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Qualidade

 Política da Qualidade

O ISEL assume um compromisso institucional com a qualidade através do desenvolvimento de uma estrutura organizacional adequada à instituição, bem como através do estabelecimento de um sistema de garantia da qualidade, participado e alicerçado num conjunto de práticas e procedimentos que sustentam a concretização da estratégia e asseguram o cumprimento dos objetivos institucionais estabelecidos, numa perspetiva de melhoria contínua.

O ISEL estabelece como princípios orientadores:

  • Focalização nas Partes Interessadas - o ISEL desenvolve esforços no sentido de identificar as necessidades dos estudantes, docentes, não docentes, diplomados, empregadores e representantes da comunidade para as compreender e satisfazer e orientando-se para exceder as suas expectativas.

  • Liderança - a Direção do ISEL assegura a definição das políticas e objetivos institucionais bem como a promoção de um ambiente interno propício ao envolvimento das pessoas na consecução desses mesmos objetivos.

  • Envolvimento das Pessoas - as pessoas, em todos os níveis, são a essência do ISEL, sendo que quando se envolvem totalmente, disponibilizam suas competências em benefício da própria Instituição.

  • Abordagem por Processos – os objetivos do ISEL são alcançados mais eficientemente quando se identificam e interrelacionam atividades, que utilizam recursos para transformar entradas em saídas com valor acrescentado.

  • Abordagem de Gestão como um Sistema - o ISEL, identifica, compreende e gere os processos inter-relacionados como um sistema contribuindo para a eficácia e eficiência do ISEL na realização dos seus objetivos.

  • Melhoria Contínua - a melhoria contínua do desempenho global do ISEL é um objetivo permanente da Instituição.

  • Tomada de Decisões Baseadas em Evidências - as decisões eficazes são baseadas na análise de dados e de informações.

  • Relações Mutuamente Benéficas - o ISEL reconhece que a interdependência entre o Instituto e a Comunidade cria uma relação de benefício mútuo que potencia a aptidão de ambas as partes para criar valor para a Sociedade.

Aprovada pelo Presidente em 21 maio de 2015, após parecer favorável do Conselho Coordenador da Qualidade de 27 abril 2015.

 

link Conselho de Gestão da Qualidade

 

Sistema Interno de Garantia da Qualidade

O Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) do ISEL decorre da aprovação do Regime Jurídico da Avaliação do Ensino Superior (Lei nº38/2007, de 16 de agosto), que determina que a avaliação tem como objetivo a qualidade do desempenho das Instituições de Ensino Superior (IES) e dos respetivos ciclos de estudos, da consequente criação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) (Lei nº 369/2007, de 5 de novembro) e das diretrizes emanadas do SIGQ do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).

A qualidade do desempenho das IES pressupõe a existência de três aspetos interrelacionados:

  • Em função da respetiva missão, estabeleçam uma política de garantia da qualidade dos seus ciclos de estudos, bem como os procedimentos adequados à sua prossecução;

  • Que as IES se empenhem, através de medidas concretas, no desenvolvimento de uma cultura de qualidade e da garantia da qualidade na sua atividade;

  • Que as IES implementem uma estratégia para a melhoria contínua da qualidade.

 

 drop Relatórios do SIGQ

2020 (2019/2020)

2019 (2018/2019)

2018 (2017/2018)

2017 (2016/2018)

2016

 drop Relatórios anuais de curso

Licenciaturas

Mestrados

  drop Acreditação dos ciclos de estudo