Acessibilidade
Notícia
Curso sobre Revestimentos Tradicionais soma quatro edições

Curso sobre Revestimentos Tradicionais soma quatro edições

Notícia escrita em 04/11/2019

 

Nos dias 28, 29 e 30 de outubro, o ISEL organizou a 4.ª edição do curso teórico-prático “Conservação, Restauro e Reabilitação de Revestimentos Tradicionais — da Ciência à Obra”, focado no património artístico tradicional aplicado em paredes e tetos de edifícios: rebocos tradicionais, estuques e azulejos.

Este curso contou com a presença de engenheiros civis, arquitetos e conservadores restauradores provenientes de empresas de construção e obras públicas, municípios e profissionais liberais.

A formação estabelece pontes entre as áreas da engenharia civil, arquitetura, conservação e restauro, química e artes e faz também a ligação entre a ponta do conhecimento científico (transmitido pelos mais elevados especialistas nacionais) e as condicionantes da obra (transmitidas por técnicos e mestres aplicadores).

Nas sessões teóricas e práticas, os formandos tiveram oportunidade de colocar questões aos especialistas, tendo-se estabelecido também um diálogo frutuoso e troca de experiências entre os diferentes profissionais.

Nas oficinas práticas, os formandos tiveram oportunidade de executar técnicas tradicionais no âmbito dos rebocos como os fingidos de pedra e de junta e as caiações, dos estuques como os moldes de gesso, estuques lisos e corridos em bancada e aplicação de azulejos tradicionais utilizando originais e réplicas.

Na opinião dos formandos, o facto de as palestras teóricas serem complementadas com oficinas práticas, em cada área, permitem uma verdadeira consolidação dos conhecimentos adquiridos. De sublinhar que as questões colocadas pelos formandos permitiram a abordagem de diferentes casos práticos vistos de diferentes prismas que se complementam e enriquecem mutuamente.