Acessibilidade

Engenharia Mecânica

Engenharia Mecânica

Objectivos

O Ciclo de Estudos conducente à Licenciatura em Engenharia Mecânica, assenta nos princípios orientadores e objectivos subjacentes à sua integração no espaço de Ensino Superior Europeu corporizados no DL nº42/2006 e no DL nº74/2006. Com esse desígnio, o Engenheiro Mecânico que se pretende formar irá operar no espaço nacional e internacional em ambientes de elevada competitividade, regendo-se a sua formação, e inerente organização do Curso, por elevados padrões de exigência.

O Curso de Licenciatura em Engenharia Mecânica tem como objectivo formar um engenheiro com um perfil profissional do tipo generalista, apto a enfrentar e resolver novos problemas de forma criativa e a adaptar-se às exigências de um mercado de trabalho diversificado e competitivo.

A inserção profissional estender-se-á desde a Produção aos Serviços, com particular destaque nos sectores da Manutenção, Automação, Metalomecânica, Construção e Reparação Naval, Indústria Transformadora, Controlo de Produção, Garantia da Qualidade, Consultadoria, Projectos de Engenharia Industrial e de Sistemas e Equipamentos Mecânicos, entre outros.

São ainda objectivos estruturantes da formação ministrada no âmbito do Curso de Licenciatura em Engenharia Mecânica, fomentar nos diplomados atitudes e actuações, que pelo seu carácter de inovação e qualidade, acrescentem valor nos vários sectores de actividade acima referidos, os quais continuam a ter um peso crescente na economia e bem-estar das populações.

Os objectivos visados tem por base as seguintes orientações estratégicas superiormente definidas:
"O ciclo de estudos conducentes ao grau de licenciado deverá valorizar especialmente a formação que visa o exercício de uma actividade de carácter profissional, assegurando aos estudantes uma componente de aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às actividades concretas do respectivo perfil profissional."