Passar para o conteúdo principal
joaocalado
João Manuel Ferreira Calado
Gabinete:
M.0.5

João Calado é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, doutorado em Engenharia de Controlo pela City University de Londres, reconhecido como equivalente ao grau académico de Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Lisboa e agregado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade da Beira Interior. É ainda detentor do Diploma de Estudos Superiores Graduados em Tecnologia e Ciências Náuticas (área de especialização Máquinas Marítimas, perfil de Controlo de Sistemas), pela Escola Náutica Infante D. Henrique.

É Professor Coordenador c/ Agregação da Área Departamental de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, sendo Presidente da ADEM desde 2009 e Coordenador do Curso de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial desde 2018. Foi Coordenador dos Cursos de Mestrado em Engenharia Mecânica e Engenharia da Manutenção. Foi ainda Coordenador da antiga Seção de Controlo de Sistemas da ADEM.

É Membro Integrado do IDMEC – Instituto de Engenharia Mecânica (Pólo IST) e do LAETA – Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica. É Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros, Membro Sénior do IEEE – Institute of Electrical and Electronic Engineers, e membro do IFAC Technical Committee on Fault Detection, Supervision and Safety of Technical Processes – SAFEPROCESS, da Society of Collaborative Networks (SoColNet), da Associação Portuguesa de Controlo Automático (APCA) e da Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR).

ORCID ID | CIÊNCIAVITAE IDResearcher IDScopus Author IDGoogle Scholar ID