Skip to main content
Joaquim
Submitted by joaquim on 30 August 2023

​​

 

Para promover a tua integração na comunidade ISEL, apresentamos-te dois projetos nos quais poderás participar: 

  • Programa Mentori@IPL- ISEL

  • Academia de Líderes Ubuntu

 

Mentori@IPL - ISEL

Mentori@IPL-ISEL

O Programa Mentori@IPL - ISEL é um programa institucional, criado pelo Instituto Politécnico de Lisboa e implementado pelas suas escolas, que tem como principal objetivo promover a integração académica, pessoal e social dos novos alunos que entraram no ISEL no presente ano letivo. É um programa totalmente voluntário, que depende essencialmente do espírito de entreajuda mentores e dos seus mentorandos. 

Inscreve-te como mentor

Inscreve-te como mentorando

Sabe mais aqui.
 

Perguntas Frequentes

Aos novos alunos

O que é que eu ganho em ter um mentor?

Acreditamos que a tua integração pode ser muito mais fácil com a ajuda de um aluno mais velho, do teu curso, que te possa orientar nesta fase de transição! Desta forma, poderás ter alguém que te ajudará a ganhar conhecimentos importantes sobre este novo meio e a aumentares o número de estratégias para lidar de forma mais eficaz com alguns dos problemas que poderão surgir. O programa permite que estes conhecimentos e estratégias, que de outra forma só poderiam ser adquiridos com o passar do tempo, o sejam com maior rapidez e menor dificuldade, com tudo o que de positivo daí resulta.

Isto aplica-se:

 

  • Ao nível académico, permitindo-te partilhar e resolver dificuldades que possas ter ao nível dos métodos de estudo ou adequação vocacional, promovendo o aparecimento de resultados académicos mais positivos.
  • Ao nível social, facilitando a tua integração social e identificação com o ISEL .

 

Como contacto os meus mentores?

Se, por algum motivo, não puderes ir ao primeiro encontro e quiseres entrar em contacto com os teus mentores, podes:

 

  • Contactar o EAA (psicologo@isel.pt ; sala C 0.20.1.) e dizer que queres falar com os teus mentores
  • Perguntar numa aula de alunos do 2.º ou 3.º ano se conhecem os teus mentores

 

Sim, mas eu não preciso de ajuda

Nesse caso, ótimo! Ao mesmo tempo, lembra-te, está também nas tuas mãos contribuir para um bom ambiente na tua faculdade ou departamento, promovendo o espírito de entreajuda e a coesão entre colegas. Assim, ao participares no Mentoria@IPL, estás também a criar condições para aumentar de forma construtiva o teu poder de intervenção e o dos teus colegas na vida académica. Desafia-te! 

 

Sou aluno do ISEL e gostava de ser mentor...

Ótimas notícias - se já és aluno do ISEL há mais de 1 ano e se gostas do contacto e da relação com as pessoas, este programa é para ti! Com o teu envolvimento e empenho, poderás ajudar os alunos de 1º ano do teu curso a ter uma experiência inesquecível no seu 1º ano que é, tantas vezes, tão desafiante. 

Quanto tempo dura o programa?

Se te inscreveres como mentor, deverás acompanhar um aluno de 1º ano ao longo de todo ano letivo, principalmente na sua integração durante o 1º semestre.

Quais as minhas responsabilidades enquanto mentor?

Enquanto mentor, a tua principal missão é criar e manter uma relação com o(s) aluno(s) de 1º ano(s) que estiver(em) à tua "responsabilidade" ao longo deste ano, ajudando-os na sua integração no ISEL e facilitando o estabelecimento de uma rede de contactos com outros alunos. Poderás apoiar a sua integração na instituição, ajudá-los na criação de relações com outros alunos, dar dicas sobre as aulas/matéria/professores, e dar o apoio que achares necessário.

Quais as vantagens de ser mentor?

Ao participar no programa, para além de acesso a um conjunto de workshops e atividades que contribuem para o enriquecimento do percurso académico, é também uma oportunidade para conhecer colegas das várias Escolas do IPL.
Ao participares no Programa MENTORI@IPL-ISEL ao longo deste ano letivo, terás a possibilidade de incluir esta atividade no teu Suplemento ao Diploma! 

O que é necessário para ser mentor?

Se nunca foste mentor: deverás frequentar uma Formação Inicial com duração de um dia, podendo optar por uma das duas sessões (presenciais). Esta formação dar-te-á algumas ideias de como criar o primeiro contacto com os alunos, fornecendo ferramentas que te ajudarão a lidar com alguns dos desafios que poderás encontrar ao longo do estabelecimento desta relação. Para saberes mais sobre a formação inicial de mentores, entra em contacto conosco!

Se já foste mentor: não necessitarás de realizar a Formação inicia! No entanto, convidamos-te para um Team Building, dia 8 de Setembro no ISEL, ou dia 15 de Setembro na ESCS, das 14h-16h, para que possas conhecer os novos mentores deste ano, e para que te possamos atribuir os teus mentorandos. Para te inscreveres neste team building e re-inscreveres este ano enquanto mentor, preenche o link.

 

Academia de líderes UBUNTU

O que é o programa "Ubuntu no ensino superior"?

A Academia de Líderes Ubuntu é um programa de educação não formal desenvolvido para promover o desenvolvimento de competências socio-emocionais dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma comunidade mais justa e solidária

É um programa marcado por uma dimensão EXPERIENCIAL e RELACIONAL, inspirado em modelos de referência mundial, vistos como Líderes Servidores.

É uma metodologia estruturada em 5 pilares: Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço, que são competências centrais à tua formação enquanto pessoa, estudante, trabalhador e líder do século XXI.

Sabe mais aqui.

Em que consiste?

Capacitação de jovens, desenvolvendo competências socio-emocionais, através de 2 tipos de ações ao longo do ano letivo: 

  1. Círculos Ubuntu – Possibilidade de entrar em contacto com a metodologia ubuntu, através da vivência de um dia imersivo ubuntu.
  2. Semana Ubuntu - Direcionada para todos os alunos que desejem experienciar uma semana imersiva, que lhes permita aumentar a coesão e o sentido de pertença com a instituição, contribuindo para a transformação de experiências pessoais e sociais e para uma maior coesão social. A participação nesta semana envolve uma certificação oficial pelo IPAV - Instituto Padre António Vieira.

Poderás ainda vir a ser formador/a Ubuntu e participar na dinamização destas ações:

  • Formação de Formadores - direcionada para alunos, alumni, docentes e não docentes. Criação de uma comunidade Ubuntu dentro da IES. Formação certificada pela DGERT, enquanto Formação Profissional. 

 

Adesão Gratuita a todos os participantes.

Quando irá ocorrer?

Formação de formadores:

  • Teórica-Conceptual: 31 de agosto e 1 de setembro (9h/17h) ou 7 e 8 de setembro (9h/17h) - online 
  • Teórico-Prática: setembro (data a definir) (9h/17h) – presencial (local a definir)

Círculos Ubuntu: (14h30 / 16h30) - presencial (ISEL)

  • 25 de outubro – Empatia 

  • 22 de novembro – Auto-conhecimento

  • 12 de dezembro – Auto-confiança 

  • 20 de março – Serviço 

  • 17 de abril - Resiliência

Semana Ubuntu: 12 a 16 de fevereiro (9h/17h) - presencial (ISEL)

Como me posso inscrever?

Para seres formador Ubuntu, envia-nos um email com a manifestação do teu interesse!

Inscreve-te como participante na semana Ubuntu AQUI

Inscrição Círculos Ubuntu AQUI.

Acompanha a página de Instagram gerida por alunos do ISEL formadores Ubuntu.