Acessibilidade

ADEM - Área Departamental de Engenharia Mecânica

Sobre

Missão

É missão da ADEM providenciar a criação e transmissão do conhecimento em conformidade com o estado-da-arte, na área da Engenharia Mecânica e domínios do conhecimento afins, que enriqueça a formação dos seus alunos e responda às necessidades e aos desafios da sociedade, no respeito pela missão, objectivos e atribuições do ISEL, que constam dos Artigos 2.º, 3.º e 4.º dos Estatutos do ISEL.

Na prossecução da sua missão a ADEM tem por finalidades essenciais a realização de actividades de ensino, nomeadamente de cursos de Licenciatura e Mestrado nela ancorados, e de outra formação de pós-graduação que a cada momento a legislação em vigor permita e, também, de investigação científica aplicada e fundamental, tendo ainda como objectivo o desenvolvimento tecnológico, a prestação de serviços ao exterior e a realização de actividades de extensão ao Ensino Superior, nomeadamente no domínio da divulgação de conhecimento, da formação contínua e da promoção da inovação.

Cabe ainda à ADEM, no âmbito das suas competências específicas, a promoção da cooperação nacional e internacional, concretizada na mobilidade de discentes e docentes, e na participação em redes de formação e de investigação e desenvolvimento.

A organização da ADEM assenta nas suas Secções, as quais correspondem a áreas consolidadas do saber, e nas Coordenações de Cursos em cuja gestão a ADEM participa.

Visão

A ADEM, ciente da rápida evolução Científica e Tecnológica, tem como preocupação fundamental a actualização das matérias curriculares e proporcionar aos alunos uma componente prática cada vez mais efectiva e adequada às realidades do mundo profissional.

Dedica-se à actividade de investigação científica e desenvolvimento, facultando aos alunos todo o apoio bibliográfico, informático e laboratorial, para que o seu desenvolvimento e interacção com as estruturas do curso seja, sempre, cada vez mais activo.

Tem apoiado o Centro de Estudos de Engenharia Mecânica, através do qual se vem incrementando nos últimos anos a actividade de prestação de serviços ao exterior, quer ministrando formação técnica para quadros e funcionários de diversas empresas, quer executando projectos de Engenharia para instalações industriais.