Acessibilidade
Notícia
ISEL no projeto BSafe4Sea  para controlo da segurança marítima

ISEL no projeto BSafe4Sea para controlo da segurança marítima

Notícia escrita em 15/05/2019

 

O ISEL é, juntamente com a Faculdade de Ciências e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) um dos responsáveis pelo projeto BSafe4Sea, que visa o desenvolvimento, aplicação e teste de metodologias de previsão do comportamento estrutural de quebra-mares de talude (QMT), a base de um sistema inovador de apoio à decisão. 

A utilização de fotografias aéreas obtidas com veículos aéreos não tripulados (VANT), de vídeo, de posicionamento via satélite (GNSS), bem como a avaliação probabilística do comportamento dos QMT baseada em modelação física e numérica, apoiarão o planeamento e priorização de trabalhos de manutenção e reparação, aumentando a segurança, funcionalidade e resiliência dos QMT. 

O desenvolvimento de um sistema deste tipo é, assim, atual e premente, dadas as condições ambientais extremas a que os QMT estão sujeitos, incluindo as alterações climáticas. Estas obras são cruciais para as modernas redes de transporte de mercadorias e passageiros, tendo grande relevância socioeconómica. A sua conservação em bom estado, através da adoção de medidas mitigadoras atempadas em resultado de alertas precoces, reduzirá custos de manutenção e perdas económicas por interrupções portuárias. 

O projeto é coordenado pelo LNEC, envolvendo também a FCIÊNCIAS.ID e o ISEL. A estreita colaboração com as administrações dos portos de Sines e Peniche é também essencial para garantir o sucesso dos resultados do projeto junto de end-users, bem como o apoio técnico-científico do consultor Dr. Jentsje Van der Meer, perito internacional nesta área.