Passar para o conteúdo principal

Informações para novos alunos

Bem-vindo ao ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa! 

 Desejamos que o teu percurso no ISEL se inicie em pleno, pelo que colocamos nesta página algumas informações essenciais que te irão ajudar a integrares-te nesta tua nova casa. 

 

Como faço a minha inscrição e matrícula? 

A inscrição e matrícula é feita em ambiente online no NETP@, o nosso portal académico.   

Para tal, irás receber um SMS com o teu nº de aluno, necessário para que possas efetuar o teu auto registo no portal académico. Após a execução deste passo, ficarás na posse do teu user e password para acesso ao NETP@. 

Nesta documentação, encontras todas as instruções para realizares a tua inscrição no ISEL: 


Como obtenho o meu cartão de aluno? 

Podes obter o cartão através do link do Santander.  Só precisas do teu cartão de cidadão. Para mais informações, consulta estas instruções.

 

Onde encontro todas as informações de âmbito académico?  

Todas as informações de âmbito académico (calendário escolar, horários, etc.) encontram-se na página Informações Académicas. Toda a gestão académica do ISEL (inscrições, pagamento de propinas, consulta de notas) é realizada através do portal académico mas, caso necessites, podes contactar o Serviço de Gestão Académica e Apoio ao Estudante através dos e-mails licenciaturas@isel.pt e mestrados@isel.pt ou pessoalmente (Piso 0 - Edifício A). 

 

Para que serve o e-mail institucional AXXXXX@alunos.isel.pt? 

O e-mail institucional é onde vais receber toda a informação oficial do ISEL que se relacione com o teu percurso académico. É também através deste e-mail que deves contactar sempre os diversos serviços do ISEL e os teus professores.  

O processo de autenticação na rede wireless disponível no campus, a EDUROAM, é efetuado através do nome de utilizador, tal como se apresenta no seguinte exemplo: Axxxxx@isel.local. A password é a mesma que usas no teu e-mail institucional (e que irás usar no Moodle).  

Para questões adicionais a respeito destes assuntos, por favor contacta o Serviço de Gestão de Informática e Redes de Comunicação através do e-mail informatica@isel.pt.

 

Precisas de uma bolsa de estudo ou de alojamento? 

O ISEL e os seus parceiros atribuem, anualmente, bolsas e prémios aos seus estudantes. Para saberes mais consulta as seguintes páginas: Bolsas para estudantes e Prémios para estudantes.

Os Serviços de Ação Social do IPL, SAS - IPL, gerem o sistema de bolsas e alojamento de todo o IPL. Também a Residência Maria Beatriz, situada no campus do ISEL, é gerida pelo SAS. Para obteres mais informações, consulta aqui.  

 

Dificuldades relacionadas com a tua vida no ISEL? 

No Edifício A, piso 1, sala A.1.9.2 encontras o Espaço de Apoio ao Aluno, concebido para te apoiar em todas as etapas do teu percurso académico - desde já. Não hesites em aparecer sempre que te deparares com alguma dificuldade relacionada com a tua vida no ISEL. E não percas o programa de mentorado MENTori@IPL-ISEL

 

Há atividades no ISEL para além das aulas?  

Associação de Estudantes do ISEL, AEISEL, foi criada em 1984 com o objetivo de representar os alunos e defender os seus interesses. Para além das festas e convívios organizados pela AEISEL, podes sempre contar com o apoio da secção Desporto AEISEL para praticares desportos de grupo (Futsal, Futebol, Basquetebol) ou modalidades individuais (Judo, Taekwondo, Biatlo). 

Se estás interessado noutros tipos atividades extra-curriculares, o ISEL tem ainda outras opções … Queres participar na mais prestigiada competição automóvel universitária com um carro construído por um grupo interdisciplinar de alunos da escola? Contacta o projeto ISEL Formula Student. Preferes a música e a festa? Então é a Estudantina Académica ou a Tuna Feminina. Gostarias de colaborar em projetos de responsabilidade social? Informa-te no Espaço de Apoio ao Aluno

 

Como ir para o ISEL de transportes públicos? 

O ISEL situa-se no noroeste da cidade de Lisboa, junto à estação de metro Chelas (linha vermelha, saída ISEL) e de uma paragem de autocarro. Podes encontrar mais informações sobre a nossa localização e meios de acesso ao campus aqui

As informações sobre o passe Sub23 e o formulário necessário para a sua obtenção encontram-se disponíveis na página do Instituto da Mobilidade e Transportes

 

Como está organizado o campus do ISEL? 

No nosso campus, os edifícios principais estão assinalados com letras (A, C, E, F, G, M e P) e as referências às salas de aula, laboratórios, gabinetes de professores são realizadas indicando o edifício, o andar e o número de sala. Por exemplo, a sala P.1.15 é a sala número 15, no piso 1 do edifício P (principal).  

A Biblioteca situa-se no piso 0 do Edifício A. No ISEL, contas com sete salas de estudo: C.0.23, C.3.09, E.0.05, E.2.17, G.2.10, M.2.21 e M.2.22.

Como afeta a atual situação sanitária à minha vida no campus? 

Para que o início do ano letivo se realize em segurança, informamos que no campus do ISEL é obrigatório o uso de máscara e deve ainda ser acautelada a higienização das mãos à entrada e saída dos espaços. Podes encontrar mais informação aqui.