Acessibilidade
Notícia
Docentes do ISEL integram projeto UPFLOW

Docentes do ISEL integram projeto UPFLOW

Notícia escrita em 20/07/2021


Os docentes Maria Graça Silveira (DF/ISEL) e Nuno Dias (DF/ISEL) participam no projeto UPFLOW, financiado pelo European Research Council e liderado pela professora Ana Ferreira da University College London (UCL). 

O projecto UPFLOW irá analisar pela primeira vez a estrutura do fluxo ascendente no manto na região do Atlântico onde se localizam os arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias, cuja formação tem sido associada à dinâmica do manto superior, sem que seja compreendida a relação entre os diferentes processos e a estrutura do fluxo ascendente no manto, apesar do grande progresso que têm sido alcançado na compreensão dos mecanismos de subdução. 

A obtenção desta “imagem” melhorada da dinâmica do manto será alcançada através da instalação no fundo do mar de cerca de três dezenas de OBS (sismómetros submarinos) para registar de forma contínua a sismicidade natural, e assim reconstituir o fluxo geológico ascendente. Esta experiência, inédita, irá permitir uma resolução da ordem dos 100-200 km, até uma profundidade de cerca de ~1,000-1,500 km.