Acessibilidade
Evento
Seminário  | Visible Light Communication

Seminário | Visible Light Communication

ISEL | Auditório E, 19 / Fev / 18 às 14:00

Oradora : Paula Louro  (ADEETC-ISEL)

Nos últimos anos a utilização de dispositivos móveis massificou-se, o que foi acompanhado por um aumento vertiginoso do tráfego de dados. A integração crescente de sensores nestes dispositivos aumentou também a sua conectividade exigindo mais recursos tanto a nível de processamento como de acesso a redes de comunicação. Assim, o espectro eletromagnético associado ao Wi-Fi começa a tornar-se limitado.
Uma das tecnologias atualmente promissoras para resolver esta questão é a Visible Light Communication (VLC) que utiliza o espectro do visível para a transmissão de dados. O facto de o espectro visível ser livre e de a frequência associada ser muito elevada (teoricamente da ordem dos Tbytes/s) permite antever velocidades de comunicação muito elevadas. Por outro lado, a adoção generalizada da iluminação a LEDs possibilita uma janela de oportunidade para a implementação da tecnologia VLC, uma vez que as lâmpadas a LEDs podem ser moduladas a alta frequência, cumprindo assim a dupla função de iluminação e de comunicação.
Neste seminário, apresenta-se um sistema VLC onde o emissor é constituído por LEDs brancos RGB e o recetor por um fotodído pinpin baseado em a- SiC:H/a-Si:H. Os LEDs brancos RGB dispõem de três emissores separados que podem ser modulados de forma independente, o que melhora a capacidade de transmissão, relativamente aos LEDs baseados em fósforo. Este aumento da largura de banda, requer, no entanto, que o recetor detete e descodifique os sinais transmitidos por cada comprimento de onda. O fotodetetor utilizado apresenta uma sensibilidade espectral seletiva, que pode ser ajustada para os comprimentos de onda de interesse, de modo a permitir a desmodulação do sinal elétrico e inferir os sinais óticos transmitidos.
Serão discutidas diversas configurações do sistema para a transmissão de dados e abordadas diversas aplicações, como o posicionamento no interior de edifícios e a comunicação inter-veicular.