Acessibilidade
Notícia
Inquérito: 50 Anos do Sismo de 28 de Fevereiro de 1969

Inquérito: 50 Anos do Sismo de 28 de Fevereiro de 1969

Notícia escrita em 08/03/2019

Na madrugada de 28 de fevereiro de 1969, por volta das 3:40, Portugal foi fortemente abalado por um sismo com epicentro a 180 km a SW de Sagres. Foi um sismo de magnitude Ms7.9, o sismo de maior magnitude sentido na Europa desde o grande sismo de Lisboa de 1755.

Hoje, compreendemos melhor a fronteira a sul de Portugal, que separa a placa Euro Asiática da placa Africana. Trata-se de uma fronteira constituída por uma rede de falhas ativas com grande potencial para gerar sismos e tsunamis. Percebemos cientificamente melhor a propagação das ondas sísmicas, a atenuação da energia a partir das falhas, a forma como os solos amplificam ou atenuam a energia das ondas sísmicas, e como os edificios se comportam sob o efeito das ondas sísmicas.

Mas muito há ainda por compreender, em particular no que diz respeito ao nosso território. E para avançar o conhecimento, é necessário validar hipóteses e modelos com dados.

50 anos após o sismo de 28/fev/1969, as tecnologias de comunicação permitem uma recolha de relatos muito mais alargada do que aquela que foi possível na ocasião do sismo. Pedimos por isso agora, a quem sentiu o sismo, ou conhece relatos, que os partilhe connosco através do questionário online.

Os dados serão utilizados em trabalhos de investigação que nos ajudarão a caracterizar melhor a perigosidade sísmica de Portugal e a prepararmo-nos melhor para sismos futuros.