Acessibilidade
Evento
Seminário | Dinâmica de sistemas coloidais confinados

Seminário | Dinâmica de sistemas coloidais confinados

ISEL | Auditório A, 21 / Mai / 18 às 14:00

Seminário: Dinâmica de sistemas coloidais confinados

Orador: Nuno A. M. Araújo* (Centro de Física Teórica e Computacional Departamento de Física Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa - http://www.namaraujo.net)

Resumo: As partículas coloidais são consideradas ideais para obter uma nova classe de materiais com propriedades físicas específicas. Com as técnicas experimentais existentes é possível sintetizar partículas coloidais com tamanho, forma e interação de pares controlada. No entanto, apesar destes avanços, ainda existe um enorme vazio entre a capacidade de sintetizar estas partículas e a obtenção de estruturas a partir da sua auto-organização. O principal desafio é o controlo da dinâmica de agregação. Durante o processo, estruturas intermédias são formadas que relaxam muito lentamente. Para acompanharmos a dinâmica e identificar essas estruturas intermédias é necessário desenvolver novos métodos teóricos e numéricos.

Neste seminário, vamos discutir possíveis estratégias para estudar a auto-organização de partículas coloidais confinadas. Resultados experimentais recentes sugerem que a mancha formada pela evaporação de uma suspensão coloidal depende fortemente da forma da partícula [1]. Nós propusemos um modelo estocástico que permite explicar o mecanismo responsável por essa dependência

[2,3]. Iremos discutir esse mecanismo e comparar os resultados obtidos numericamente com os resultados experimentais.

[1] P. J. Yunker et al. Physical Review Letters 110, 035501 (2013).

[2] C. S. Dias et al., Soft Matter 14, 1903 (2018).

[3] C. S. Dias, N. A. M. Araújo, M. M. Telo da Gama, EPL 107, 56002

(2014).

* with M. M. Telo da Gama, C. S. Dias, A. S. Nunes, and D. Pinto