Se sentes dificuldades a nível pessoal, emocional, social, ou académico, pondera algum tipo de apoio ou acompanhamento. O Espaço de Apoio ao Aluno também está cá para isso. Seja para te acompanhar a nível clínico (consultas de psicologia) ou para te apoiar nas tuas decisões de carreira (orientação de carreira).
Regra geral, estes são os passos que iremos seguir:
-
Contacta-nos, preferencialmente através do preenchimento deste formulário. Em alternativa, vem falar connosco presencialmente ou envia-nos um e-mail diretamente para psicologo@isel.pt.
-
Após o contacto inicial, poderemos combinar uma primeira consulta para avaliação do problema, dos objetivos e do tipo de ajuda pretendido. Se necessário, ser-te-á solicitado o preenchimento de algum tipo de instrumento de apoio ao psicodiagnóstico.
-
Seguidamente, poderá dar-se início ao acompanhamento. O tipo de intervenção depende do problema apresentado e do tipo de ajuda pretendido, podendo incluir, consoante necessário:
-
Aconselhamento breve e especializado face a um problema ou questão pessoal relativamente delimitado e identificado (e.g., uma tomada de decisão);
-
Acompanhamento psicoterapêutico de maior duração para outros problemas de natureza clínica. Neste caso, verificar-se-á a realização de sessões semanais, possivelmente num formato individual (com duração aproximada de 50 minutos);
-
Trabalho mais direcionado para questões académicas na área da psicopedagogia (e.g., gestão de tempo; planificação de atividades).
-
Sabe mais aqui.
A consulta de Orientação de Carreira está vocacionada para te ajudar a dar resposta a um conjunto de situações associadas a momentos de decisão académica e/ou de carreira. Visa ajudar-te a pensar e orientar estrategicamente o teu percurso académico e profissional desde cedo, para que sejas bem-sucedido na transição para o mercado de trabalho, sobretudo face a uma envolvente altamente competitiva e incerta.
Sabe mais aqui.
Aqui encontras alguns textos pensados para informar e apoiar em problemáticas que tendem a ocorrer com alguma frequência na população estudantil.