Acessibilidade
Notícia
 IV Edição Academia GRACE 2017/2018

IV Edição Academia GRACE 2017/2018

Notícia escrita em 28/09/2017

Foi lançado hoje, dia 28 de setembro, por ocasião da sessão de abertura do Greenfest, a quarta edição da Academia GRACE, um dos pilares do Projeto Uni.Network, cujo principal objetivo passa por promover a ligação entre as empresas e as Entidades Académicas portuguesas na temática da Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Sendo que estas Entidades têm feito um investimento de aproximação ao setor empresarial, segundo Margarida Couto, Vice-presidente do GRACE, é ainda “comum os estudantes ficarem surpreendidos ao tomarem conhecimento do trabalho que muitas empresas já desenvolvem nesta área. Por outro lado, uma grande parte das instituições de ensino superior não integra temas de cidadania empresarial na sua oferta formativa, o que naturalmente dificulta a sensibilização dos alunos.” O Projeto pretende ainda incentivar a aproximação entre o mundo empresarial e a Academia, de forma a haver maior convergência entre a saída dos jovens do mundo académico e entrada na vida profissional e está alinhado com os compromissos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e a Estratégia Europa 2020.

 “O sucesso dos ODS 2030 assenta na capacidade de partilha e colaboração entre as empresas, academia, governos e cidadãos”, manifestou Luís Roberto, membro da Direção do GRACE, na conferência inaugural do Greenfest, que decorre no Estoril até dia 1 de Outubro, na qual apresentou os temas da quarta edição da Academia GRACE.

A Academia GRACE, em específico, é uma iniciativa anual com regulamento próprio ao qual se podem candidatar todos os alunos das instituições de Ensino Superior parceiras do Uni.Network e pretende, de uma forma geral, fomentar a reflexão e desenvolvimento de projetos académicos (individuais ou de grupo) sobre Responsabilidade Social Corporativa, premiando os alunos vencedores com uma experiência em contexto de trabalho, de um mês, numa empresa associada do GRACE.

Neste ano letivo os alunos poderão optar por um de dois temas, aplicando-o ao contexto empresarial ou à sua instituição académica:

  1. Intra-empreendedorismo social - “E se a tua Entidade Académica ou as Empresas pudessem mudar a comunidade local ou até a sociedade?”
  2. A Tecnologia ao serviço da RSC: “Como pode a tecnologia dar resposta aos desafios de RSC, sustentabilidade e cidadania da nossa sociedade?

Para esta edição, os alunos das entidades académicas parceiras do Uni.Network podem submeter os seus trabalhos a partir de dia 28 de Setembro até ao dia 9 de Abril de 2018, sendo os vencedores divulgados até ao final de Junho.

Numa cerimónia realizada no Salão Nobre do Museu da Carris em Julho, a terceira edição da Academia GRACE distinguiu trabalhos de alunos dos parceiros Universidade de Aveiro, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Europeia e Instituto Politécnico do Porto.

Ao todo, 12 alunos foram distinguidos com o PRÉMIO ACADEMIA GRACE e têm agora a oportunidade de usufruir de um estágio de um mês nos associados GRACE.

Participaram ativamente no Projeto Uni.Network durante o ano lectivo passado os associados Accenture, ASilva Matos, Fundação BP, Carris, Diaverum, eSolidar, Esposende Ambiente, Eurest, F3M, Fundação Manuel António da Mota, Fundação Montepio, Gómez-Acebo & Pombo, Grafe, Lipor, Michael Page, Microsoft, OCP Portugal, Prio, PWC, Resiquímica, Santander Totta, Trivalor, TurnAround Social, Unicer, Universidade Europeia, Vale do Lobo Algarve, VdA e Widex.

Mais sobre o GRACE

Fundado em Fevereiro de 2000 por um conjunto de empresas, o GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial - é uma associação pioneira, sem fins lucrativos e exclusivamente dedicada à promoção da Responsabilidade Social Corporativa. O GRACE reúne mais de 150 empresas, das mais variadas dimensões e setores de atividade, empenhadas em aprofundar o seu papel no desenvolvimento social das pessoas e das organizações, partilhando a missão há muito assumida: refletir, promover e desenvolver a responsabilidade social corporativa em Portugal.

www.grace.pt

Mais sobre o Uni.Network

 

http://www.grace.pt/projetos/uni_network