Acessibilidade
Notícia
Projeto do ISEL para combate a incêndios florestais tem luz verde

Projeto do ISEL para combate a incêndios florestais tem luz verde

Notícia escrita em 20/08/2019

 

É do ISEL um dos 18 projetos vencedores do 2.º Concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais – 2018. CLEAN FOREST é o nome do selecionado neste concurso da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que recebeu um total de 103 candidaturas. 

Intitulado “Gestão e valorização dos resíduos florestais na perspetiva dupla da prevenção de incêndios e na produção de bioenergia sustentável e competitiva para as regiões do interior”, o CLEAN FOREST é liderado pelos professores do ISEL João Gomes e Jaime Puna. Trata-se de um projeto de I&DT, cuja entidade proponente é o ISEL, tendo com entidades participantes, o Instituto Superior Técnico (IST-ID) e, o Instituto Superior de Agronomia (ISA), ambos pertencentes à Univ. Lisboa. Tem como objetivo principal valorizar os resíduos florestais de biomassa existentes nas florestas que não são limpas pelos proprietários, em bioenergia, especificamente, na produção de biocombustíveis sintéticos de segunda geração — como, por exemplo, biogás (metano), biometanol, bio-DME, etc. — dependendo das condições operatórias do processo reacional, como a temperatura, pressão e catalisador heterogéneo utilizados. 

O objetivo deste programa da FCT — que traduz um investimento de quase 5 milhões de euros ao longo de três anos — é reforçar as atividades de I&D destinadas a incentivar e fortalecer competências e capacidades científicas e tecnológicas em matéria de prevenção e combate de incêndios florestais, assim como garantir a apropriação e incorporação de conhecimento científico no apoio à decisão em sistemas operacionais e facilitar a produção de novos conhecimentos orientados para a solução de problemas concretos.

Mais informações aqui.