Acessibilidade
Notícia
ISEL desenvolve modelo preditivo para emergências em Lisboa

ISEL desenvolve modelo preditivo para emergências em Lisboa

Notícia escrita em 03/03/2020

 

O ISEL é uma das entidades integrantes do projeto Lx Analytics Hub, liderado pela Câmara Municipal de Lisboa e que assenta em soluções de inteligência artificial ao serviço da cidade para situações de emergência urbana. Além do ISEL, que foi responsável pelo desenvolvimento dos processos de carregamento contínuo de dados para a plataforma analítica, participam neste modelo preditivo a Microsoft, a Nova Information Management School e a SAP, todos em estreita colaboração com a Altice e com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

Com o projeto Lx Analytics Hub, apresentado ao público no passado dia 28 de fevereiro no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), os bombeiros de Lisboa poderão diminuir o tempo de resposta a incidentes como incêndios ou inundações já muito em breve. Recorrendo a técnicas de aprendizagem automática para construir um  modelo preditivo, torna-se agora possível estimar as zonas da cidade com probabilidade de ocorrências graves. Com mais de cinco milhões de registos analisados, o grau de exatidão estimado é de 70% (sete em cada 10 ocorrências). 

Foi também avaliado o risco para os habitantes de Lisboa, para permitir, com um dia de antecedência, que o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSB) otimize a alocação dos seus meios na cidade para reduzir o tempo de resposta à emergência. 

O Lx Analytics Hub foi desenvolvido tendo em conta o histórico de ocorrências na cidade de Lisboa entre 2013 e 2018, variáveis climatéricas, segundo dados do IPMA, e variáveis sociodemográficas. As áreas de serviço de cinco minutos e 10 minutos foram definidas a partir dos quartéis do RSB, tendo em conta os condicionamentos de tráfego previstos e aprovados pela CML. 

O modelo permite ainda ter um número aproximado das pessoas que, em dado momento, estão nas zonas de risco, através do número de telemóveis ligados a 2769 estações base da Altice.