Acessibilidade
Evento
Prémios | Concursos | Eventos Externos

Prémios | Concursos | Eventos Externos

, 05 / Jan / 18 às 14:13
 
 

 

 

 

 

 

 

 

  • De 28 de setembro de 2017 a 9 de abril de 2018 | IV Edição da Academia Grace

    MAIS INFORMAÇÃO AQUI

  • Candidaturas até 23 de janeiro de 2018| Bolsas de Iniciação Científica - Sistemas e Comunicações Móveis

    MAIS INFORMAÇÃO AQUI

  • Dia 25 de janeiro de 2018| I Encontro Científico IPL/ESHTE

    Organizado pelas direções do IPL/ESHTE, tem como objetivo mostrar as linhas de investigação e os projetos em curso e discutir interesses comuns com possíveis colaborações futuras. A iniciativa contará com a participação de dezassete investigadores, divididos em quatro painéis: Nutrição e Dietética; Segurança e Qualidade Alimentar; Edifícios, Gestão e Engenharias de Manutenção; e Tecnologias de Informação e Comunicação. 

    MAIS INFORMAÇÃO AQUI 

     

  • Dia 25 de janeiro de 2018| Palestra- Sistemas de Gestão e Troca de Energia / Articulação com a norma ISO 50001 e com as necessidades de balanceamento da rede

    Organizado pela Especialização em Energia da Ordem dos Engenheiros, tem o objetivo de dar a conhecer alguns conceitos modernos ligados a tecnologias energéticas, que vão ser apresentados por técnicos que desenvolvem atividades ligadas a essas tecnologias e à sua aplicação, em diferentes empresas.

    MAIS INFORMAÇÃO AQUI 

  • Candidaturas até 29 de janeiro de 2018| Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude

    Aberto até 29 de janeiro de 2018, o período para apresentação de candidaturas ao Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude tendo como objetivo encontrar uma ideia que possa contribuir para a construção de um mundo melhor.

    Mais informação aqui

  • 30 de Janeiro de 2018| Sessão de apresentação e discussão pública do estudo: Dores da Internacionalização - As principais dificuldades das empresas nos processos de internacionalização

    MAIS INFORMAÇÃO AQUI

  • Candidaturas até 31 de janeiro de 2018| Concursos- Projetos Demonstradores/ individuais e em copromoção

    No âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, o Programa Lisboa 2020 lançou os Avisos de Concurso 29/SI/2017 e 30/SI/2017 que reforçam em 4 milhões de euros o apoio a “Projetos Demonstradores”, nas modalidades individuais e em copromoção.
    Estes concursos têm como objetivo apoiar projetos demonstradores de tecnologias avançadas e de linhas-piloto, que, partindo de atividades de I&D concluídas com sucesso, visem evidenciar, perante um público especializado e em situação real, as vantagens económicas e técnicas das novas soluções tecnológicas que não se encontrem suficientemente validadas do ponto de vista tecnológico para utilização comercial.
    Estes projetos podem configurar uma primeira aplicação de uma nova tecnologia no desenvolvimento de uma atividade/setor económico, com perspetivas de viabilidade técnico-económica e condições de replicabilidade, pretendendo-se atingir a validação industrial do conhecimento associado a novas tecnologias suscetíveis de serem aplicadas a nível nacional/internacional em produtos, processos e ou sistemas. O caráter público das ações de demonstração a realizar deve ser assegurado, permitindo aos potenciais adotantes das tecnologias a visualização da sua aplicação em ambiente real.
    Podem apresentar candidaturas empresários e entidades não empresariais do Sistema de I&I. O período de submissão de candidaturas termina a 31 de janeiro de 2018.
    Consulte aqui os documentos relativos aos concursos
    Para formalização da candidatura no ISEL, contacte: nucleo.id@isel.pt / ext. 1665

  • Candidaturas até 31 de janeiro de 2018| Lightning Talk Challenge

    MAIS INFORMAÇÃO AQUI

  • Candidaturas até 31 de janeiro de 2018| Prémio Inovação ValorPneu

    Aberto até 31 de janeiro de 2018, o período para apresentação de candidaturas ao Prémio Inovação ValorPneu. O objetivo é premiar grandes “ideias verdes”, novos serviços, produtos ou tecnologias relacionadas com os pneus usados ou materiais derivados da sua reciclagem.

    Mais informação aqui

  • Candidaturas até 31 de janeiro de 2018| Bolsas Fullbright

    Aberto até 31 de janeiro o período para apresentação de candidaturas às Bolsas Fullbright destinadas a bolseiros de doutoramento diretamente financiados pela FCT que tenham previsto, no âmbito do seu plano de formação, a realização de um período de investigação numa universidade ou centro de investigação norte-americano.

    MAIS INFORMAÇÃO AQUI

  • Dia 31 de janeiro de 2018| Sessão - Avaliação Qualitativa de Risco: Uma abordagem de especialistas

    MAIS INFORMAÇÃO AQUI

  • Dia 2 de fevereiro de 2018| Infoday MSCA

    O GPPQ no sentido de dar a conhecer os mecanismos disponíveis, as distintas formas de participar em cada ação, e ainda de encontrar parceiros estratégicos para fortalecer uma ideia de projeto, organiza, em colaboração com a Comissão Europeia, uma sessão de divulgação das Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA) focada nas oportunidades de financiamento para instituições durante o período 2018-2020.

    As MSCA promovem a carreira de investigação, tanto no setor académico como no não-académico; todas as áreas científicas são elegíveis e a participação de Países Terceiros incentivada. Através das MSCA poderá financiar: o fortalecimento dos recursos humanos em I&D na sua instituição; o desenvolvimento de atividades de I&D; a capacitação do pessoal existente através do intercâmbio institucional/intersectorial e ainda a conceção e execução de programas inovadores de doutoramento, direcionados para melhor preparar os recursos humanos para a passagem entre os vários setores do ciclo de inovação, à escala europeia e mundial.

    O «Infoday MSCA» irá realizar-se no próximo dia 2 de fevereiro, entre as 9h30 e as 17h00, e terá lugar no Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa (Rua da Academia das Ciências n.º 19). A participação no evento é gratuita mas sujeita a inscrição e disponibilidade de lugares.

  • Dia 2 de fevereiro de 2018| Jornada de Estudos CPT- Execução de Túneis e Obras Geotécnicas Complexas. O que muda com o CCP revisto? Boas práticas internacionais

    Organizado pela Comissão Portuguesa de Túneis e Espaço Subterrâneas da SPG e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, pretende-se apresentar e avaliar, sob as óticas da Engenharia e do Direito, as alterações legislativas com impacto na execução das Obras Subterrâneas Complexas, em particular os túneis.

    MAIS INFORMAÇÃO AQUI

  • Candidaturas até 12 de fevereiro de 2018| Concurso- Estímulo ao Emprego Científico Individual 2017

    A FCT anuncia a abertura do Concurso- Estímulo ao Emprego Científico Individual 2017, que visa o financiamento individual de 500 contratos para investigadores doutorados em todas as áreas científicas. As candidaturas decorrem até ao dia 12 de Fevereiro de 2018.

    Podem candidatar-se todos os doutorados de qualquer nacionalidade ou apátridas, com um percurso em qualquer área científica, que pretendam realizar a sua atividade de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico em Portugal, integrados em unidades de I&D financiadas pela FCT.

    Consideram-se as seguintes categorias de referência:

    a) Investigador júnior: doutorado com reduzida experiência de investigação pós-doutoral ou sem currículo científico após o doutoramento na área científica a que se candidata.

    b) Investigador auxiliar: doutorado há mais de 5 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidata, sem exigência de demonstração de independência científica.

    c) Investigador principal: doutorado há mais de 5 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidata, demonstrando independência científica nos últimos 3 anos.

    d) Investigador coordenador: doutorado há mais de 5 anos, detentor do título de habilitado ou agregado, com currículo de mérito elevado na área científica a que se candidata, demonstrando independência científica e com evidência de liderança na área científica a que se candidata.

    Na sua candidatura, a submeter eletronicamente em língua inglesa, os candidatos devem indicar as instituições de acolhimento onde vão realizar a sua investigação. Por sua vez, as instituições de acolhimento devem associar-se às respetivas candidaturas.

    A avaliação, a realizar por um painel internacional de reconhecido mérito, incidirá sobre o percurso do candidato e sobre o plano de investigação proposto, que deve ser enquadrado na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

    Os investigadores selecionados são diretamente contratados pela instituição de acolhimento identificada, através de financiamento da FCT.

    O Concurso- Estímulo ao Emprego Científico Individual 2017 é um dos novos mecanismos de financiamento previstos no Regulamento do Emprego Científico, lançado pela FCT este ano, que visam o reforço sistemático do emprego científico no SCTN, aumentando as vias e oportunidades de emprego para doutores e efetivando o emprego científico após o doutoramento. Através de um quadro diversificado de apoio ao emprego científico, garante-se a redução da precariedade dos vínculos na investigação científica, o rejuvenescimento institucional e a atratividade do território nacional para a ciência e a tecnologia.

    Em 2018 e 2019 serão abertos novos concursos de Estímulo ao Emprego Científico Individual.

  • Dia 14 de fevereiro de 2018| Conferência- O que é o Design Conceptual? Design Automóvel

    MAIS INFORMAÇÃO AQUI

  • Dia 15 de fevereiro de 2018| 2º Encontro Nacional sobre Responsabilidade Social e Ensino Superior

    MAIS INFORMAÇÃO AQUI

  • Candidaturas até 23 de fevereiro de 2018| Programa de Apoio a Empreendedores Sociais

    No intuito de apoiar a validação de modelos de negócio sustentáveis, potenciando a sua alavancagem através do planeamento, desenvolvimento e execução de estratégias de curto, médio e longo prazo, encontram-se abertas as candidaturas ao programa «PAES Aceleração - Programa de Apoio a Empreendedores Sociais».

    Esta iniciativa, promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa através do seu Departamento de Empreendedorismo e Economia Social (DEES) com o apoio da ImpactHub Lisbon, visa captar projetos que desenvolvam produtos e serviços de caráter inovador, destinados à resolução de problemas e necessidades no contexto da Economia Social. Podem candidatar-se startups e projetos de negócio com componente de inovação, e entidades coletivas com ou sem fins lucrativos.

    O Programa PAES é constituído por três fases: Pré-Aceleração; Aceleração; e Pós-Aceleração. Às três candidaturas finalistas será dado acesso a programa de internacionalização, que inclui deslocações ao estrangeiro e reuniões de networking e à candidatura melhor classificada será atribuído um prémio no valor de 15.000,00€ (quinze mil euros).

    As candidaturas devem ser formalizadas aqui, até às 16h do dia 23 de fevereiro de 2018, onde se encontram também disponíveis o regulamento e as instruções detalhadas.

    Quaisquer informações adicionais podem ser solicitadas por correio eletrónico através de: paes@scml.pt

  • Candidaturas até 23 de fevereiro de 2018| Prémio Primus Inter Pares

    MAIS INFORMAÇÃO AQUI

  • Candidaturas até 28 de fevereiro de 2018| Programa de Financiamento- Sustainable Blue Economy

    O Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) lançou um aviso sobre Inovação & Tecnologia, estando previstos € 8 milhões para a Demonstração & Mercado e € 2 milhões para o Combate ao Lixo Marinho. O aviso abrange também a Cooperação no Mediterrâneo, estando previstos € 3 milhões para a criação de “Parcerias Azuis” e € 1.5 milhões para a Restauração de Ecossistemas.
    Este aviso visa promover uma "Economia Azul Sustentável", com um orçamento total de € 14,5 milhões, que permitirá impulsionar a política marítima europeia e a economia azul na Europa e no Mediterrâneo.
    Mais informações aqui

  • Candidaturas até 28 de fevereiro de 2018| Financiamento- Fundo Azul/ Novos Empreendedores do Mar

    Aberto até 28 de fevereiro de 2018, o período para apresentação de candidaturas a financiamento no âmbito do Fundo Azul direcionado a Novos Empreendedores do Mar (start-ups, PME e empresas) criadores de oportunidades inovadoras de negócio sustentáveis.

    Mais informação aqui

  • Candidaturas até 28 de fevereiro de 2018| Ponto Verde Open Innovation

    No intuito de contribuir para a transição de Portugal para uma economia circular, que reforçará a competitividade nacional, promoverá o crescimento económico sustentável e a criação de novos postos de trabalho, encontram-se abertas as candidaturas ao «Ponto Verde Open Innovation».

    O concurso, da iniciativa da Sociedade Ponto Verde (SPV), visa apoiar Projetos de I&D e de Inovação provenientes de universidades, startups, empresas ou pessoas singulares maiores de 18 anos e de todos os setores de atividade relacionados com a bioeconomia e a economia circular no Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), nomeadamente:

    prevenção ao nível dos processos produtivos;

    melhoria dos processos de ecodesign;

    produção e valorização de resíduos (reciclagem ou outros tipos), com especial ênfase em novas aplicações dos materiais reciclados, com vista a promover a sua reincorporação nas cadeias de valor;

    valorização dos materiais atualmente enviados para eliminação.

    As candidaturas deverão ser submetidas em formato digital através do site oficial do concurso em www.pontoverdeopeninnovation.com até ao dia 28 de fevereiro de 2018, onde estão também disponíveis as instruções detalhadas e outros documentos importantes, como o regulamento.

    Eventuais esclarecimentos que se considerem por convenientes devem ser solicitados através do seguinte endereço eletrónico: info@pontoverdeopeninnovation.com

  • Candidaturas até 28 de fevereiro de 2018| Concurso- Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais

    O Concurso visa apoiar projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico no âmbito da prevenção e combate de incêndios florestais centrados no desenvolvimento de atividades de investigação nas seguintes áreas:

    Governação dos recursos florestais;

    Gestão do fogo e comportamento de fogos extremos;

    Atitudes e comportamentos face à prevenção e combate de incêndios e a gestão do território, incluindo a sua vertente colaborativa;

    Modelos de ordenamento e silvicultura preventiva;

    Meteorologia, previsão e gestão do risco, incluindo deteção de ignições e otimização de alertas precoces e desenvolvimento de sistemas de observação inteligente e de apoio à decisão, incluindo tecnologias avançadas de deteção remota e de inteligência artificial;

    Sistemas de sensorização, de informação e de comunicações de emergência e sua integração nos processos de decisão;

    Gestão e valorização da biomassa nos espaços rurais;

    Modelos de organização e gestão das áreas florestais, nas vertentes de proteção, conservação, silvopastorícia, recreio, lazer e produção;

    Saúde e segurança ocupacional dos técnicos de combate;

    Restauro pós-fogo e gestão florestal, em diferentes escalas temporais e espaciais

    Podem candidatar-se individualmente ou em copromoção, equipas de investigação das seguintes entidades:

    Entidades não empresariais do sistema de I&I, nomeadamente: a) Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D; b) Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal; c) Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D; d) Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.

    Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, desde que inseridas em projetos de IC&DT liderados por entidades não empresariais do sistema de I&I, no âmbito de uma colaboração efetiva.

    O limite máximo de financiamento por projeto é de 200 mil euros, podendo o mesmo atingir 400 mil euros quando, na modalidade de copromoção, o projeto envolva pelo menos três entidades não empresariais do sistema de I&I.

    As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa, em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos<https://concursos.fct.pt/projectos/>, até às 17 horas (hora de Lisboa) de 28 de fevereiro de 2018. A digitalização da Declaração de Compromisso de cada candidatura terá de ser submetida até ao dia 14 de março de 2018.

    Mais informações poderão ser encontradas aqui mediante a consulta do Aviso de Abertura do Concurso do Guião de Candidatura (a disponibilizar em breve) e do Regulamento de Acesso a Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.

    Para esclarecimentos e pedidos de informação adicional por favor contactar: concursoprojetos@fct.pt

  • Candidaturas até 15 de março de 2018| Prémio Jacques Delors

    O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), institui o «Prémio Jacques Delors», Modalidade Ensaio Académico.

    Este concurso visa não só distinguir anualmente um trabalho de investigação académica, nomeadamente dissertações de mestrado e teses de doutoramento sobre a União Europeia que não tenham sido objeto de publicação, bem como promover a produção de obras inéditas, em língua portuguesa, que incidam sobre temas atuais e inovadores da realidade Europeia.

    O prémio contemplará a edição da(s) obra(s) premiada(s) e uma compensação pecuniária única de € 4.000,00 (quatro mil euros), a título da contrapartida pela transmissão dos direitos de autor. O júri é constituído por personalidades nacionais de reconhecido prestígio e mérito científico como António Vitorino - Ex-Comissário Europeu, Isabel Mota - Administradora da Fundação Calouste Gulbenkian e João de Vallera - Embaixador. A entrega será feita em cerimónia pública, a decorrer, normalmente, por ocasião das celebrações do Dia da Europa (9 de maio) ou em data a definir posteriormente.

    As candidaturas deverão ser enviadas ao CIEJD sob pseudónimo ou entregues diretamente nas suas instalações, até 15 de março de 2018.

    O regulamento e as instruções detalhadas estão disponíveis no site do Eurocid

  • De 24 a 27 de março de 2018| International Careers Festival

    Encontram-se abertas as candidaturas para o «International Careers Festival (ICF)», que terá lugar em Roma de 24 a 27 de março de 2018. As vagas são limitadas!

    O evento destina-se a jovens e estudantes que tenham interesse em construir uma carreira internacional, como diplomatas, especialistas de comunicação, jornalistas ou gestores em vários sectores de negócio. O ICF oferece a oportunidade perfeita para o encontro entre jovens de todo o mundo, ONG, empresas multinacionais, organizações internacionais e redes de televisão e de rádio. O evento é promovido pela associação Giovani nel Mondo, com o patrocínio de prestigiadas organizações, incluindo agências da ONU como o IFAD, o World Food Programme e a OIT, e ainda o Ministério Italiano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, entre muitos outros.

    Com 250 bolsas disponíveis - graças ao apoio de patrocinadores como a Università degli Studi Internazionali di Roma (UNINT), a Vueling e a Wall Street English - os participantes no Festival poderão escolher entre 4 projetos diferentes:

    ROME MODEL UNITED NATIONS - É uma simulação das Nações Unidas, ideal para estudantes de relações internacionais, ciência política ou direito. Há vários prémios disponíveis para os melhores participantes do ROME MUN, graças às várias parcerias estabelecidas com outras conferências e simulações em todo o mundo.

    ROME BUSINESS GAME - Simulação de estudos de caso de negócios, recomendada para estudantes de economia, gestão, engenharia, marketing ou TI. A melhor equipa terá acesso a estágios em prestigiadas empresas internacionais.

    ROME PRESS GAME - Simulação de atividades no âmbito jornalístico, incluindo jornais, web, rádio e televisão, adequadas especialmente para estudantes de comunicação, interpretação, tradução, letras ou filosofia. Os participantes estarão envolvidos em 4 dias de atividades práticas, em contacto direto com profissionais da indústria.

    INTERNATIONAL CAREERS COURSE - Curso de orientação para as carreiras internacionais, adequado para estudantes de qualquer área.

    O Festival oferece aos participantes a possibilidade de estabelecer uma rede de contactos e, por isso, o potencial acesso a várias oportunidades e ainda uma secção de exposição - Feira das Carreiras Internacionais - International Career Fair - aberta aos participantes dos quatro projetos e ao público em geral. A Feira estará dividida entre uma área de formação e uma área dedicada ao emprego, orientadas para os jovens que queiram contactar diretamente com os profissionais da indústria e para aqueles que procurem formação e experiência adequadas. Durante a feira os participantes poderão deixar os seus CV's e contactar com especialistas de recursos humanos, sendo que algumas entidades oferecem ainda momentos de revisão de CV ou simulações de entrevistas.

    As propostas deverão ser submetidas até ao dia 15 de dezembro de 2017.

    As instruções detalhadas e outros documentos importantes, como o regulamento, estão disponíveis aqui

  • Dias 27, 28 e 29 de junho de 2018| 3.ª Conferência Internacional da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia

    Os tópicos da Conferência incluem:

    O processo de ensino/aprendizagem e o perfil do docente de engenharia no ensino superior

    Liderança e gestão nas instituições de ensino superior

    Metodologias de ensino/aprendizagem e competências no ensino superior

    Monitorização e avaliação no ensino superior

    Cursos e currículos de engenharia

    Avaliação do processo de ensino/aprendizagem e a sua relação com a Sociedade.

    Estão já confirmadas as presenças de individualidades de relevo nas áreas de investigação, desenvolvimento e governança em educação em (e para) a engenharia, nomeadamente:

    Carl Wieman, Universidade de Stanford (EUA), Prémio Nobel da Física 2001, via vídeo-conferência (Q&A e discussão em tempo real);

    Eduardo Marçal Grilo, ex-Ministro da Educação de Portugal, Presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro;

    Jennifer Case, Head of the Department of Engineering Education, Virginia Tech (EUA);

    Rovani Sigamoney, Assistant Programme Specialist, UNESCO Engineering Initiative (SC/UEI);

    Dirk Van Damme, Division Head - Innovation and Measuring Progress (IMEP), OECD;

    Georgi Dimitrov, Deputy Head of Unit for Innovation and EIT, Directorate General Education and Culture, European Commission;

    Pedro Meda Magalhães, Committee Label EUR-ACE member, European Network for Accreditation of Engineering Education (ENAEE);

    José Sanchez-Gomez, AIRBUS Operations Spain;

    Luís Reis, CCCO da Sonae SGPS e Chairman da Porto Business School.

    Esta conferência terá um formato inovador, juntando à apresentação de artigos um fórum para discussão, troca de ideias e idealização do futuro da educação em engenharia, convidando ao debate todos os stakeholders desse processo.

    A sua presença e participação será assim essencial para o seu sucesso e para a qualidade da discussão!

    Considere ainda a possibilidade de submeter o(s) seus(s) trabalho(s) (em inglês) para apresentação na Conferência, e pedimos-lhe também que dissemine este evento através dos seus contactos. Os artigos serão disseminados através do IEEE Conference Publications, ficando disponíveis por meio do serviço IEEE Xplore Digital Library. Pode encontrar informação complementar (e em constante atualização) aqui.