Passar para o conteúdo principal
Notícias
31/05/2021
Foram hoje, dia 31 de maio, publicados em Diário da República os novos Estatutos do ISEL. Chegam assim ao fim os trabalhos da Assembleia Estatutária, eleita em 28 de maio de 2019, e onde estiveram representados docentes, funcionários e alunos da escola. Com os novos Estatutos, que podem ser consultados aqui, o ISEL inaugura uma nova etapa do seu percurso.
31/05/2021
Para o próximo ano letivo, 2021/2022, o ISEL propõe dois novos ciclos de estudo: a Licenciatura em Engenharia Física Aplicada (LEFA) e o Mestrado em Matemática Aplicada para a Indústria (MMAI). Em comum, estas duas propostas têm o facto de serem apostas inovadoras e com forte ligação ao mercado de trabalho.  A LEFA é um curso de licenciatura dedicado ao desenvolvimento de produtos de engenharia criativos e inovadores, adaptados às atuais – e futuras - necessidades da sociedade e do ambiente. Instrumentação e eletrónica, aquisição de dados, robótica, comunicação digital e impressão 3D são algumas das competências que colocarão os futuros licenciados da LEFA na linha da frente aproveitando assim as novas realidades e oportunidades das plataformas de prototipagem eletrónica e da revolução IOT (Internet Of Things).  A par de uma sólida formação científica sólida em matemática, física e ciências da engenharia, parte significativa do curso desenvolve-se em ambiente de “oficina”, para que os alunos adquiram os seus conhecimentos na prática do laboratório.  Acreditada pela A3ES pelo período máximo, 6 anos, o funcionamento da LEFA está apenas pendente da autorização para abertura de vagas por parte da Direção Geral do Ensino Superior.  O Mestrado em Matemática Aplicada à Indústria (MMAI) é o novo curso de mestrado do ISEL numa área de especialização com crescente procura no mundo empresarial/industrial. Destina-se a formar estudantes com capacidades matemáticas e computacionais para resolver problemas multidisciplinares nos setores da indústria - seja na área tecnológica, logística, consultoria, banca, seguros ou I&D.  Para isso, o MMAI proporciona sólidas competências em métodos analíticos, numéricos e estatísticos e um forte treino em modelação, programação e simulação, através dos quais será possível aplicar a matemática a uma ampla variedade de problemas práticos. Concilia um tronco comum aliado à possibilidade dos alunos construírem o seu próprio perfil através das várias unidades curriculares optativas.  À semelhança dos cursos oferecidos pelo ISEL, tanto a LEFA como o MMAI foram desenvolvidos em colaboração com várias entidades empresariais e industriais de relevo e ambos culminam na realização de um estágio numa empresa ou instituição, garantindo assim uma efetiva aproximação entre a formação académica e a realidade do mundo do trabalho, proporcionando as melhores condições de empregabilidade aos seus graduados.
25/05/2021
Dia 22 de maio, comemorando-se o Dia Mundial da Biodiversidade, o ISEL no âmbito do Projeto Eco-Escolas, em colaboração com a Associação de Estudantes e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da RTP, assinalou a data promovendo uma acção de plantação no seu Campus, visando sensibilizar a comunidade para esta temática e levar à reflexão sobre o modo como nos relacionamos com a natureza e que impactos temos sobre esta. Alunos, docentes e funcionários mobilizaram-se em prol de tão nobre causa.  
24/05/2021
O ISEL, a POLITEC ID e o Metropolitano de Lisboa, assinaram, no passado dia 21 de maio, um protocolo de cooperação numa cerimónia apadrinhada pelo Secretário de Estado da Mobilidade, Drº. Eduardo Pinheiro. Este protocolo conta já com a execução de dois projetos que envolveram os docentes António Serrador (ADEETC/ISEL)  e João Casaleiro (ADEETC/ISEL), assim como três estudantes da LEETC no âmbito dos seus projetos finais de curso. Um dos projetos centrou-se na área da monitorização e análise dinâmica do material circulante, com vista à manutenção preditiva, e outro no estudo da propagação rádio em túneis, aplicando as novas tecnologias da Internet das Coisas. Filme resumo do evento. Imagens: Metropolitano de Lisboa
20/05/2021
O primeiro radar português que integrará a rede europeia para deteção de lixo espacial (European Space Surveillance and Tracking - EU SST) conta com a participação do docente Paulo Marques (ADEETC), especialista em processamento de sinais de radar, e do aluno João Silva da LEETC, no âmbito do seu projeto final de curso. O ISEL participa no desenvolvimento de algoritmos para deteção de objetos em órbita e também no desenho da interface software para controlo remoto da antena que, a partir da Pampilhosa da Serra, integra o projeto do primeiro radar português.  Atualmente em fase de testes, este radar faz parte da rede europeia para deteção de lixo espacial - European Space Surveillance and Tracking (EU SST). Com ele, boa parte dos cerca de um milhão de objetos, com mais de um centímetro de diâmetro, que orbitam a Terra a velocidades e que podem chegar aos 27 mil quilómetros por hora, vai passar a ser monitorizada a partir de Portugal. O investimento total do projeto é de cinco milhões de euros.   Notícia Expresso, 27 abril  Notícia TVI, 27 de abril  Artigo técnico-científico publicado com a descrição técnica do sistema   Video Youtube da rede europeia (EU SST), a que este projeto pertence, com ilustração do problema e apresentação do projeto Imagem produzida pelo astrofotógrafo Miguel Marques em que se se vê o radiotelescópio, à esquerda, com um diâmetro de cinco metros, e à direita, o radar de m nove metros de diâmetro que vão operar na Pampilhosa da Serra. Em fundo surge o efeito de observação do movimento da Terra face às estrela, que foi captado durante uma exposição demorada de uma câmara fotográfica  - Expresso, 27 de abril
03/05/2021
O ISEL celebrou na passada sexta-feira, dia 30 de abril, a assinatura de um protocolo de colaboração com a Verso Move. Uma parceria que ambas as entidades pretendem que seja um fator de desenvolvimento tecnológico no setor da mobilidade elétrica. O ISEL irá ser representado pelo professor Pedro Fonte (ADEEEA/ISEL). A Verso Move é pioneira no mercado da conversão de veículos usados, em particular para soluções inovadoras de street food e atrelados para transporte. Atualmente, a empresa tem como objetivo a conversão destes veículos em soluções elétricas.  Da parte do ISEL, este protocolo vem reforçar: a proximidade da escola com a indústria; a qualidade da oferta formativa; e o compromisso com a sustentabilidade ambiental. A colaboração prevista inclui não só a participação de alunos do ISEL nas atividades a desenvolver como também a participação da Verso Move em trabalhos finais de mestrado e em graduações especializadas. Deste modo, o ISEL não só contribui para o desenvolvimento tecnológico deste seu parceiro, como proporciona aos seus alunos uma experiência ainda mais prática e próxima do mercado de trabalho.  Adicionalmente, o reaproveitamento de veículos vai ao encontro de um dos principais objetivos da instituição: a redução da pegada ecológica. Na cerimónia de assinatura do protocolo, o presidente do ISEL, José Nascimento, sublinhou a importância deste ponto na atual dinâmica da escola, evidente nas diversas ações já realizadas neste âmbito e nos projetos futuros em desenvolvimento. Após a celebração do protocolo, os intervenientes usufruíram da vista do rooftop do edifício A, de onde se avistam os painéis fotovoltáicos que alimentam parte do consumo energético do campus.