Acessibilidade

ADEETC - Área Departamental de Engenharia Electrónica e Telecomunicações e de Computadores

Sobre

A Área Departamental de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores (ADEETC) é uma unidade intermédia da estrutura orgânica do ISEL que visa a organização e coordenação dos recursos humanos, laboratoriais e materiais que lhes estão afectos, com o objectivo de responder às solicitações das actividades pedagógicas, científicas e técnicas em que participa.

A ADEETC assegura a coordenação de seis cursos conferentes de graus em engenharia, três de Licenciatura e três de Mestrado, no âmbito da engenharia de electrónica e telecomunicações e de computadores. Estes cursos traduzem a inovação e o aperfeiçoamento pedagógico conseguidos quer por via do envolvimento dos docentes em actividades de pós-graduação, quer através da sua participação em projectos realizados em colaboração com empresas e outras entidades, públicas e privadas.

Recursos

Em termos de recursos humanos a ADEETC é constituída por 72 professores e 33 assistentes, num total de 105 docentes (dos quais 136 em regime de tempo integral). Integram o corpo docente da ADEETC quadros superiores dos sectores público e privado ligados à indústria e serviços (aproximadamente 12% dos docentes).

Afectos ao DEETC contam-se ainda 3 técnicos superiores e 2 especialistas com funções de apoio à docência e à manutenção dos espaços laboratoriais.

A ADEETC dispõe de laboratórios próprios, dotados de meios técnicos e científicos vocacionados para o ensino mas também para a investigação e desenvolvimento nas áreas leccionadas, como é o caso do desenvolvimento de software, sistemas de informação, sistemas electrónicos, redes de comunicação, processamento de sinais, multimédia e sistemas de telecomunicações.

Os alunos dos cursos ancorados na ADEETC dispõem de zonas de estudo nas instalações afectas à ADEETC, com apoio bibliográfico e informático, e partilham com os restantes alunos do ISEL salas específicas para esse fim.