio-DME), com utilização de catalisador sólido;

    3.ª Etapa) Realização de testes catalíticos em ambos os protótipos e caracterização dos catalisadores utilizados;

    4.ª Etapa) Elaboração de estudo de análises de impactes ambientais e de viabilidade técnico-económica.

    Os resultados esperados com a execução deste projeto referem-se, por um lado, à produção de gás de síntese, bem como, nesta fase, na produção de (bio)metano, sendo que, em ambos os processos, se pretende maximizar a sua conversão e o rendimento em gás de síntese e do biocombustível gasoso produzido no reator catalítico, estudando os efeitos da atividade/estabilidade dos catalisadores utilizados, bem como, a sua caracterização. Por outro lado, pretende-se, após a construção dos referidos protótipos, estudar e caracterizar a produção do gás de síntese e do (bio)metano nestes equipamentos à escala piloto, conduzindo posteriormente, à sua análise de viabilidade técnico-económica de todo este processo, em contexto de biorefinaria, elencando ainda, os mercados potenciais que beneficiarão com a utilização desta tecnologia, na produção de energia final, a partir de fontes energéticas renováveis. Será igualmente importante estudar a cinética dos fenómenos reacionais associados.

     

  • INDEEd - Regulação da qualidade do ar interior através da utilização de argamassas eco-eficientes

    Cofinanciado por:
    SAICT – SISTEMA DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
    AVISO N.º 02/SAICT/2016 (Projetos de IC&DT - Copromoção)


    Identificação do Projeto

    Código do Concurso: SAICT-45-2016-02

    Designação da Operação: INDEEd - Regulação da qualidade do ar interior através da utilização de argamassas eco-eficientes Código Universal: LISBOA-01-0145-FEDER-023349 Entidade Beneficiária: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)

    Entidades Parceiras: Instituto Politécnico de Setúbal; Instituto Politécnico de Tomar; Universidade Nova de Lisboa; Aldeias de Pedra, Unipessoal Lda Data de Decisão: 2017-07-07 Período de Execução previsto: 2018-03-19 a 019-09-17 Conclusão: 17 março 2020 Investimento Global: 149.939,65€ Financiamento: 127.317,46€ Entidade(s) Financiadora(s): FEDER (40%)/FCT (45%) Área Científica Principal: Educação – Engenharia Civil Investigadora Responsável: Professora Doutora Maria Idália da Silva Gomes (ISEL – ADEC) Principais objetivos, atividades e resultados esperados: The main objective of this research is to analyze the behavior of eco-efficient mortars when subjected to environments (that intends to simulate representative classroom use) with various pollutants and assess how earth mortars contribute for the improvement of indoor air quality. The measurement of environmental parameters has been carried out in previous studies, namely physical parameters (temperature, relative humidity, ventilation) and chemical parameters (CO, CO2 and particles measuring). With this research approach, it is expected to significantly reduce the barriers that prevent the manufacturing industry dedicated to sustainability to achieve substantial success in Portugal and European Countries. The methodological approach considered in the INDEEd derives in five main work packages (WP):

    • WP 1 (M1-M18): Project Management and Outreach - this WP is dedicated to technical, scientific management and consortium of the project, following up of overall work and deliverables as well as risk assessment and mitigation and quality assurance. • WP 2 (M1-M9): Generation of Specification and Requirements - Assessment process to define the optimum combination of materials for eco-efficient mortars that maximize indoor air quality.

    • WP 3 (M7-M18): Multi-scale research work and data collection- IAQ evolution and evaluation at a lab scale and real prototype scale.

    • WP 4 (M7-M18): Analysis - Processing of the Information - it includes overall analyses and evaluation of all indoor environmental quality related data monitoring.

    • WP 5 (M1-M18): Dissemination of the Results - that includes the strategy for dissemination towards end-users and stakeholders engagement. INDEEd is a research-based initiative which includes several diffusion actions. The strategy is to disseminate information and project results to the stakeholders for the specific impact areas as well as target groups international wide in order to make them aware of the results achieved. This will guarantee the involvement of recognized competences worldwide leading to a new research field regarding how earth mortars contribute for the improvement of indoor air quality in public spaces. Este trabalho teve como resultado de I&D a publicação de 7 artigos científicos em revistas, 6 artigos em conferências internacionais, 2 artigos em conferências nacionais, 2 posters, 1 capítulo de um livro e 1 dissertação de Mestrado. O Projeto INDEEd teve como objetivo investigar, compreender e disseminar o conhecimento científico na área da regulação da qualidade do ar interior potencialmente promovido através da utilização de argamassas/revestimentos ecoeficientes, como é o caso das argamassas de terra, em comparação com as argamassas de cal, gesso e cimento - aferindo a capacidade para a captação de gases poluentes nos espaços interiores. Contou com a colaboração dos investigadores João Gomes (ADEQ/ISEL) e Eleonora Cintura, Ana Brás (Liverpool John Moores University – Faculty of Engineering and Technology), Cristiana Gonilho Pereira (IPS), Eduardo Ferraz (IPT), João Coroado (IPT), Luís Martins (Aldeias de Pedra), Paulina Faria (FCT/NOVA), Tânia Santos (FCT/NOVA) e Vítor Silva (FCT/NOVA).

    + informações:

  • LAB4MAT

    AVISO Nº LISBOA-74-2018-01 - Infraestruturas Educativas para o Ensino Superior: Equipamentos Domínio do Capital Humano

    Identificação do Projeto

    Código do Concurso: LISBOA-74-2018-01

    Designação da Operação: LAB4MAT

    Código Universal: LISBOA-07-5674-FEDER-000026

    Entidade Beneficiária: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)

    Data de Decisão: 25-05-2018

    Período de Execução previsto: 11-03-2016 e 30-09-2018

    Investimento Global: 33.539,64€

    Financiamento: 16.769,82€

    Entidade(s) Financiadora(s): FEDER (50%)

    Área Científica Principal: Educação – Matemática

    Investigadora Responsável: Professora Doutora Filipa Almeida (ISEL – ADM)

    Principais objetivos, atividades e resultados esperados:

    A candidatura Lab4Mat propõe a aquisição de equipamento para a criação de um laboratório informático com recursos computacionais adequados ao ensino e desenvolvimento de métodos matemáticos avançados, o qual irá reforçar as capacidades do ISEL no ensino da sua nova oferta formativa, a licenciatura em Matemática Aplicada à Tecnologia e à Empresa (LMATE), enquadrando-se assim na prioridade de investimento "74. Equipamentos do ensino superior" prevista no Aviso de Concurso. Este novo ciclo de estudos foi construído em sintonia com o mercado de trabalho e funciona em contínua colaboração com este, com o intuito de formar profissionais capazes de responder aos seus desafios. Conta com um estágio profissional como parte integrante do seu plano curricular, por forma a assegurar uma efetiva articulação entre teoria e prática e a favorecer a integração precoce e bem-sucedida dos seus graduados no mercado de trabalho. Entre as 15 atuais entidades parceiras da LMATE incluem-se a A-To-Be (antiga Brisa Inovação), a EDP, a Galp Energia, a Infraestruturas de Portugal e a REN. Parte fundamental da formação dos alunos da LMATE reside nos ramos de análise de dados, análise numérica, otimização, modelação e simulação, todos eles fortemente dependentes do devido recurso a meios informáticos apropriados. Atualmente, o ISEL não dispõe de tais meios e é esta lacuna que a operação Lab4Mat pretende colmatar. Adicionalmente, este projeto visa apoiar os seus docentes nas suas atividades de investigação e desenvolvimento e projetos de consultoria, estando assim duplamente alinhada com as necessidades do mercado de trabalho.

     

     

  • PEFPPlateletValue - Campos eléctricos pulsados para valorização de plaquetas sem valor terapêutico num produto com elevado valor biomédico

    SAICT – SISTEMA DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

    AVISO N.º 02/SAICT/2017 (Projetos de IC&DT)

     

    Identificação do Projeto

    Código do Concurso: SAICT-45-2017-02

    Designação da Operação: PEFPPlateletValue - Campos elétricos pulsados para valorização de plaquetas sem valor terapêutico num produto com elevado valor biomédico

    Código Universal: PTDC/BTM-ORG/32187/2017

    Entidade Beneficiária: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)

    Entidades Parceiras: Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET), Instituto Português do Sangue e da Transplantação, I.P., Energypulse Systems, Lda.

    Data de Decisão: 2018-07-18

    Período de Execução previsto: 2018-09-01 e 2021-08-31

    Investimento Global: 245.578,37€

    Montante Elegível: 225.703,38€

    Financiamento/Incentivo: 225.703,38€

    Entidade(s) Financiadora(s): OE/FCT (100%)

    Área Científica Principal: Engenharia Eletrotécnica de Energia e Automação

    Investigadora Responsável: Professor Doutor Luís Manuel dos Santos Redondo (ISEL – ADEEEA)

    Principais objetivos, atividades e resultados esperados:

    Os centros de sangue procuram diversificar as suas atividades através da conversão de produtos sem fim terapêutico em soluções biomédicas com elevado potencial, reduzindo resíduos e aplicando práticas GMP. O objetivo deste estudo passa pela proposta de um novo método para a produção de componentes derivados do sangue com fim não transfusional, valorizando material biológico, plaquetas sem uso terapêutico, que seria descartado.

    O uso de derivados plaquetários sem uso terapêutico é uma estratégia possível para a diversificação dos bancos de sangue na área das Terapias celulares e Medicina Regenerativa. A função das plaquetas in vivo é focada na preservação da integridade vascular. As plaquetas armazenam uma elevada concentração de fatores bioativos, que são libertados aquando da ligação de agonistas nos recetores membranares plaquetários. Este concentrado proteico é constituído por fatores envolvidos em regeneração de tecidos, e proliferação e diferenciação de células estaminais.

    A libertação de proteínas aquando da ativação das plaquetas é normalmente estimulada pela trombina, cálcio ou ciclos de congelamento e descongelamento, que inevitavelmente levam à lise descontrolada das plaquetas e à libertação das proteínas intracelulares para o sobrenadante, conduzindo à geração de um concentrado proteico não definido. Nós propomos uma tecnologia alternativa, campos elétricos pulsados, PEF, para ativação controlada das plaquetas, que oferece a possibilidade de libertação seletiva de proteínas endógenas para produção de concentrados proteicos diferenciados com composições e concentrações mais definidas.

    A aplicação atual de PEF em sistemas biológicos (e.g. indústria alimentar e medicina) é uma técnica conhecida por permitir a permeabilização transiente ou permanente da membrana celular, em que o tamanho dos poros é controlado pelos parâmetros de PEF (e.g. amplitude do campo, energia e tempo de aplicação), permitindo um controlo sobre o conteúdo intracelular disponibilizado. Os nossos estudos preliminares já demonstraram que a aplicação de PEF ativa as plaquetas, induzindo alterações morfológicas e a libertação de proteínas intracelulares. Para além disso, esta estimulação elétrica estimula a libertação de fatores bioativos a níveis semelhantes comparativamente com a ativação por ação da trombina.

    Ao longo do projeto iremos explorar como variações dos parâmetros dos impulsos elétricos podem induzir alterações no processo de ativação, concentrado proteico e propriedades das plaquetas. Iremos de seguida utilizar os diferentes concentrados proteicos gerados para desenvolver novos suplementos de origem humana para expansão e diferenciação de células estaminais e ainda para gerar novas formulações de biomateriais para aplicação em estratégias de medicina regenerativa. Prevemos que a nossa estratégia irá contribuir para o desenvolvimento de novos produtos biológicos derivados de plaquetas com elevado potencial terapêutico e comercial.

     

     

  • SIGHT - Constrangimentos Sísmicos e Geoquímicos do hotspot da Madeira

     

     

    SAICT – SISTEMA DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

    AVISO N.º 02/SAICT/2017 (Projetos de IC&DT)

    Identificação do Projeto

    Código do Concurso: SAICT-45-2017-02

    Designação da Operação: SIGHT - Constrangimentos Sísmicos e Geoquímicos do hotspot da Madeira

    Código Universal: PTDC/CTA-GEF/30264/2017

    Entidade Beneficiária: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)

    Entidades Parceiras: FCIÊNCIAS.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências

    Data de Decisão: 2018-07-18

    Período de Execução previsto: 2018-10-01 e 2021-09-30

    Investimento Global: 239.702,68€

    Montante Elegível: 238.702,68€

    Financiamento/Incentivo: 238.702,68€

    Entidade(s) Financiadora(s): OE/FCT (100%)

    Área Científica Principal: Física

    Investigadora Responsável: Professora Doutora Maria da Graça Medeiros Silveira (ISEL – ADF)

    Principais objetivos, atividades e resultados esperados:

    As ilhas oceânicas, de origem vulcânica, resultam de magmatismo intraplaca geralmente atribuído à transferência de calor e massa do manto profundo para a superfície da Terra por plumas mantélicas. Contudo, o papel das plumas no vulcanismo do tipo hotspot é ainda controverso, particularmente junto a margens continentais como sucede no Atlântico NE. O projeto pretende obter uma imagem sísmica da estrutura subjacente à Madeira, da crosta superficial à zona de transição do manto, e detalhar a geoquímica dos magmas da Madeira, para melhor caracterizar os processos geodinâmicos envolvidos na sua génese. Contribuirá também para constranger sismicamente a estrutura da região mais vasta que se estende da Madeira/Canárias ao Atlas-Gibraltar, e ainda para uma avaliação do potencial geotérmico da Madeira, um importante subproduto com implicação social mais direta.

    Para obter estes objetivos pretende-se:

    1) Efetuar a análise sísmica detalhada da crosta e manto subjacentes à região da Madeira, para constranger modelos geodinâmicos e explicar as interações pluma-litosfera-manto;

    2) Realizar estudos geoquímicos, com análise de isótopos de gases nobres, para testar o se o papel de plumas mantélicas enraizadas no manto inferior é o fator dominante no desenvolvimento deste hotspot.

    O projeto utilizará uma aproximação combinando sismologia e geoquímica através de: (i) Funções recetoras (RF) para mapear as descontinuidades internas da Terra, incluindo a sua profundidade, espessura e contraste de velocidade das ondas cisalhantes; (ii) tomografia por ruído ambiental e H/V para obter a estrutura do manto superior; (iii) análise da partição SKS para investigar o fluxo mantélico; e (iv) análise de gases nobres (He e Ne) para investigar a influência da pluma mantélica na génese do vulcanismo da Madeira e a interação pluma/litosfera.

    O projeto produzirá um modelo 3D integrado, fornecendo uma imagem mais clara do sistema do hotspot da Madeira, contribuindo para responder a importantes questões científicas tais como:

    . Será o vulcanismo da Madeira alimentado por uma pluma mantélica?

    . A Madeira e as vizinhas Canárias terão uma origem comum ou distinta?

    . Será possível contribuir para melhor constranger o corredor litosférico entre as Canárias e a região do Atlas- Gibraltar?

    Para responder a estas questões o projeto usará o manancial de dados sísmicos de banda larga de alta qualidade já existente, obtidos por estações permanentes e redes temporárias instalados na região ao longo de mais de 20 anos. O aumento recente de observações sísmicas na região, juntamente com as ferramentas de processamento de funções recetoras recentemente desenvolvidas para bases de dados de grande dimensão, e a análise dos primeiros dados de isótopos de He e Ne dos basaltos da Madeira, fazem do SIGHT um projeto oportuno, dirigido à obtenção de uma perspetiva mais robusta sobre a origem deste hotspot e da estrutura subjacente ao arquipélago da Madeira e áreas envolventes.

     

  • PhotoAKI: Biosensor Fotonico para o diagnóstico precoce da insuficiência renal aguda

    SAICT – SISTEMA DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

    AVISO N.º 02/SAICT/2016 (Projetos de IC&DT - Copromoção)

     

    Identificação do Projeto

    Código do Concurso: SAICT-45-2017-02

    Designação da Operação: PhotoAKI: Biosensor Fotonico para o diagnóstico precoce da insuficiência renal aguda

    Código Universal: LISBOA-01-0145-FEDER-031311

    Entidade Beneficiária: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)

    Entidades Parceiras: Universidade Nova de Lisboa; UNINOVA – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, IST-ID – Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento

    Data de Decisão: 2018-07-10

    Período de Execução previsto: 2018-10-01 e 2021-09-30

    Investimento Global: 245.697,31€

    Montante Elegível: 239.575,87€

    Financiamento/Incentivo: 95.830,35€

    Entidade(s) Financiadora(s): FEDER/POR LISBOA (40%)/FCT (60%)

     

    Área Científica Principal: Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores

    Investigadora Responsável: Professor Doutor Alessandro Fantoni (ISEL – ADEETC)

    Principais objetivos, atividades e resultados esperados:

    O objetivo do projeto PhotoAKI é o desenvolvimento e caraterização de um sensor fotónico descartável para diagnóstico rápido de Insuficiência Renal Aguda (AKI) baseado na deteção de biomarcadores para ser usado no local de atendimento do doente. A concretização deste objetivo terá um profundo impacto na forma como o tratamento e a gestão dos doentes é realizada. Associado a um episódio de AKI existe um risco significativo de progressão para doença renal crónica e de mortalidade. Apesar dos progressos no diagnóstico a taxa de mortalidade causada pela AKI continua inaceitavelmente alta. O diagnóstico precoce é complicado pela dificuldade em encontrar biomarcadores de disfunção renal. A lipocalina associada à gelatinase neutrofílica (Ngal) é um dos casos de sucesso na deteção precoce de AKI.

    No projeto PhotoAKI pretende-se desenvolver um método de baixo custo para o diagnóstico e monitorização da doença, baseado numa análise quantitativa no NGAL que seja rápida e label-free com um sensor fotónico baseado em tecnologia de silício amorfo.

    O sensor tira partido do efeito de ressonância de plasmões de superfície (SPR) que é possível gerar e regular combinando a-Si:H com interfaces metálicos, nanopartículas de metal e multicamadas de grafeno. A estrutura do sensor é baseada num guia de onda de a-SiC:H com uma superfície de alumínio capaz de produzir efeitos de SPR no visível (vermelho). A superfície do metal é funcionalizada com anticorpos para Ngal. O acoplamento entre o modo de propagação no guia e o plasmão de superfície gerado na interface semicondutor-metal gera uma modulação da intensidade da luz guiada que é dependente da concentração de Ngal. A intensidade de luz é medida com um fotodetetor de película fina baseado em a-Si:H. O guia de onda, o acoplador de SPR e o fotodetetor serão integrados num único sistema de forma a tornar o sensor compacto.

    Como segunda linha de trabalho, propomos o desenvolvimento de um sensor baseado no plasmão de superfície localizado (LSPR) em nanoparticulas incorporadas em silício amorfo.

    Depois da funcionalização com anticorpos seletivos para Ngal a atenuação da luz (devido à dispersão e absorção) é controlada por ligeiras alterações no índice de refração induzidas pela variação da concentração de Ngal. A integração de um fotodetetor de a-Si:H permite a quantificação do Ngal presente na superfície do sensor. Mesmo que menos eficiente, esta segunda configuração permite reduzir os custos de produção. Do ponto de vista da realização de um dipositivo descartável é fundamental a realização das duas estruturas e a comparação do seu desempenho e custos associados.

  • LABIT - Laboratório de Informática e Telecomunicações

    Cofinanciado por:

                          

    Infraestruturas Educativas para o Ensino Superior: Equipamentos - Domínio do Capital Humano

    AVISO Nº LISBOA-74-2017-08

     

    Identificação do Projeto

    Código do Concurso: LISBOA-74-2018-01

    Designação da Operação: LabIT - Laboratório de Informática e Telecomunicações

    Código Universal: LISBOA-07-5674-FEDER-000024

    Entidade Beneficiária: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)

    Data de Decisão: 25-05-2018

    Período de Execução previsto: 08-04-2016 e 30-09-2018

    Investimento Global: 45.904,94€

    Financiamento: 22.952,47€

    Entidade(s) Financiadora(s): FEDER (50%)

    Área Científica Principal: Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e Computadores

    Investigadora Responsável: Professor Doutor Paulo Marques (ISEL – ADEETC)

    Principais objetivos, atividades e resultados esperados:

    A operação LabIT tem por objetivo colocar ao dispor do novo ciclo de estudos LEIRT um laboratório que permita expor os alunos aos problemas e ao desenvolvimento de soluções de última geração nas áreas associadas à computação na nuvem, redes de computadores e dos sistemas de telecomunicações definidos por software.

    A convergência com o investimento em programas do ensino superior criados à luz das necessidades de mercado, demonstra que o ISEL tem a preocupação constante de adaptação das suas ofertas formativas às exigências do mercado de trabalho, à empregabilidade dos seus diplomados e às necessidades de formação ao longo da vida dos profissionais.

    A LEIRT é um curso inovador conferente do grau de licenciado na área da Informática, Redes e Telecomunicações. A CAE da A3ES recomendou que se criasse um laboratório específico para o novo ciclo de estudos. Nessa senda, o LabIT colocará ao dispor dos alunos da LEIRT equipamentos modernos que lhes permitirão a aquisição de experiência prática ao nível das necessidades atuais do mercado de trabalho na área da computação na nuvem, sistemas de telecomunicações e de redes de computadores.

 

ISEL Participante

  • 5G-MOBIX - 5G for cooperative & connected automated MOBIility on X-border corridors

    EUROPEAN COMMISSION - Directorate-General Communications Networks, Content and Technology

    Projeto: 825496

    Designação da Operação: 5G-MOBIX  - 5G for cooperative & connected automated MOBIility on X-border corridors

    Código Universal: H2020-ICT-2018-2/ TOPIC - ICT-18-2018 - 5G for cooperative, connected and automated mobility (CCAM)

    Entidade Beneficiária: European Road Transport Telematicsimplementation Coordination Organisation - Intelligent Transport Systems & Services Europe

    Entidades Parceiras: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e outras 56 entidades

    Período de Execução: 2018-11-01 a 2021-10-31

    Investimento Global: 26.711.677,75€

    Financiamento: 21.410.205,15€/ ISEL: 283.495,00€

    Entidade Financiadora: Horizonte 2020

    Área Científica Principal: Engenharia Electrónica e Telecomunicações e de Computadores

    Investigador Responsável (ISEL): Professor Doutor António João Nunes Serrador (ADEETC)

    Principais objetivos, atividades e resultados esperados:

    5G-MOBIX aims at executing CCAM trials along x-border corridors using 5G core technological innovations to qualify the 5G infrastructure and evaluate its benefits in the CCAM context as well as defining deployment scenarios and identifying and responding to standardisation and spectrum gaps.

    5G-MOBIX will first define the critical scenarios needing advanced connectivity provided by 5G, and the required features to enable those advanced CCAM use cases. The matching between the advanced CCAM use cases and the expected benefit of 5G will be tested during trials on 5G corridors in different EU countries as well as China and Korea.

    Those trials will allow running evaluation and impact assessments and defining also business impacts and cost/benefit analysis. As a result of these evaluations and also internation consultations with the public and industry stakeholders, 5G-MOBIX will propose views for new business opportunity for the 5G enabled CCAM and recommendations and options for the deployment.

    Also the 5G-MOBIX finding in term of technical requirements and operational conditions will allow to actively contribute to the standardisation and spectrum allocation activities.

    5G-MOBIX will evaluate several CCAM use cases, advanced thanks to 5G next generation of Mobile Networks.

    Among the possible scenarios to be evaluated with the 5G technologies, 5G-MOBIX has raised the potential benefit of 5G with low reliable latency communication, enhanced mobile broadband, massive machine type communication and network slicing.

    Several automated mobility use cases are potential candidates to benefit and even more be enabled by the advanced features and performance of the 5G technologies, as for instance, but limited to: cooperative overtake, highway lane merging, truck platooning, valet parking, environment driving, road user detection, vehicle remote control, see through, HD map update, media & entertainment.

    Hiperligações:

    https://cordis.europa.eu/project/rcn/219128/factsheet/en

  • ATLAS – Sistema avançado do aeromagnético tri-axial

    SAICT – SISTEMA DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

    AVISO N.º 02/SAICT/2017 (Projetos de IC&DT)

    Identificação do Projeto

    Código do Concurso: SAICT-45-2017-02

    Designação da Operação: ATLAS – Sistema avançado do aeromagnético tri-axial

    Código Universal: POCI-01-0145-FEDER-031272

    Entidade Beneficiária: Universidade da Beira Interior

    Entidades Parceiras: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL); Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P.

    Data de Decisão: 2018-07-18

    Período de Execução previsto: 2018-10-01 e 2021-09-30

    Investimento Global: 238.767,19€

    Montante Elegível: 238.764,02€

    Financiamento/Incentivo: 238.764,02€

    Entidade(s) Financiadora(s): FEDER (69,32%);OE/FCT (30,68%)

    Área Científica Principal: Física

    Investigador Responsável do Projeto: Professor Doutor Machiel Simon Bos

    Investigador Responsável do Projeto no ISEL: Professor Doutor Mário Augusto de Andrade Moreira (ADF)

    Principais objetivos, atividades e resultados esperados:

    O campo magnético da Terra apresenta pequenas variações espaciais quer em magnitude quer em orientação. Estas variações podem ser utilizadas na procura de depósitos minerais, em estudos tectónicos e vulcânicos e levantamentos arqueológicos, como exemplos. Os magnetómetros podem ser usados em veículos aéreos tendo desta forma a vantagem de permitir observar áreas de difícil acesso por terra sendo por isso uma solução economicamente mais viável. De modo a detetar as variações espaciais numa escala horizontal entre os 10-100 metros na direção horizontal, é necessário que as observações aéreas sejam efetuadas perto da superfície. Nos últimos anos, a tecnologia de 'drones' tem tido uma enorme evolução, permitindo hoje maior capacidade de carga útil disponível e maior autonomia de voo. Isso contribuiu para o início da utilização de “drones” em levantamentos geomagnéticos. No entanto, apesar do campo ser vetorial, habitualmente apenas é medida a magnitude e não as suas componentes. Para se conhecerem as componentes escalares do campo magnético da Terra, a orientação do magnetómetro tem de ser conhecida com precisão. Um objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de um sistema que permita efetuar leituras do campo magnético através do vetor tridimensional do campo magnético e em simultâneo utilizar um drone. A orientação será obtida integrando dados adquiridos com uma Unidade de Medição Inercial e observações GNSS. A partir destas observações podemos calcular as posições e orientações com maior precisão usando um filtro de Kalman que foi desenvolvido para levantamentos aéreos de gravidade, e já testado em aviões e helicópteros, mas que precisa de ser adaptado para utilização em drones, já que estes possuem diferentes dinâmicas de voo. O sistema desenvolvido será testado e aplicado em três áreas de estudo. (1) na zona Centro - Oeste para determinação dos limites dos depósitos de sal existentes nestas áreas em colaboração com a empresa CUF, (2) em Monchique para mapeamento do campo magnético anómalo da estrutura do Complexo Alcalino de Monchique e (3) na estrutura vulcânica do Fogo (Cabo Verde) em particular na análise das descontinuidades laterais reveladas pelos contrastes na magnetização e suscetibilidade magnética.

  • UHPGRADE - Nova geração de compósitos cimentícios de ultra-elevado desempenho para a reabilitação e reforço de estruturas

    SAICT – SISTEMA DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

    AVISO N.º 02/SAICT/2017 (Projetos de IC&DT)

     

    Identificação do Projeto

    Código do Concurso: SAICT-45-2017-02

    Designação da Operação: UHPGRADE - Nova geração de compósitos cimentícios de ultraelevado desempenho para a reabilitação e reforço de estruturas

    Código Universal: POCI-01-0145-FEDER-031777

    Entidade Beneficiária: Universidade do Porto

    Entidades Parceiras: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)

    Data de Decisão: 2018-07-18

    Período de Execução previsto: 2018-10-01 e 2021-09-30

    Investimento Global: 227.470,94€

    Montante Elegível: 227.470,94€

    Financiamento/Incentivo: 225.770,87€

    Entidade(s) Financiadora(s): FEDER (76,65%);OE/FCT (23,35%)

     

    Área Científica Principal: Engenharia Civil

    Investigador Responsável do Projeto: Professor Doutor Mário Jorge Seixas Pimentel

    Investigadora Responsável do Projeto no ISEL: Professora Doutora Carla Maria Duarte da Silva e Costa (ADEC)