Passar para o conteúdo principal
Sustentabilidade - EcoEscola

O projeto ISEL Eco-Escola insere-se no Programa Eco-Escolas da Foundation for Environmental Education (FEE), é reconhecido pela UNESCO e visa contribuir para a concretização dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Este programa, cujo principal objetivo é a promoção de ações no âmbito da educação ambiental em todos os graus de ensino, envolve atualmente 59000 escolas em 68 países. 

A participação nas atividades do projeto ISEL Eco-Escola é aberta a toda a comunidade escolar. Aceda aqui ao formulário de inscrição.

O programa Eco-Escolas compreende 7 passos, a serem desenvolvidos e levados a cabo em cada ano letivo.

No ano letivo 2019/20, ano em que arrancou o projeto ISEL Eco-Escola, as ações desenvolvidas incidiram sobretudo em intervenções no campus para produção de energia elétrica através de fontes renováveis, substituição da iluminação por luminárias de tecnologia LED, remodelação das instalações sanitárias com vista a uma utilização mais racional da água e diversos levantamentos ao nível dos espaços verdes.

No ano letivo seguinte, para além da continuidade dada aos projetos em curso, o ISEL pôs em prática um plano de ação em 7 frentes distintas - água, energia, resíduos, biodiversidade, espaços exteriores, alterações climáticas e alimentação saudável e sustentável - com iniciativas que incluíram monotorizações do impacto ambiental do campus, novas intervenções tecnológicas e intervenções paisagísticas, ações de sensibilização e informação, entre outras.

Para o ano letivo 2021/22, a juntar aos muitos desafios propostos em cada um dos 7 temas – desta feita, água, energia, resíduos, ar, biodiversidade, espaços exteriores e alimentação saudável e sustentável -, acresce o desafio de dar início à transformação do ISEL num eco-campus.

A coordenação do projeto ISEL Eco-Escola está a cargo de Alexandra Rodrigues (assessora para a área da Sustentabilidade) e de Pedro Silva (vice-presidente para a área das Infraestruturas e Informática).