Acessibilidade
Notícia
“Resolução Estruturada de Problemas” é matéria para seminário inovador

“Resolução Estruturada de Problemas” é matéria para seminário inovador

Notícia escrita em 24/05/2019

 

O mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do ISEL organizou no passado 22 de maio um seminário dedicado à “resolução de problemas de uma forma sustentada” e que foi aberto a toda a comunidade. O orador convidado foi o professor João Alves de Moura, autor do livro “Desenvolver Pessoas LEAN numa organização de serviços”, que tem mais de 25 anos de experiência profissional na implementação de processos de melhoria e aplicação de metodologias LEAN no grupo EDP. 

“Como identificar problemas numa organização? Como é que os gestores podem identificar soluções de sucesso robustas capazes de resistir a efeitos colaterais imprevistos? Num mundo complexo e em permanente mutação, os decisores são confrontados com uma grande diversidade de problemas. Muitos decisores têm aprendido com custos significativos para as suas organizações, que aplicação de abordagens ad-hoc na resolução de problemas raramente têm sucesso!”, explica o professor doutor António Abreu, docente do departamento de Engenharia Mecânica do ISEL e um dos organizadores. 

Segundo António Abreu, “é mencionado, com alguma frequência, por parte de vários decisores, que algumas das soluções que foram implementadas para resolver problemas importantes no passado, não só se mostraram incapazes, como ainda contribuíram para o agravamento do problema ou conduziram a novos problemas”. 

O curso de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial teve o seu início no ano letivo 2018/2019 e encontra-se ancorado na ADEM. Visa dar resposta à crescente procura por parte do mercado de Engenheiros dotados de uma visão multidisciplinar, cujo o foco é estabelecer uma simbiose entre a tecnologia (base de engenharia) com os processos (base de gestão).