Passar para o conteúdo principal
Erasmus Banner

Não fiques por aqui!

Estudar um semestre noutra universidade, noutro país, é abrir as portas de um mundo cheio de outras realidades, que te vão proporcionar novos sonhos, e outras oportunidades, que te deixarão mais perto de os realizares.

Nesta experiência enriquecedora vais conhecer novas pessoas, novas culturas e alargar os teus horizontes!

E ao regressares, trazes uma bagagem cheia de aventuras, de paixões, de amigos e uma maior probabilidade de seres escolhido numa entrevista de emprego.

Tudo isto é possível ao participares no programa Erasmus+.

Está atento às sessões de esclarecimento, onde todas as dúvidas sobre as tuas opções, o procedimento, os prazos e o apoio financeiro serão esclarecidas.

Na altura certa, poderás tratar de tudo através da plataforma de mobilidade do IPL, disponível aqui.

 

Quer para estadias anuais ou semestrais, as candidaturas ao programa Erasmus+ decorrem num período único, entre janeiro e fevereiro de cada ano.

 

NunoNuno Mendonça, LEM / 3º ano, OULU University of Applied Sciences (Finlândia)

No semestre passado realizei Erasmus numa cidade no norte da Finlândia, chamada Oulu, a cerca de 100 Km do círculo Polar Ártico. Tive a oportunidade de contactar com várias culturas e pessoas de diferentes nacionalidades e ainda de conhecer cidades e costumes que em nada têm a ver com os nossos. Apesar de ter ido sozinho, rapidamente me enquadrei na comunidade, fiz amigos e vivi experiências que levo para a vida.

Sinto que aprendi imenso e a faculdade está muito bem equipada, com bastante tecnologia para os alunos poderem explorar. Recomendo a todos os alunos que tenham esta oportunidade, que a aproveitem. É uma experiência única.

JorgeJorge Martinez, LEM / 3º ano, University of Southern Denmark (Dinamarca)

A minha experiência Erasmus foi única em todos os sentidos. Conheci pessoas de vários pontos da Europa e fiz amizades que irão perdurar de certeza. Para além disso, estar em contacto com uma cultura e estilo de educação na qual me revejo tanto foi uma oportunidade única que não teria tido noutra ocasião, se não tivesse sido por causa do programa Erasmus+. Aconselho vivamente a todos os estudantes!

FranciscoFrancisco Lousa, LEC / 2º ano, Vilnius Gediminas Technical University (Lituânia)

Na Lutiânia, não só há muito para conhecer como é um ótimo ponto de partida para visitar outros países. Está a ser uma experiência muito positiva, que me obrigou a crescer e a desenvolver capacidades de adaptação que sei que me vão ser muito úteis no futuro. Vivenciar outro estilo de vida, rodeado de diferentes costumes, numa língua muito pouco familiar e com temperaturas muito inferiores às de Portugal são alguns dos fatores que, com a ajuda dos professores e colegas da faculdade, agora sei que consigo superar. Recomendo! 

TeresaTeresa Jordão, LEE / 3º ano, Brno University of Technology (República Checa)

Ir em Erasmus não me permitiu apenas conhecer e viver os costumes da República checa. Tal como eu fiz um semestre do meu curso em Brno, muitos outros de todos os cantos do mundo também o fizeram, por isso sinto que não fiquei só a conhecer a República Checa. Fazer um Erasmus é viajar pelo mundo inteiro!

 

 

Erasmus+ out

Cada curso conta com um representante do programa Erasmus – o coordenador ECTS.

Também ele te poderá ajudar a realizar o teu projeto Erasmus+.

LEB – Manuel Matos

LEC – Paulo Gil Pedro 

LEE – Ricardo Luís

LEETC – Iola Pinto

LEIC – Cátia Vaz

LEIRT – João Ferreira Martins

LEIM – Manfred Niehus

LEM – Mário Mendes

LEQB – Elisabete Alegria

LMATE – Cátia Dias

LTGM – Maria Teresa Santos

MEB – Manuel Matos

MEC – Paulo Pedro

MEE – Ricardo Luís

MEET – Alessandro Fantoni

MEGI – António Abreu

MEIC – Cátia Vaz

MEIM – Pedro Fazenda

MEM – Maria Teresa Moura e Silva

MEQA – Isabel João

MEQB – Elisabete Alegria

MMAI – Sérgio Lopes

 

pdf Guia Erasmus+ para Estudantes Outgoing

 

link Mais informações no site do IPL

 

link Informação sobre as Bolsas Santander Mobilidade Global

 

pdf Regulamento para Mobilidade Académica no Instituto Politécnico de Lisboa

 

Também podes tirar as tuas dúvidas junto do Serviço de Relações Externas e Internacionalização, através do email international.office@isel.pt.