EU MATHS IN veio ao ISEL debater Segurança Inteligente
Notícia escrita em 18/10/2018
O ISEL acolheu o encontro anual da EU MATHS IN - European Network of Mathematics for Industry and Innovation, de 18 a 19 de outubro, e que teve como convidado o ministro Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. A organização esteve a cargo da PT Maths IN - Rede Portuguesa para a Indústria e Inovação, um consórcio dos 13 principais centros de investigação em matemática do país, entre eles o ISEL.
O encontro deste ano centrou-se na Matemática Industrial na Europa e privilegiou o tema da Segurança Inteligente (Smart Security) com as respetivas ferramentas matemáticas ao seu dispor. Em análise estiverem as evacuações de emergência, o comportamento criminal, a cibersegurança, a privacidade digital, a prevenção da fraude e a proteção de dados.
Além de docentes e investigadores, participaram neste EU MATHS IN representantes de algumas empresas nacionais e estrangeiras, como foi o caso da Michelin, Nors ou Jerónimo Martins. À imagem do encontro do ano anterior, dedicado à Big Data, o objetivo maior é criar um diálogo entre a indústria e a academia na discussão de áreas de grande relevância científica com alto impacto na sociedade.
De resto, foi o próprio Manuel Heitor a sublinhar a estagnação vivida na Europa ao longo das últimas décadas quando se trata de investimento na área da produção e difusão de conhecimento, situando-se uns furos abaixo dos seus competidores mais diretos, China e EUA.






