Acessibilidade
Notícia
O ISEL recebeu o 6th IEEE Portuguese Meeting on Bioengineering (ENBENG 2019)

O ISEL recebeu o 6th IEEE Portuguese Meeting on Bioengineering (ENBENG 2019)

Notícia escrita em 28/02/2019

 

Mais de 300 participantes e 238 trabalhos submetidos — dos quais 34 resultaram em apresentações orais — é o saldo da sexta edição do ENBENG-2019, que decorreu nas instalações do ISEL a 22 e 23 de fevereiro. O objetivo do evento foi, uma vez mais, a promoção da investigação no campo da Bioengenharia e da Biomédica ao alertar para a importância desta área e reforçar a cooperação entre estudantes, professores e profissionais do setor. 

Dentre os melhores papers sumários de uma tese de mestrado, destaque para “Development of a Tool for Selection and Acquisition of Medical Devices based on the Analytic Hierarchy Process”, de Vítor Oliveira, aluno do ISEL, que recebeu o prémio pelas mãos da vice-reitora da Universidade de Lisboa, professora doutora Isabel Rocha. 

A edição de 2019 do ENBENG teve como chair a Professora Cecília Calado, coordenadora e docente do mestrado em Engenharia Biomédica do ISEL e dividiu-se por seis sessões temáticas. Além de várias instituições portuguesas contou com a participação de autores oriundos de Espanha, Itália, Bélgica, Alemanha, Ucrânia, Paquistão, Japão, Taiwan, Singapura, Brasil, Peru e Canadá. 

O ENBENG foi uma organização conjunta do estudantes de mestrado e licenciatura em Engenharia Biomédica do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e do núcleo de estudantes de IEEE EMBS do ISEL. A Biomecânica, a Telemedicina, a Neuroengenharia, a Robótica ou o Processamento de Imagem foram algumas das cerca de duas dezenas de áreas abrangidas. 

A "IEEE Engineering in Medicine and Biology Society" (EMBS) é a maior comunidade internacional de engenheiros biomédicos e congrega mais de 12 mil membros espalhados por 97 países. A secção portuguesa foi fundada em 2006 e o núcleo de estudantes do ISEL juntou-se-lhe em 2018.

O ENBENG distinguiu os melhores papers sumários de uma tese de mestrado:

- Vitor Oliveira: "Development of a Tool for Selection and Acquisition of Medical Devices based on the Analytic Hierarchy Process" - Instituto Superior Engenharia Lisboa

O aluno Vitor Oliveira a receber o prémio pelas mãos da Vice Reitora da Universidade de Lisboa, Professora Doutora Isabel Rocha.

- Mariana Silva: "Computational Modelling of Human Lower Limb for Reproduction of Walking Dynamics with Muscles: Healthy and Pathological Cases" - Universidade Minho

- Cristiana Ulpiano: "RNAi as a tool to inhibit the angiogenic potential of human Mesenchymal Stem/Stromal Cells in malignancy" - Instituto Superior Técnico

- Ana Rita Oliveira: "Identification of brain connectivity disruptions due to thalamic lesions in early development using Diffusion-Weighted MRI" - Instituto Superior Técnico

Foram ainda atribuídos os prémios pela Associação Fraunhofer:

- Melhor Paper sumário de uma tese de mestrado: Carlos Alexandre Nunes Ferreira: “Quantitative Assessment of Central Serous Chorioretinopathy in Angiographic Sequences of Retinal Images” - INESCTEC

- Melhor Paper: Ana Teresa Casimiro Nunes: “Textural information from the retinal nerve fibre layer in multiple sclerosis” - Universidade Coimbra.

O Encontro deste ano teve como chair a Professora Cecília Calado, coordenadora e docente do mestrado em engenharia biomédica do ISEL, contando ainda com a participação:

- Professor Hugo Silva, Plux, IPS, representante do capítulo PT do IEEE - EMBS

- Professora Isabel Rocha, vice reitora na UL

- Professor Miguel Morgado, FCT, UC

- Professor Manuel Matos, ISEL

- Professora Lina Vieira, ESTeSL

- Professor Rui Bernardes, UBI, UC

Os alunos da licenciatura e mestrado em engenharia biomédica do ISEL/ESTeSL, em cooperação com a IEEE/EMBS do ISEL foram também eles anfitriões deste evento.