Acessibilidade

Pesquisa Online

Pesquisa Online

b-on

A b-on (Biblioteca do Conhecimento Online) reúne algumas das principais editoras de revistas científicas e titulares de bases de dados internacionais, disponibilizando à comunidade científica nacional um vasto conjunto de artigos online, em texto integral, nas diversas áreas do conhecimento.

Localizar revistas científicas

Catálogo bibliográfico da biblioteca  Lista de assinaturas pela Biblioteca

Pesquisa das revistas científicas existentes na biblioteca em suporte papel:

  • Realize a sua pesquisa no catálogo bibliográfico pelo TÍTULO DA REVISTA;
  • Se localizar a publicação, confira, na opção registo completo, se tem algum URL para uma página web. Neste caso poderá ter acesso aos resumos/abstract da publicação em formato electrónico ou mesmo ao texto integral;
  • Caso não disponha de link, deverá consultar a publicação em papel. Para conhecer a localização da mesma consulte LOCALIZAÇÃO.

Lista de publicações periódicas subscritas pela Biblioteca em formato papel ou em acesso electrónico; desta forma tem a possibilidade de percorrer a lista de publicações por assunto e por departamento.

Se necessitar de ajuda na pesquisa, contacte o Serviço de Referência.
Se não encontrou o artigo que procura, contacte a Biblioteca, que tentará localizar o artigo em outras bibliotecas nacionais ou estrangeiras.

E-books

Recursos Gratuitos

Base Referencial

PubMed
Base de dados na área da medicina e das ciências da saúde, produzida pela National Library of Medicine, dos Estados Unidos, com registos desde 1966. Foi desenvolvida em conjunto com editores de literatura biomédica, como ferramenta de pesquisa para acesso a citações e links para periódicos de texto integral em sites de editores participantes. Contém a ligação a todos os artigos que estejam em open access, disponibilizados no arquivo PubMedCentral ou a partir dos websites das próprias publicações ou editoras.

Índice

Berkeley Electronic Press
O Berkeley Electronic Press foi fundado por académicos de modo a abordar as insuficiências que caracterizam o actual modelo das editoras académicas. Elaboração de mecanismos para agilizar o processo de publicação, criando benefícios tangíveis para os autores, editores, leitores e bibliotecas.
O Berkeley Electronic Press promove as seguintes metas:

  • Inovações na edição académica;
  • Alternativa produção e difusão de bolsas;
  • Redução de custos e barreiras para o acesso;
  • Novas revistas electrónicas.
Serviços de Pesquisa

Bioline international
Artigos de periódicos nas área de saúde (medicina tropical, doenças infecciosas, epidemiologia), biodivesidade , ambiente, etc.

CiteSeer
Portal que permite o acesso a documentos nas áreas da informática e da informação científica.

INE
Instituto Nacional de Estatística.

Portal

Resource Discovery Network
Em contraste com motores de pesquisa, o RDN colecciona recursos que são cuidadosamente seleccionados, indexados e descritos por especialistas de instituições parceiras. Os resultados de pesquisa vão ligar a sites de importância para a aprendizagem, ensino e investigação.

SCIRUS O SCIRUS
É o motor de pesquisa mais detalhado e orientado para a ciência disponível na internet. Última tecnologia em motores de pesquisa permite informação científica com obtenção de gráficos e dados, relatórios e artigos, localização de universidades e pesquisa rápida e fácil. Projecto da Elsevier Science, o líder internacional em publicações científicas.

MERLOT
A Multimedia Educational Resource for Learning and On-Line Teaching (MERLOT) é uma colecção de materiais de aprendizagem interactivos.

Directórios de Revistas de Acesso Livre

Teses

Pesquisa de teses e dissertações 

Actualmente é possível aceder via Internet a uma multiplicidade de repositórios e serviços de pesquisa de literatura cinzenta (teses de doutoramento, mestrado e outras publicações), estando em muitos casos disponível, em formato electrónico, o texto integral do documento. Seleccione aqui a que mais se adequa à sua pesquisa.

Directórios/Portais de Teses

Repositórios

Repositórios de preprints, eprints

O que são preprints?
São versões iniciais dos artigos, antes de serem oficialmente publicados após o processo de peer-review (revisão pelos pares); como este processo pode levar mais de um ano, os preprints constituem uma óptima fonte para acesso aos resultados de investigação mais recentes. O que siginifica peer-review?
É um processo através do qual especialistas de uma determinada área analisam e avaliam um artigo científico ou de uma conferência.

O que siginifica peer-review?
É um processo através do qual especialistas de uma determinada área analisam e avaliam um artigo científico ou de uma conferência. 

O que são e-prints?
São documentos científicos e técnicos disponibilizados electronicamente de forma a facilitar a comunicação da investigação mais recente por parte dos próprios investigadores. Os e-prints podem ser comunicações técnicas ou artigos científicos que foram submetidos para publicação; podem ou não passar pelo processo de peer-review.

Dicionários e Enciclopédias

Normas

Ligações