Bem-vindo ao ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa!
No ISEL, procuramos que o novo ano letivo se inicie da melhor forma, pelo que reunimos nesta página algumas informações que vão ajudar no processo de inscrição.
Como faço a minha inscrição e matrícula?
A inscrição e matrícula é feita em ambiente online no NETP@, o nosso portal académico, com o username do utilizador e a password de acesso. Os novos alunos irão receber um SMS com o seu nº de aluno, que lhe permite efetuar o auto registo no NETP@@, ficando então na posse do seu username (AXXXXX, sendo XXXXX o nº de aluno) e da sua password.
Sou novo aluno e ingressei no ISEL através do CNA…
A inscrição da 1ª fase decorre de 28 de setembro a 30 de agosto e da 2.ª fase de 17 a 19 de setembro e consiste nos seguintes passos:
1) Matrícula/pré-inscrição - tem de ficar concluída até às 16:30 do último dia definido para o efeito, pois caso contrário o estudante perde o direito à vaga. As instruções relativamente a este procedimento podem ser consultadas no Guião de matrícula/pré-inscrição (CNA).
2) Inscrição às unidades curriculares (UC) - este processo ocorre imediatamente após a integração dos pagamentos devidos no sistema. Relativamente a este procedimento, as instruções podem ser consultadas no Guião de inscrição para os novos estudantes (CNA) - Inscrição a unidades curriculares por turma única.
- Os alunos de 1:ª fase que não consigam efetuar a inscrição às UC neste período poderão concluí-la em período de retificação, de 8 e 9 de setembro.
Nota: Se o aluno ingressou por via do CNA em 2023/24, mas já era estudante do ISEL e efetuou a pré-inscrição em 2023/24 no curso anterior, para ser possível a ativação da matrícula no novo curso deverá enviar efetuar o pedido de anulação da pré-inscrição no curso antigo através do Portal Académico em requisição de requerimentos.
Em assunto: Anulação de pré-inscrição do estudante n.º XXXX no curso A por colocação em CNA 23/24 no curso B.
O email deverá ser enviado através do seu email institucional.
Como obtenho o meu cartão de aluno?
Após conclusão do processo de inscrição, os alunos que ainda não tenham o seu cartão de aluno deverão obtê-lo através do link do Santander. A única documentação necessária é o cartão de cidadão. Para mais informações, consultar estas instruções.
Onde encontro todas as informações de âmbito académico?
Todas as informações de âmbito académico (calendário escolar, horários, etc.) encontram-se na página Informações Académicas. Toda a gestão académica do ISEL (inscrições, pagamento de propinas, consulta de notas) é realizada através do NETP@ mas, caso necessário, o Serviço de Gestão Académica e Apoio ao Estudante está contactável através dos e-mails licenciaturas@isel.pt e mestrados@isel.pt ou pessoalmente (Piso 0 - Edifício A).
Onde solicito documentação oficial do ISEL?
Os documentos abaixo listados deverão ser solicitados, exclusivamente, através do Portal Académico, no separador “Atividades Letivas” seguido de “Requisitar Documentos”.
- Declaração para o Passe Social
- Certidão de matrícula (normal, para fins de segurança social, abono de família, GNR, ADM ou SEF)
- Certidão de teor
- Certidão de curso com média final
- Certidão de curso com classificação às UC
- Certidão de Registo (Diploma)
- Certidão de conteúdos programáticos
Para que serve o e-mail institucional AXXXXX@alunos.isel.pt?
O e-mail institucional é onde os alunos recebem toda a informação oficial do ISEL relacionada com o seu percurso académico. É também através deste e-mail que devem contactar sempre os diversos serviços do ISEL e os professores.
O processo de autenticação na rede wireless disponível no campus, a EDUROAM, é efetuado através do nome de utilizador, tal como se apresenta no seguinte exemplo: Axxxxx@isel.local. A password é a mesma que do e-mail institucional (e a mesma que dará acesso ao Moodle).
Para questões adicionais a respeito destes assuntos, contactar o Serviço de Gestão de Informática e Redes de Comunicação através do e-mail informatica@isel.pt.
Como me candidatar a uma bolsa de estudo ou de alojamento?
O ISEL e os seus parceiros atribuem, anualmente, bolsas e prémios aos seus estudantes. Para saber mais sobre estas oportunidades, consultar as seguintes páginas: Bolsas para estudantes e Prémios para estudantes.
Os Serviços de Ação Social do IPL, SAS - IPL, gerem o sistema de bolsas e alojamento de todo o Instituto Politécnico de Lisboa. Também a Residência Maria Beatriz, situada no campus do ISEL, é gerida pelo SAS. Para obter mais informações, consultar aqui.
Dificuldades relacionadas com a tua vida no ISEL?
No Edifício A, piso 1, sala A.1.9.2, encontra-se o Espaço de Apoio ao Aluno, concebido para apoiar os alunos em todas as etapas do seu percurso académico - desde já. Não hesitem em aparecer sempre que se depararem com alguma dificuldade relacionada com a vida no ISEL. E não percam o programa de mentorado MENTori@IPL-ISEL!
Há atividades no ISEL para além das aulas?
A Associação de Estudantes do ISEL, AEISEL, foi criada em 1984 com o objetivo de representar os alunos e defender os seus interesses. Para além das festas e convívios organizados pela AEISEL, podem sempre contar com o apoio da secção Desporto AEISEL para praticarem desportos de grupo (Futsal, Futebol, Basquetebol) ou modalidades individuais (Judo, Taekwondo, Biatlo).
Para quem está interessado noutros tipos atividades extra-curriculares, o ISEL tem ainda outras opções. Participar na mais prestigiada competição automóvel universitária com um carro construído por um grupo interdisciplinar de alunos da escola? Contactem o projeto ISEL Formula Student. Preferência por música e festa? Isso é com a Estudantina Académica ou a Tuna Feminina. Projetos de responsabilidade social? Informem-se no Espaço de Apoio ao Aluno. Projetos no âmbito da sustentabilidade? Junta-te ao ISEL Eco-Campus.
Em caso de necessidade, como proceder para ativar o seguro escolar?
Aqui encontram-se todas as informações sobre o seguro escolar.
Como ir para o ISEL de transportes públicos?
O ISEL situa-se na zona noroeste da cidade de Lisboa, junto à estação de metro Chelas (linha vermelha, saída ISEL) e diversas paragens de autocarro. Podem encontrar mais informações sobre a nossa localização e meios de acesso ao campus aqui.
As informações sobre o passe Sub23 encontram-se disponíveis na página do Instituto da Mobilidade e Transportes. O pedido deverá ser efetuado através do portal académico onde consta o formulário necessário para a sua obtenção
Como posso ter acesso ao estacionamento privado do ISEL?
O ISEL conta com estacionamento privado, gerido pelo Serviço de Gestão de Infraestruturas e Equipamentos, sendo o acesso a este disponibilizado a alunos e trabalhadores.
Como está organizado o campus do ISEL?
No nosso campus, os edifícios principais estão assinalados com letras (A, C, E, F, G, M e P) e as referências às salas de aula, laboratórios e gabinetes de professores e serviços indicam o edifício, o andar e o número de sala. Por exemplo, a sala P.1.15 é a sala número 15, no piso 1 do edifício P (principal).
A Biblioteca situa-se no piso 0 do Edifício A. No ISEL, existem diversas salas de estudo. Consulta aqui as localizações e horários.