Acessibilidade

Conselho de Gestão

Função

O Conselho de gestão é um órgão plural que coadjuva o Presidente do ISEL no exercício das suas competências.

Composição

Jorge Sousa

Presidente

Jorge Alberto Mendes de Sousa

 

Licenciado e Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, com especialização em Sistemas de Energia, e Doutorado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, com especialização em Economia Industrial / Mercados de Energia.

Desde 1998 exerce funções docentes no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), onde possui a categoria de Professor Coordenador com nomeação definitiva na Área Departamental de Engenharia Eletrotécnica de Energia e Automação (ADEEEA), da qual foi Presidente de 2014 a 2016. É Coordenador do Grupo Disciplinar de Sistemas de Energia, do Grupo de Investigação em Sistemas de Energia (GiSE). Foi o coordenador da pós-graduação em Engenharia e Gestão de Energias Renováveis (EGER) e do programa ISEL Energy Week.

É investigador sénior do INESC-ID e membro do seu Conselho Científico tendo sido investigador associado do MIT / Center for Energy and Environmental Policy Research no período 2008-2011.

É sócio fundador e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Economia de Energia (APEEN), membro da Ordem dos Engenheiros, da Ordem dos Economistas e membro da Direção do IEEE/PES em Portugal.

Atividades de investigação e desenvolvimento

Publicou mais de 70 artigos científicos em revistas e conferências internacionais com revisão científica. É membro de comités organizadores de várias conferências internacionais, tendo sido Chairman das conferências EEM08, EEM15 e EEIC2016, todas organizadas no ISEL. É revisor científico de diversas revistas científicas da sua área de especialidade.

Orienta regularmente alunos de mestrado (25 dissertações concluídas) e de doutoramento (3 dissertações concluídas).

Percurso profissional

Antes de ingressar na carreira académica, foi colaborador de diversas empresas do setor elétrico entre as quais a EDP – Energias de Portugal e a EDF - Electricité de France. Ao longo do seu percurso profissional participou em mais de 30 projetos com instituições do setor energético, com especial enfoque nas áreas da produção e transmissão de energia elétrica, mercados de energia, gestão de risco, mercados ambientais (CO2 e certificados verdes) e energias renováveis.

Cargos e funções no ISEL anteriores aos que desempenha atualmente

Presidente da Área Departamental de Engenharia Eletrotécnica de Energia e Automação (2014-2016).

Membro da Comissão Científica do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Automação  (2001-2010). 

Membro do Conselho Científico  (2001-2010).

Membro da Comissão Coordenadora do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica (2010-2014).

Membro do Conselho Coordenador da Área Departamental de Engenharia Eletrotécnica de Energia e Automação  (desde 2010).

Coordenador da Secção de Energia e Sistemas  (2010-2014).

Coordenador da Secção de Sistemas de Energia  (2003-2010).

Responsável pelo 1º Ciclo da Licenciatura Bietápica em Engenharia Eletrotécnica  (2004-2006).

Afiliações

Ordem dos Engenheiros - Colégio de Engenharia Eletrotécnica.

Ordem dos Economistas.

IEEE / Power & Energy Society (membro da direção da secção portuguesa).

APEEN - Associação Portuguesa de Economia da Energia (sócio fundador e Vice-Presidente).

Vice-presidentes

Ricardo Felipe

Ricardo Gonzalez Felipe

Vice-Presidente - Área Técnico-Científica

Mestre em Física pela Universidade Estatal de Moscovo, Rússia (1979-1985) e Doutorado em Física pela Universidade de Helsínquia, Finlândia (1992-1994), com especialização em Física Teórica de Partículas. Desde 2007 é Professor Coordenador com nomeação definitiva da Área Departamental de Física (ADF) do ISEL. Leciona atualmente unidades curriculares do Grupo Disciplinar de Física no curso de Licenciatura em Engenharia Mecânica do ISEL. É Professor Associado Convidado do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico desde 2011 e investigador e membro permanente do Centro de Física Teórica de Partículas desde 2004.

Atividades de investigação e desenvolvimento

Participou em mais de 30 projetos I&D nacionais e internacionais, orientando regularmente alunos de mestrado e de doutoramento na sua área de especialização científica. Publicou mais de 80 artigos científicos em revistas de circulação internacional de reconhecido mérito, incluindo um artigo de revisão na prestigiada revista Reviews of Modern Physics. Estes trabalhos contam atualmente com mais de 1800 citações. Foi membro dos comités organizadores de várias conferências internacionais nos domínios da Física de Partículas, da Cosmologia e da Astrofísica, sendo editor dos respetivos proceedings. É revisor científico das principais revistas internacionais da sua área de especialidade.

Percurso profissional

Antes de ingressar no ISEL foi investigador pós-doutorado na Universidade de Helsínquia (1994-1995), na Université Catholique de Louvain (1995-1997) e no Instituto Superior Técnico (1997-2006).

Cargos e funções no ISEL anteriores aos que desempenha atualmente

Presidente da Área Departamental de Física (2012-2014) 

Membro do Conselho Técnico-Científico (2012-2014)

Coordenador da Secção Autónoma de Física (2010-2012)

Membro da Comissão de Acompanhamento e Coordenação do Processo de Avaliação dos docentes do ISEL desde 2011

 

Eduardo Eusébio

Eduardo Adelino Mateus Nunes Eusébio

 Vice-Presidente - Área Pegagógica

Professor adjunto na Área Departamental de Engenharia Eletrotécnica (ADEEEA) do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), Mestre em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST) com especialização no ramo de Energia e possui título de Especialista na área de Energia pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).

Atividades de investigação e desenvolvimento

Publicou cerca 12 artigos científicos em conferências internacionais com revisão científica. Orientação de alunos de mestrado (12 dissertações concluídas e 10 em curso).

Percurso profissional

Antes de ingressar na carreira académica, foi colaborador em empresas do setor elétrico, entre as quais se destacam a EFACEC, Empresa Fabril de Máquinas Elétricas, S.A, Schneider Electric Portugal, TRANSFOPOR, Transformadores, Lda, MGE Onduladores de Portugal, ao serviço das quais desenvolveu trabalho na vertente da área da distribuição de energia elétrica, nomeadamente em subestações, postos de transformação e unidades de alimentação ininterruptas.

Cargos e funções no ISEL anteriores aos que desempenha atualmente

Membro das Comissões Coordenadoras de Mestrado e Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica (2010-2014)

Membro do Conselho Pedagógico do ISEL (2008-2010)

Vice-Presidente do DEEA para a área pedagógica (2008-2010)

Membro da Comissão Pedagógica do DEEA (2006-2010)

José Nascimento

José Manuel Peixoto do Nascimento

Vice-Presidente - Área Adiministrativa

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade Técnica de Lisboa. Professor Adjunto na Área Departamental de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores (ADEETC)  do ISEL onde exerce funções desde 1995.É investigador do Instituto de Telecomunicações.

Atividades de investigação e desenvolvimento

Área de investigação relacionada com o processamento e análise de imagens hiperespectrais com mais de 50 publicações incluindo capítulos de livros e revistas internacionais e mais de 2000 citações.

Tem exercido funções de investigador principal de vários projetos e de co-chair de conferências na área de investigação.

Cargos e funções no ISEL anteriores aos que desempenha atualmente 

Coordenador do Curso de Licenciatura em Engenharia Informática e Multimédia

Membro do Conselho Técnico-Científico e do Conselho Pedagógico do ISEL

Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Lisboa

 

 

 

Lucia Suarez

Lucía Fernández Suárez

Vice-Presidente -  Área Planeamento e Relações Externas 

Professora Coordenadora com nomeação definitiva na Área Departamental de Matemática (ADM) do ISEL. Licenciada em Matemática pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e Mestre em Matemática pela Université des Sciences et Tecnhologies de Lille (França). Obteve o Doutoramento Europeu em Matemática em 1998, nessas universidades, na área de Geometria e Topologia. 

 Atividades de investigação e desenvolvimento

Desenvolve investigação na área de Topologia Algebraica, mais precisamente em teoria da homotopia inestável e as suas aplicações. Neste âmbito realizou estadias de investigação na University of Rochester (Rochester, NY, Estados Unidos), no Fields Institute (Toronto, Canadá) e na Université Catholique de Louvain-La-Neuve (Louvain-La-Neuve, Bélgica). Publicou vários artigos de investigação e foi convidada como oradora em 22 conferências e seminários em diversas instituições (Mathematisches Forschungsinstitut Oberwolfach, Fields Institute for Research in Mathematical Sciences). Participou em 4 projetos de investigação internacionais (3 pela FCT e 1 pela GRICES/CNRS), tendo sido investigadora responsável em dois deles. Encontra-se atualmente a trabalhar no invariante denominado Topological Complexity e nas propriedades homotópicas de espaços de Hopf finitamente gerados. 

Percurso profissional

Iniciou a sua carreira docente em 1995, como professora assistente na Faculté Livre des Sciences de Lille (França). De 1996 até 1998 trabalhou também como professora assistente na Université des Sciences et Tecnologies de Lille (França). Em 1999 começou o seu percurso em Portugal, sendo Professora Auxiliar do Departamento de Matemática da Universidade do Minho. Desde março de 2011 é Professora Coordenadora com nomeação definitiva na Área Departamental de Matemática (ADM) do ISEL, lecionando habitualmente Unidades Curriculares na Seção de Álgebra.

Afiliações

Está interessada na divulgação da Matemática e Ciência em todos os níveis de Ensino. Fez parte da direção da SPM desde 2008 até 2014, período em que dinamizou as Tardes de Matemática SPM - Ciência Viva em Aveiro e Lisboa e foi membro da comissão organizadora do 3º Encontro Ibérico de Matemática da SPM e RSME (Braga, 2011) e da comissão científica da Escola de Verão da SPM (Vila Real, 2011). Realizou também seminários e workshops de divulgação científica nas regiões do Minho, Aveiro e Lisboa.  

 

Assessores do Conselho de Gestão

João Gomes

João Fernando Pereira Gomes

Assessor  - Área Científica e Inovação 

Professor Coordenador com agregação, de nomeação definitiva, da Área Departamental de Engenharia Química (ADEQ) do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), desde 2006. Obteve o título de agregado com uma lição sobre Captura e Sequestração de CO2 no IST/UTL em 2010, é licenciado (1983) e doutorado em Engenharia Química (1999) pelo IST/UTL.

Atividades de investigação e desenvolvimento

Investigador sénior, membro do Conselho Científico e responsável da linha Riscos Naturais e Tecnológicos do CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente da Universidade de Lisboa, desde 2014; tendo sido investigador do Laboratório Associado IBB – Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia entre 2005 e 2014. Principais interesses de investigação: Energia, Energias Limpas, Processos Químicos, Processos de Separação, Tecnologias Ambientais, Qualidade do Ar.

Coordenou e participou em mais de 50 projetos de I&D europeus, nacionais e redes de transferência de tecnologia. Publicou mais de 70 artigos em revistas internacionais com arbitragem, 17 livros e 15 capítulos de livros internacionais; sendo revisor de diversas revistas internacionais das áreas de Engª Química e Ciências do Ambiente, reconhecido como “outstanding reviewer” pela Elsevier em 2014 e 2015. Foi galardoado, em 2015, com o prémio Wurtz em Ciências Ambientais, pelo instituto internacional IASR.

Tem orientado regularmente trabalhos de doutoramento e de mestrado em diversas universidades, sendo membro do Conselho Científico do programa doutoral CATSUS.

Avaliador de projetos e programas de I&D para a Comissão Europeia e para a Fundação da Ciência e Tecnologia.

Percurso profissional

Foi investigador do Departamento de Energias Convencionais do LNETI entre 1983 e 1987; Responsável do Laboratório de Química e Ambiente do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), Chefe da Divisão de Ambiente, Energia e Segurança do ISQ e Diretor-adjunto do ISQ entre 1987 e 2005, tendo realizado uma intensa atividade de peritagens e investigação industrial em Portugal, Espanha, Bélgica, Brasil e Angola.

Em termos de docência começou a sua atividade como monitor do Departamento de Engenharia Química do IST (1981 a 1985), foi assistente convidado do ISCTE (1994 a 1997), Professor Associado Convidado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (1997 a 2005) e Professor Associado Convidado da Universidade Atlântica (1999 a 2000).

Cargos e funções no ISEL anteriores aos que desempenha atualmente

Coordenador do Mestrado em Engª Química (2007-2011), Representante da Área Científica de Engª Química (2009-2010). Atualmente é Coordenador do Mestrado de Engª Química e Biológica, Coordenador do Grupo Disciplinar de Tecnologia Química. Leciona na LEQB, MEQB, MEQA, PGEGER, MACRAS.

Afiliações

Membro da Air and Waste Management Association, EUA

Membro da International Union of Pure and Applied Chemistry, UK

Membro sénior da Ordem dos Engenheiros, Membro do Conselho de Avaliação e Qualificação – Colégio de Engª Química e Biológica

Especialista em Energia pela Ordem dos Engenheiros

Auditor de Energia pela Direcção-Geral de Energia/ADENE

Perito em Qualidade do Ar Interior pela ADENE

Ana Azevedo

Ana Cristina Borges de Azevedo

Assessor - Área Ensino e Formação 

Professora Adjunta na Área Departamental de Engenharia Civil (ADEC)  do ISEL.

Licenciada em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, com especialização em catálise ambiental.

 

Coordenadora da Pós Graduação de Conservação e Reabilitação de Construções.

Unidades Curriculares lecionadas:

Química (LEC-ADEC); Sustentabilidade na Construção (MEC-ADEC); Patologia das Construções (MEC-ADEC); Patologia, Diagnóstico e Metodologias de Intervenção I (Pós graduação em Conservação e Reabilitação de Construções); Ambiente Energia e Sustentabilidade (Pós Graduação em Facility Management)

 

Atividades de investigação e desenvolvimento

Materiais sustentáveis para reabilitação de edifícios; Conservação, caracterização e durabilidade de materiais com interesse histórico e arquitetónico; Valorização de subprodutos industriais e minerais; Caracterização mineralógica e macroestrutural de materiais

Arnaldo Abrantes

Arnaldo Joaquim Castro Abrantes

Assessor - Área Eficiência e Sustentabilidade 

 

Licenciado em  Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro (UA, 1984), sendo Mestre e Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST), com teses em Processamento de Fala (1992) e Processamento de Imagem (1998), respetivamente.

Desde 1985 exerce funções docentes no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), onde detém a categoria de Professor Coordenador com nomeação definitiva na Área Departamental de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores (ADEETC), da qual foi presidente no biénio 2006-2007.

Ao longo destes 30 anos de docência, lecionou no ISEL disciplinas nas áreas da eletrónica, processamento de sinais e imagem, reconhecimento de padrões, computação gráfica e, modelação e simulação, tendo sido responsável pela criação dos atuais cursos de Licenciatura em Engenharia Informática e Multimédia e do Mestrado em Engenharia de Redes de Comunicação e Multimédia.

Realizou trabalho científico na área de processamento de sinais e imagem, tendo publicado cerca de cinquenta artigos em conferências e revistas internacionais, participado em projetos de I&D, financiados pela FCT e por empresas, e co orientado duas teses de doutoramento, nas áreas da vídeo vigilância e em aplicações multimédia. Salienta-se a sua participação na equipa do ISEL que desenvolveu, para a empresa Brisa, o sistema ALPR (Advanced Licence Plate Recognition), usado atualmente na Via Verde, sendo co autor da respetiva patente europeia.

Nos primeiros cinco anos como docente no ISEL, entre 1985 e 1990, realizou, em paralelo com a atividade profissional, intensa atividade desportiva, tendo batido os Records Nacionais de Atletismo dos 100m (1986), 4x100m (1988), 4x400m (1985), 60m (1989) e 200m (1989) em pista coberta, e participado nos Jogos Olímpicos de Seul (1988), Campeonatos do Mundo em Roma (1987), Campeonatos da Europa em Estugarda (1986), Campeonatos Ibero-Americanos em Havana (1986) e Campeonatos da Europa de Pista Coberta em Haia (1989).   

Jorge Costa

Jorge Mendonça e Costa

Assessor - Área Cooperação com Empresas 

Professor Coordenador da Área Departamental de Engenharia Mecânica (ADEM) do ISEL. Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico (1984) e doutorado pela Universidade Católica de Lovaina (Katholiek Universiteit Leuven) (1992) com posterior equivalência pela Universidade Técnica de Lisboa.

Frequentou o Programa de Doutoramento (1987 – 1991) e o Diploma Course (1986) do Von Karman Institute for Fluid Dynamics (Bélgica).

 Presentemente é Diretor Executivo da Associação Portuguesa dos Industriais Grandes Consumidores de Energia Elétrica (APIGCEE).

Coordenador da Secção de Termofluidos e Energia entre 2006 e 2015.

Presidente do Centro de Estudos de Engenharia Mecânica (CEEM) do ISEL de 2009 a 2012.

 Dedicou a maior parte da sua carreira ao Setor da Energia e serviu como Conselheiro Técnico Principal na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), tendo assento nos Grupos de Trabalho do Conselho Europeu para a Energia e Questões Atómicas, Bélgica (2001-2004). Foi Diretor na Climaespaço – Distribuição Urbana de Energia Térmica, S.A. (1999-2000) e na Agência Portuguesa de Energia (ADENE) (1994 – 1999). Desempenhou funções de Engenheiro de I&D na secção de simulação termo-hidráulica do departamento de produção nuclear da Tractebel Energy Engineering, Bélgica (1991-1993).

 Tem desempenhado funções de consultor junto da GDF Suez (atual Engie), Cogen Portugal e Direção Geral de Energia e Geologia. Serviu como Adjunto no Gabinete do Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações (2004 – 2005) e como Assessor no Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia (2000-2001).

 Adquiriu experiência como Gestor de Projeto de novas construções nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) (2005-2006).

 

 

 

Pedro Manuel Fernandes Carvalho da Silva

Assessor - Área Estudantes 

  

Vogais

Vogal não docente

Teresa Balsinha Maurício

Vogal estudante
Bernardo Matias Barbosa

Contacto

Email: secretariadopresidencia@isel.pt