Acessibilidade

Qualidade

O Sistema Interno de Garantia da Qualidade do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (SIGQ-ISEL) decorre da aprovação do Regime Jurídico da Avaliação do Ensino Superior (Lei nº38/2007, de 16 de agosto) - que determina que a avaliação tem como objeto a qualidade do desempenho das Instituições de Ensino Superior (IES) e dos respetivos ciclos de estudos - da consequente criação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) - instituída pelo Decreto-Lei nº 369/2007, de 5 de novembro – e das diretrizes emanadas do Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) do Instituto Politécnico de Lisboa.

O sistema de avaliação e garantia da qualidade no ensino superior pressupõe a existência de três aspetos interrelacionados. O primeiro refere que as IES, em função da respetiva missão, devem estabelecer uma política de garantia da qualidade dos seus ciclos de estudos, bem como os procedimentos adequados à sua prossecução. O segundo estipula que as IES devem empenhar-se, através de medidas concretas, no desenvolvimento de uma cultura de qualidade e da garantia da qualidade na sua atividade. O terceiro pressupõe que as IES devem implementar uma estratégia para a melhoria contínua da qualidade.